23 de novembro de 2015

Rede Nacional Primeira Infância lança publicação e vídeos durante Assembleia 2015

capa relatorio paternidade

A Rede Nacional Primeira Infância faz diversos lançamentos relacionados aos temas da paternidade e da educação infantil na quinta-feira, dia 26 de novembro, durante sua Assembleia Geral 2015: uma publicação e um vídeo que registram o Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância, uma série de entrevistas sobre temas relacionados a promoção da paternidade, e uma série de vídeoentrevistas sobre a Base Nacional Comum Curricular e a Avaliação Nacional da Educação infantil (ANEI), feitas durante o Seminário Nacional Currículo e Avaliação da Educação Infantil.

O relatório técnico do “Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância”, que aconteceu em agosto, no Rio de Janeiro, é uma realização do Grupo de Trabalho Homens Pela Primeira Infância da RNPI, e contou com a parceria da ONG SOS Aldeias Infantis. As ilustrações foram feitas pelo Claudius Ceccon, coordenador da Secretaria Executiva da RNPI e diretor executivo do CECIP, vencedor do prêmio Jabuti 2015 na categoria Ilustração. A publicação relata as principais discussões apresentadas no primeiro dia de seminário, e faz uma sistematização das discussões dos Grupos de Trabalho, que aconteceram no segundo dia, e se aprofundaram na interseção entre o tema da paternidade com “educar, cuidar e brincar brincar com as crianças”, “Paternidade e prevenção à violências contra as crianças”, “Paternidade: desafios para os meios de comunicação” e “Unidade de Saúde Parceira do Pai”. O relatório traz também uma carta de recomendações para políticas públicas de promoção da paternidade, e um texto que justifica a importância da ampliação da licença-paternidade como um direito das crianças e como um avanço social fundamental para promover a equidade de gênero. E estará disponível para download gratuito logo após o lançamento oficial, aqui no site da RNPI.

fabio paes paternidade

Outro desdobramento do Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância é uma série de 15 vídeos: um traz um panorama do evento, com as principais falas, quatro abordam um resumo do que foi proposto nos grupos de trabalho do Seminário, e dez entrevistas de curta-duração com os palestrantes sobre  temas abordados no evento, como a importância da ampliação da licença-paternidade, a paternidade como mudança cultural, o papel dos gestores públicos e da universidade na promoção da paternidade, o fortalecimento do vínculo pai-bebê como forma de combater as desigualdades sociais, a violência contra as crianças e promover a igualdade de gênero. Entre os entrevistados estão Paulo Bonilha, da área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, e Angelita Herrmann, da área técnica de Saúde do Homem, ambos do Ministério da Saúde; Mariana Azevedo, do Instituto Papai; Marco Aurélio Martins, do Promundo; Viviane Castello Branco, do Comitê Vida da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; Marcos Nascimento, do Instituto Fernandes Figueira; Heloiza Egas, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos; Luciana Phebo, do UNICEF; e Fabio Paes, representante do Conanda e da Aldeias Infantis SOS. Os vídeos serão publicados no site da RNPI e de integrantes do GT Homens pela Primeira Infância com o objetivo de sensibilizar o grande público para o tema.

Vídeos sobre Base Nacional Comum Curricular e Avaliação Nacional da Educação Infantil

rita coelho

Outro lançamento será a série de vídeos sobre o Seminário Nacional Currículo e Avaliação da Educação Infantil, que terá um vídeo de 8 minutos registrando uma síntese do evento, e uma série de oito entrevistas de curta-duração sobre a Base Nacional Comum Curricular e Avaliação Nacional da Educação Infantil. Foram entrevistados integrantes da RNPI como Rita Coelho, do Ministério da Educação, Maria Thereza Marcilio, da Avante, Janine Schultz, do Instituto C&A, Marina Castro, da Secretaria Executiva da RNPI/ CECIP, Mônica Baptista, da Universidade Federal de Minas Gerais, e outros especialistas e atores envolvidos no tema, como Estevon Nagumo, do INEP/ MEC, Zilma de Oliveira, da Universidade de São Paulo, Jaqueline Pasuch, do MIEIB e Adenilde Stein, da Undime. Os vídeos também estarão disponíveis em breve, aguarde!

 

voltar