RNPI lança curso online sobre Planos Municipais pela Primeira Infância para gestores públicos, técnicos e integrantes dos CMDCAs

Estão abertas as inscrições para o curso online e gratuito “Elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância”, uma realização da secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância/ CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O curso terá duração de três meses e é voltado para gestores públicos municipais, técnicos das secretarias municipais e integrantes dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente. E atenção: as inscrições vão até o dia 17 de julho, clique aqui para se candidatar a uma das vagas disponíveis.

O objetivo do curso é contribuir para a qualificação de cidadãos capazes de articular e desenvolver Planos Municipais pela Primeira Infância, e promover o encontro e a troca de conhecimento entre os municípios que desejam elaborar PMPIs. O conteúdo do curso tem como base o Guia para Elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância, e conta com uma série de vídeo-aulas com integrantes da RNPI especialistas no tema, como Vital Didonet, assessor legislativo da RNPI, Luzia Lafitte, do Instituto da Infância, Edson Cordeiro, da organização Solidariedade França-Brasil, Ana Marcílio, da Avante – educação e mobilização social.

Ao longo dos três meses de duração serão abordados temas como: a importância das políticas públicas no desenvolvimento das crianças na primeira infância, a intersetorialidade das políticas públicas, a importância da participação social e da participação das crianças na elaboração do PMPI, dicas para a construção, aprovação e implementação do PMPI, bem como de seu monitoramento e avaliação.

Serão disponibilizadas 100 vagas para gestores públicos, técnicos das secretarias municipais e integrantes dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, e o processo seletivo dos inscritos levará em consideração a cidade de atuação, com o objetivo alcançar maior diversidade regional entre os participantes. O certificado de conclusão curso será concedido pela Rede Nacional Primeira Infância e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e estarão aptos a receber o certificado os participantes que realizarem pelo menos 75% das atividades propostas pelo curso e construírem, com acompanhamento do tutor, uma proposta de trabalho para a elaboração/revisão de um PMPI.

O projeto “Curso para elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância” é uma realização da secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância/CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com apoio da Fundação Bernard van Leer.

 

Mais informações

Curso para Elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância

Modalidade: a distância
Tipo: curso livre
Carga horária: 65 horas
Duração: 3 meses
Início: Agosto de 2017
Público: gestores públicos, conselheiros do CMDCA e integrantes da Rede Nacional Primeira Infância

Objetivos
• Contribuir para a qualificação de cidadãos capazes de articular e desenvolver Planos Municipais pela Primeira Infância
no Brasil;
• Oferecer material de apoio para que municípios desenvolvam seus Planos Municipais pela Primeira Infância;
• Promover o encontro e a troca entre municípios que desejam fazer um Plano Municipal Primeira Infância.

Conteúdo:

O curso foi feito com base no Guia para elaboração de Planos Municipais Primeira Infância (http://primeirainfancia.org.br/guiapmpi/).

Módulos e conteúdos
• Módulo 1: Introdução – (duração: 1 semana)
– Apresentação do curso

• Módulo 2: Marcos conceituais e legais – (duração: 2 semanas)
– Importância da Primeira Infância
– Marco legal da Primeira Infância
– Plano Nacional Primeira Infância

• Módulo 3: Desenvolvendo o PMPI – (duração: 5 semanas)
– Roteiro e ideias
– Participação social e participação infantil na elaboração do plano
– Etapas da construção do plano: do diagnóstico à escrita

• Módulo 4: Implementando o PMPI – (duração: 3 semanas)
– Recursos financeiros
– Aprovação do PMPI
– Lei municipal
– Comunicação
– Monitoramento, avaliação e informação dos resultados

Metodologia
Os módulos serão subdivididos em aulas que ficarão disponíveis durante uma semana. Os participantes poderão acessá-la de forma assíncrona, ou seja, cada cursista acessa a plataforma à hora que lhe for mais conveniente. No caso de haver alguma atividade ao vivo, estas serão avisadas com antecedência e não serão obrigatórias.

Certificação

O certificado de conclusão curso será concedido pela Rede Nacional Primeira Infância e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Estarão aptos a receber o certificado os participantes que:
• Realizarem pelo menos 75% das atividades propostas pelo curso;
• Construírem, com acompanhamento do tutor, uma proposta de trabalho para a elaboração/revisão de um PMPI.

Pré-Requisitos

• Ter conhecimentos em navegação na internet.
• Ter um e-mail válido.
• Ter acesso a computador com internet banda larga.
• É recomendado ter acesso a um computador com a configuração mínima:
– Sistema Operacional:
Windows 7,8 ou 10;
Linux;
Mac OS X.

– Browsers (Navegadores):
Recomendado: Firefox atualizado
Recomendado: Chrome atualizado;
Safari atualizado;
Internet Explorer 10 ou superior.

– Configuração do Browser:
Plugin Adobe Flash deverá estar habilitado.

– Leitor PDF:
Acrobat Reader: 2017.009.20044 ou superior
Foxit Reader: 7.x ou superior

 

Quantidade de vagas e critério para seleção

Serão oferecidas 200 vagas: 100 para integrantes da Rede Nacional Primeira Infância e 100 para gestores públicos ou conselheiros do CMDCA.

A classificação ocorrerá por ordem de recepção do formulário. Para os gestores públicos também será levado em consideração o município de trabalho dos inscritos, tendo como objetivo alcançar maior diversidade regional entre os participantes.

A seleção dos participantes será de inteira responsabilidade da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância não cabendo recurso.

 

Comunicação do resultado do processo seletivo

Caso você seja selecionado(a) entraremos em contato através do e-mail cadastrado no formulário de inscrição. Para garantir a vaga é necessário responder ao e-mail confirmando o interesse.

 

 

25 comentários para “RNPI lança curso online sobre Planos Municipais pela Primeira Infância para gestores públicos, técnicos e integrantes dos CMDCAs

  1. Eu estou muito interessada pois será de grande experiência na minha atuação profissional

  2. Boa tarde gostaria muito de participar pois estou fazendo Pós em Gestão de Politicas Publicas e queria muito ter conhecimento nesta área.

  3. Olá!
    Respondi o formulário pq tenho interesse em participar do curso. Só teremos resposta caso sejamos selecionadas? Gostaria de receber tb informando se não fui selecionada(Espero que não!Quero muito participar!).
    Grata,

  4. quando sai o resultado do curso :Planos Municipais pela Primeira Infância para gestores públicos, técnicos e integrantes dos CMDCAs

  5. Bom dia, estou anciosa para o redultado gostaria de saber quando sai o resultado. Tenho interesse de participar do curso.

  6. Olá, Maria Lucia, por conta da grande procura, infelizmente nem todos os inscritos foram selecionados. Agradecemos seu interesse e esperamos trazer uma nova edição do curso, mais ampla, em breve.

  7. Fui selecionada e já fiz meu primeiro acesso com senha alterada.Mas não consegui hoje o cesso para continuar a leitura.

  8. Bom dia! Fui selecionada para o curso, confirmei minha participação no entanto não obtive nenhum retorno da organização. Estou aguardando algum posicionamento.
    Grata

  9. Estou aguardando o email com as orientações de acesso à plataforma.Grata Fui selecionada e não tive retorno ainda.

  10. Bom dia! Ao que consta não fui selecionada. Não recebi email. Gostaria de saber se do município de São Roque/SP houve a seleção de algum profissional ou conselheiro, por tratar-se de conteúdo que auxiliaria muito a construção de nosso Plano Municipal. Grata!

  11. Olá, Geiza, foram mais de 3 mil inscritos para o curso, que tem 200 vagas. Esperamos lançar uma nova edição, em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *