21 de julho de 2015

Rede Marista de Solidariedade participa de Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Rede Marista de Solidariedade (RMS) está participando ativamente do processo de Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente, que reúne os diferentes segmentos que atuam na promoção, defesa e controle social da efetivação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em todo o país. As Conferências acontecem em etapas livres, municipais, estaduais e nacional, num contexto no qual se comemoram os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, com muitos desafios para sua implementação.

O tema das conferências é “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, tendo como subtemas a Reforma Política dos Conselhos e a construção dos Planos Decenais, um planejamento de 10 anos para as políticas públicas na área da infância e adolescência em todos os municípios, estados e no país.

Participação Marista

Mais de dez unidades sociais e educacionais da RMS tiveram presença nas etapas municipais. Algumas realizaram conferências livres, promovendo o direito à participação. Os educandos também foram estimulados a participar das etapas municipais e muitos deles acabaram eleitos como delegados para as etapas regionais e estaduais. Em alguns casos, os adolescentes fizeram parte das comissões organizadoras dos eventos.

Além de promover a participação de seus educandos, a RMS também contribuiu na formação dos atores envolvidos nos processos de conferências no Paraná. A analista Débora Reis e o articulador Douglas Moreira, ambos do Centro Marista de Defesa da Infância, foram palestrantes nas Conferências Municipais de Itapejara D’Oeste e Campo Magro, respectivamente.

Douglas Moreira também foi um dos formadores dos facilitadores das pré-conferências de Curitiba, sobre o eixo de reforma política dos Conselhos de Direitos. A assessora de incidência da Diretoria Executiva de Ação Social (DEAS), Aniela Almeida, também palestrou na Conferência Municipal de Pinhais, assim como Janaína Rodrigues, coordenadora do Centro Social Estação Casa, que foi palestrante na Conferência de Fazenda Rio Grande.

(Informações: Rede Marista de Solidariedade)

voltar