Rio de Janeiro – II Seminário Criança e Natureza: desemparedar a infância

Por que as crianças passam a maior parte do tempo em lugares fechados, se elas têm verdadeira paixão pela natureza? Esse é o mote do ‘II Seminário Criança e Natureza’, do Alana, que acontece dia 20 de junho, no Rio de Janeiro, em parceria com o Parque Nacional da Tijuca.

O evento reunirá especialistas para dialogar sobre experiências que apontam caminhos de como as escolas, as cidades e os espaços públicos podem favorecer o encontro das crianças com a natureza por meio da reorganização dos tempos, da transposição dos muros e da lapidação do olhar adulto, processo nomeado de ‘desemparedamento’.

O encontro aborda também a importância de incentivar, especialmente as crianças, a ocuparem áreas além dos muros – como jardins, praças, parques, entre outros lugares abertos – transformando esses locais em espaços onde as relações, explorações e descobertas podem acontecer. “É essencial permitir às crianças que se relacionem com os elementos do mundo natural para que desenvolvam plenamente seu potencial. A natureza é o lugar primordial da infância, então, acredito que esse encontro mostrará que as mudanças necessárias estão mais próximas do que imaginamos”, diz Laís Fleury, coordenadora do Criança e Natureza.

Serão apresentados também casos bem sucedidos nas áreas de educação, saúde, cidades e meio ambiente. A programação contempla ainda vivências na natureza e oficinas com uso de elementos naturais. As inscrições para o evento gratuito e aberto ao público, podem ser feitas aqui.

Serviço:

II Seminário Criança e Natureza
Data: 20 de junho de 2017 (3ª-feira)
Local: Centro de Visitantes Paineiras – PN Tijuca no Rio de Janeiro
Parceria Institucional: Parque Nacional da Tijuca

5 comentários para “Rio de Janeiro – II Seminário Criança e Natureza: desemparedar a infância

  1. Olá como faço a inscrição para participar do seminário? Recebemos algum tipo de declaração ao final do seminário? Se puderem mande o link para inscrição. Aguardo contato obrigada.

  2. Prezados,
    Gostaria de fazer a minha inscrição no evento, porém, ao clicar no link para a inscrição, diz que eu já fiz (mas eu não fiz). Tem a possibilidade de editar a resposta e aparece a inscrição de outra pessoa. Por gentileza, peço orientações. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *