Rio de Janeiro – II Semana de Valorização da Primeira Infância

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promove entre os dias 5 a 8 de Março a II Semana de Valorização da Primeira Infância no Judiciário fluminense. O objetivo é chamar atenção para os direitos e para as necessidades das crianças, principalmente nos primeiros anos de vida.

A abertura será no dia 5, no auditório desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e contará com a presença dos desembargadores Milton Fernandes de Souza, presidente do TJRJ, Claudio de Mello Tavares, corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da Emerj, além do juiz Sergio Luiz Ribeiro de Souza, presidente da Coordenadoria de Articulação das Varas de Infância, Juventude e Idoso (Cevij) do TJRJ. O projeto “Amparando Filhos”, ganhador do prêmio Innovare de 2017 e desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, será apresentado ao público às 10h pelo juiz Fernando Augusto Chacha de Rezende, do TJGO. Às 14h, a juíza Raquel Santos Pereira Chrispino, titular da 1ª Vara de Família de São João de Meriti, apresentará o “Núcleo de Promoção da Filiação”, projeto desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas com a juíza Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas.

Na terça-feira, dia 6, das 14h às 18h, as médicas Maria do Carmo Leal e Alexandra Sanchez, a psicóloga Vilma Diuna e a advogada Luciana Simas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fazem a palestra “Nascer nas prisões”, no Antigo Palácio da Justiça.

Já na quarta, dia 7, ainda no Antigo Palácio da Justiça, das 14h às 18h, será realizado o painel “Primeira Infância e Vulnerabilidade Social”, com os palestrantes Guilherme Perisse, Cristina Porto, Isabel Rey Madeira e Cláudia Cabral.

Encerrando a Semana, no dia 8, das 14h às 18h, será promovido o painel “Os desafios da construção de uma política institucional para a primeira infância”, no auditório José Navega Cretton, localizado no 7 º andar do Fórum Central. A coordenação do evento será do juiz Sergio Luiz Ribeiro de Souza. Entre os palestrantes, estão a juíza Raquel Santos Pereira Chrispino; a subsecretária do Planejamento da Prefeitura do Rio de Janeiro Ana Carla Prado e Andreia Paulo da Cunha Pulici, da Coordenadoria Técnica de Projetos Especiais do Instituto Pereira Passos (IPP).

Confira programação completa abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *