24 de maio de 2017

Projetos do IFAN realizam atividades durante a Semana Mundial do Brincar

Fotos: Ifan

A Semana Mundial do Brincar (SMB) acontece entre os dias 21 a 28 de maio com o tema “O Brincar que Encanta o Tempo”: um convite ao brincar que encanta o ritmo vital da infância e acompanha a sequencia da vida com imaginação, fantasia e experiências físicas e anímicas. No Ceará, os projetos desenvolvidos pelo Instituto da Infância se inspiraram na programação e desenvolverão ações para sensibilizar e mobilizar famílias, educadores e a comunidade local para um período especial com as crianças.

Em Fortaleza, o Projeto Atitude Legal promove atividades envolvendo crianças com idades entre 2 e 12 anos, nos espaços físicos das Escolas Municipais Edilson Pinheiro e Castelo de Castro e no Conselho Comunitário de Ações Sociais do Conjunto Vila Velha II (CIS). Durante esta semana, todas as atividades propõem sensibilizar pais, educadores e os responsáveis pelas crianças sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. A culminância será na sexta-feira, dia 26 de maio, na Praça Pública do Vila Velha quando serão realizados circuitos de brincadeiras, piquenique e outras atividades envolvendo as crianças do Projeto Atitude Legal e seus familiares.

O Projeto Atitude Legal é uma ação desenvolvido pelo IFAN em parceria com a Kindernothilfe (KNH) para o desenvolvimento de ações no bairro Vila Velha I e II com o objetivo de reduzir a violência doméstica como prática cotidiana no trato social e afetivo entre familiares e crianças de 2 a 12 anos. Durante cinco anos, serão atendidas diretamente 4.880 crianças e 1.080 famílias e indiretamente 25.000 pessoas da sociedade civil.

Já em Acaraú, distante 232 quilômetros de Fortaleza, o Projeto ELO de Saberes: construindo competências! promoverá atividades nas cinco comunidades: Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro, Santa e Fé e na Sede de Acaraú, em quatro bairros atendidos pelo referido Projeto com brincadeiras e jogos ao ar livre, com a participação de crianças e famílias. “Um exemplo são as turmas do Estação do Brincar, onde as monitoras elaboram piqueniques com crianças e famílias nas pracinhas de cada comunidade, onde além da convivência familiar e comunitária, o direito ao brincar será à luz do momento. As famílias, não somente estarão acompanhando as crianças, mas brincando junto, sobretudo mediando algumas brincadeiras populares”, explica a coordenadora local do Projeto Lorena Silveira.

O Projeto Elo de Saberes tem como objetivo fomentar saberes de competência leitora e midiática, com vistas a garantia de direitos e melhoria de aprendizagem das crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, em Acaraú/CE. O projeto é executado pelo Instituto da Infância – IFAN em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Acaraú e apoio da Fundação Itaú Social e da Prefeitura Municipal de Acaraú.

Saiba Mais
A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança que acontece desde 2009 e está atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, com uma grande mobilização social de voluntários, poder público e outros atores relacionados à infância em todo o país. Neste ano, o evento espera contar mais uma vez com uma programação diversificada nos núcleos da Aliança espalhados em diversos estados brasileiros, parceiros da iniciativa, como o Sesc, organizações sociais, escolas e prefeituras e quem mais tiver o interesse em promover uma ação sobre o tema em seus locais de convivência.

A SMB acontecerá em espaços públicos e privados, escolas, museus, ruas, praças, parques e outros. Onde existe espaço para crianças, adultos e brincadeiras é um possível lugar para a SMB. E reforçamos: a proposta é para todos e qualquer um pode participar promovendo ações ou prestigiando eventos em sua cidade. A Aliança pela Infância oferece todo o suporte de preparação com instruções e material de comunicação para divulgação. As atividades promovidas variam de acordo com a localidade e os parceiros envolvidos. Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, com música, arte, teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e outras ações livres que trazem ludicidade aos lugares mais diversos.

(Fonte e fotos: IFAN – www.ifan.com.br)

voltar