10 de novembro de 2012

Psicanalista francês discute a psicopatologia na infância

O debate “Psicopatologia na infância? Diagnósticos na atualidade” é a proposta do curso de extensão  do Instituto  Viva Infância que será ministrado pelo pediatra, psiquiatra infantil e psicanalista francês Bernard Golse, em sua primeira visita à região Norte-Nordeste do país.  O evento será realizado entre os dias 6 e 8 de dezembro .

Voltado aos profissionais e estudantes ligados à saúde infantil e educação, a programação terá tradução simultânea e inclui um workshop clínico, além de debates sobre o desenvolvimento da criança.

“Esse é um momento muito importante para os profissionais que trabalham com a criança, o Dr. Bernard Golse, uma autoridade em perturbações infantis, discutirá conosco os impasses e as dificuldades atuais sobre a infância. Como diretor do mais importante serviço de psiquiatria infantil do mundo, o Hospital Enfant Necker Malade, ele certamente terá excelentes contribuições para transmitir”, destaca Cláudia Mascarenhas, presidente do Instituto Viva Infância.

Durante a programação, também será lançado um livro com uma seleção de textos em português de Bernard Golse pelas editoras Viva Infância, Instituto da Família (SP) e Instituto Langage (SP). O workshop e os debates serão realizados no auditório do Salvador Trade Center de 6 a 8 de dezembro.

Sobre Bernard Golse

Pediatra, Psiquiatra infantil e Psicanalista, Bernard Golse é chefe do serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital Necker-Enfants Malades em Paris e Professor de Psiquiatria da Criança e do Adolescente na Université René Descartes. Especialista em desenvolvimento precoce e dos níveis arcaicos do funcionamento psíquico, ele se interessa particularmente pela constituição do psiquismo na criança e na instauração dos processos de semiotização e simbolização. As relações entre a música e as raízes da linguagem são seus objetos de pesquisa.

Programação:

*Tradução Simultanea

Dia 6 de dezembro (quinta)
13h às 14h – Credenciamento
14h às 18h – Workshop Clínico
18h30 às 19h30 – Credenciamento
19h30 às 21h30 – Psicopatologia da criança: depressão como hiperatividade.

Dia 7 de dezembro (sexta)
14h às 18h – Psicopatologia do bebê: perturbações do sono, alimentação e respostas depressivas.
19h30 as 21h30 – Risco de evolução autística.

Dia 8 de dezembro (sábado)
Das 8h30 as 12h – Autismo, psicanálise e diagnósticos diferenciais.

Local:

Auditório do Salvador Trade Center Av, Tancredo Neves 1632 Salvador-BA

Informações do Instituto Viva Infância

voltar