RNPI e Porvir lançam podcast ‘De 0 a 5’

A pandemia virou a educação de cabeça para baixo. Para crianças da educação infantil, que muitas vezes sequer conheciam a escola ou outras crianças da mesma idade, o impacto foi ainda maior. O De 0 a 5 é um podcast sobre a primeira infância que discute como é atravessar essa fase estando em uma pandemia. Produzido pelo Porvir em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância.

Os episódios contam com a participação de professoras e professores, diretores de escolas, especialistas e famílias. Juntos, elas e eles nos ajudam a entender o cenário da educação infantil num momento em que o ensino presencial começa a ser retomado pouco a pouco e o remoto fez das aulas online parte da nova realidade.

A série é produzida pelos jornalistas Vinícius Oliveira, Marta Avancini e Ruam Oliveira.

A falta que a escola faz

No primeiro episódio, conhecemos histórias como a do Isaque Santiago, de Boa Vista (RR), que é a ponte entre a professora e duas Marias, Maria Júlia que está na educação infantil e Maria Valentina, que já chegou ao fundamental 1.

Na outra ponta, geralmente pelo WhatsApp, encontramos professoras. Sim, na educação infantil elas são a imensa maioria. E desde o início da pandemia têm se desdobrado para alcançar as famílias e, assim, levar atividades pedagógicas e acolhimento, mesmo diante de todas as dificuldades trazidas pela falta de internet, celular ou computador.

A tentativa de estar presente mesmo distante

O segundo programa da série conta a história de professoras de uma creche em São Paulo (SP) que mandaram pacotinhos com lembranças da escola para as famílias das crianças, com o objetivo de sustentar os vínculos. Uma mãe e professora fala sobre suas impressões sobre as aulas apoiadas por videoconferências e Maria Thereza Marcílio, da ONG Avante, analisa como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode ajudar a organizar o retorno presencial.

O que pensam as crianças sobre a pandemia

Este episódio traz um retrato de como tem sido a experiência de isolamento social para as crianças. O episódio tem a participação de especialistas em educação, Vital Didonet, e em saúde, Daniel Becker. A menina Helena, de 5 anos,  conta como tem sido viver este período. Também compõem o programa, áudios com crianças que participaram do projeto Ciranda de Ações da Rede Nacional pela Primeira Infância.

Alfabetização na pandemia

Com a pandemia, as crianças na fase de transição da educação infantil para o ensino fundamental estão vivenciando a alfabetização em casa. Famílias, professoras e a pesquisadora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que coordena pesquisa nacional sobre a alfabetização na pandemia.

Ao todo serão cinco episódios, dos quais quatro já estão disponíveis nas principais plataformas de podcast, Spotify, Deezer e Google Podcasts.

Ouça a série

Spotify: https://open.spotify.com/show/1V8lZSjXUeEdbciaWLdSSr?si=TpDB5OitTcmtm3tVfkzElQ&dl_branch=1

Deezer: https://www.deezer.com/br/show/2822552

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.