05 de setembro de 2017

Rede Marista de Solidariedade realiza seminário sobre medicalização nas infâncias e juventudes

Na última sexta-feira, 1 de setembro, a Rede Marista de Solidariedade realizou o Seminário Psicossocial Marista, em Curitiba. Com o tema “Medicalização nas Infâncias e Juventudes”, o objetivo é fortalecer a discussão do assunto e oferecer novas reflexões e socialização das práticas no meio profissional e acadêmico.

O seminário contou com a palestra de James Kava, membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade – Núcleo Curitiba e Educador Social no Centro Social Marista Propulsão, e da psicóloga Soledad Fernandez, pós-graduada em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná e psicanalista em formação pela ALCEP –  Associação Livre Centro Estudos em Psicanálise, e mediação do psicólogo Henrique Costa Brojato, diretor do Centro Social Marista Propulsão, especialista em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP) e atualmente cursa especialização em antropologia cultural pela PUCPR.

Além da palestra teve um relato de boas práticas com Leandro Gabarra,  Educador Social, Psicólogo no Centro Educacional Marista Ir. Rui, em Ribeirão Preto. Ele também é Psicoterapeuta Fenomenólogo, especialista em Competências Gerenciais Publicas e em Educação Inclusiva. Conselheiro no CMDCA de Ribeirão Preto e Coordenador da Comissão de Ética da subsede de Ribeirão Preto do CRP SP.

De acordo com Henrique Costa Brojato, toda a organização do evento foi realizada pelos assistentes sociais  e psicólogos que atuam nos Centros Sociais Maristas de Curitiba e região metropolitana. Ele conta também que é espaço para propor uma postura crítica perante o atendimento realizado junto a esses públicos e a possível banalização da medicalização de crianças e adolescentes.

“Queremos fortalecer a prática psicossocial, falar dos desafios, das potencialidades e das diversidades que encontramos na atuação profissional diária. Discutir e qualificar nosso trabalho são fundamentais para a garantia de direitos de crianças e adolescentes”, enfatiza o diretor.

O evento foi voltado para psicólogos, assistentes sociais, educadores, pesquisadores, gestores, agentes da rede de proteção à criança e estudantes de instituições públicas e privadas. O seminário é uma maneira de contribuir para a formação continuada dos profissionais que precisam e desejam aprimorar as suas práticas no dia a dia.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior.

(Fonte e foto: Rede Marista de Solidariedade – www.solmarista.org.br)

 

voltar