RNPI Participa da 11a Semana do Bebê de Canela/RS

Escultura símbolo da Semana do Bebê em frente à praça da família. Canela/RS

Entre os dias 09 e 15 de maio, foi realizada em Canela, Rio Grande do Sul a 11a Semana do Bebê de Canela, evento coordenado pela Vice-Prefeita, Lesli Seres de Oliveira e que envolveu a Câmara de Vereadores, o empresariado local, organizações da sociedade civil e a comunidade em geral. Definitivamente é um evento exemplar que mobilizou uma toda uma cidade em defesa da primeira infância. Desde 2009 a semana do Bebê passou a ser lei (lei municipal 2906/09) e deverá a ser realizada anualmente na segunda semana de maio. O encerramento da semana se deu com uma passeata dos bebês marcando a bela tarde ensolarada da serra gaúcha.

Um dos assuntos divulgados com bastante alegria pela Vice-Prefeita de Canela foi o ingresso da coordenadoria da mulher na Rede Nacional Primeira Infância. Para a Prefeitura foi uma conquista muito importante que marca o reconhecimento por meio de uma entidade nacional da continuidade das políticas públicas para a primeira infância do município, expressos agora em lei.

Homenagens

O homenageado deste ano foi o médico, pesquisador e professor, Salvador Célia, falecido em 2009, organizador das dez últimas edições da semana e defensor incansável da Primeira Infância. No momento do lançamento da publicação da Unicef intitulada: Como Realizar a Semana do Bebê em seu Município, o Psicólogo e Psicanalista uruguaio Victor Guerra prestou uma bela homenagem a Salvador Célia que segue logo abaixo. Durante o lançamento, Cristina Albuquerque, Coordenadora do programa de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil da Unicef foi escolhida como patrona da próxima Semana do Bebê que será realizada em 2011.

Texto Victor Guerra em Homenagem a Salvador Celia

Participação da RNPI

A Secretaria da Rede Nacional Primeira Infância esteve representada por Gustavo Amora que participou do Painel coordenado por Alessandra Schneider (CONASS) intitulado Atenção na Primeira Infância. Participaram da mesa Liese Serpa (PIM), Jean Carlo Spall (Sec. Saúde de Canela), Marluce Fagundes (Sec. de Educação de Canela) e Telma Bernardes (Mun. São Francisco de Paula/RS). Inicialmente, Gustavo Amora fez uma apresentação sobre as principais ações que vem sendo desenvolvidas pela Rede Nacional Primeira Infância, assim como a importância de se priorizar a primeira infância em termos de políticas públicas. O Plano Nacional pela Primeira Infância foi um tema de bastante repercussão para o público e as autoridades presentes.

O representante da RNPI também divulgou um documento apresentado em parceria com a Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude – ABMP onde estão colocadas algumas prioridades e cuidados no trato da temática da infância. Por fim, Gustavo Amora divulgou a campanha nacional que a RNPI está promovendo relacionada ao projeto de lei 6755/10 de autoria do Senador Flávio Arns que obriga o ingresso de crianças de cinco anos no ensino fundamental. Houve grande interesse do público pela petição online e várias pessoas buscaram o site da RNPI para participar.

Liese Serpa apresentou o programa Primeira Infância Melhor – PIM do governo do Rio Grande do Sul e exibiu um video sobre a abordagem domiciliar realizada pelo programa. Os representantes das prefeituras apresentaram exemplos de boas práticas para a primeira infância em suas gestões, tanto nas áreas de educação quanto saúde. O presidente da Câmara de Vereadores de Uberaba e coordenador do Instituto de Vivência em Valores Humanos para um Mundo Melhor, Lourival dos Santos, esteve presente no evento, assim como o PIM a organização faz parte da Rede.

Presenças importantes

No sábado, 15/05, houve participações importantes no simpósio “Semana do bebê: a expansão da família” que reuniu profissionais de países como Portugal, Argentina, Uruguai e Brasil. Sob a coordenação de Ricardo Gotodish, participaram Telma Guerreiro, Paulo Fernandes e Daniela Machado (Portugal); Miguel Hoffmann (Argentina); Victor Guerra e Dayana Curbela (Uruguai). A atriz Regina Duarte participou de uma mesa sobre cuidado com bebês e da passeata dos bebês, atraindo grande atenção e manifestações de apreço da população local.

Premiação


A Rede Nacional Primeira Infância recebeu o prêmio Bebezito (em analogia ao Kikito, prêmio do festival de Cinema de Gramado) pelo trabalho desenvolvido desde sua criação e pelas campanhas de mobilização nacionais. O Bebezito ficará à disposição da organização que estiver exercendo a Secretaria Executiva da RNPI.

Passeata dos Bebês e o Bebê Prefeito

Lourival dos Santos e sua esposa Ivone dos Santos, Lesli Seres Oliveria e Regina Duarte

A mobilização comunitária marcou o encerramento da semana do Bebê. A passeata se iniciou na Praça João Corrêa e percorreu a rua principal da cidade até a Igreja Matriz, onde ocorreu uma bênção ecumênica.??Bebês, gestantes e crianças, acompanhados de seus cuidadores e pais, desfilaram com balões, pernas-de-paus e personagens infantis. Uma das atrações foi a participação da atriz Regina Duarte.

O Bebê Prefeito deste ano foi Isaac, nascido às 7:40 do dia 10/05. Recebeu as chaves da cidade de Canela da Vice-Prefeita Lesli Seres.

3 comentários para “RNPI Participa da 11a Semana do Bebê de Canela/RS

  1. A Liese nos falou desta iniciativa em nosso encontro na Assembléia da Aliança pela Infância em SP. mas a dimensão desta ação é muito maior do que ela falou !!!
    Agente sente nas imagens a atmosfera em torno da proposta de atenção a esta pessoa(o bebê) cuja a fase da vida passa tão rápida que agente nem percebe,um excepcional cuidado e um chamado a todos para participar !!
    PARABÉNS A TODOS/AS ENVOLVIDOS/AS NESTA TAREFA !!!

  2. Estive presente, em conjunto com as minhas colegas Daniela Machado e Telma Guerreiro, neste evento em representação do Aces Central (Ars Algarve) – Portugal e achei magnifico, foi bastante enriquecedor tanto a nível profissional como a nível pessoal. Aproveito para agradecer, mais uma vez, em nome de toda a equipa, a toda a organização e a todos os colaboradores.
    Bem Hajam e Até para o Ano

  3. Antes de teres sido concebido eu já te amava, eu já suspirava porque te queria, antes de nasceres eu já morreria por ti, já te amava, antes de estares cá eu já morreria por ti porque tu és um milagre da vida! Porque destes vida a um pai e uma mãe por o amor que um dia os iluminou na aurora de um amor acabado de nascer, que dá luz sempre que nasce uma criança. E é simplesmente a esperança singela de agradecer e de dizer obrigada a um pai presente ou ausente e a uma mãe com alma num sonho de ver nascer um ser que um dia olhou , acalmou, amamentou e sentiu invadir o coração, ao ver o seu filho chorar sorrir ou invadir o seu coração num laço eterno de ternura, na primeira vez que te vi molhadinho, choraozinho, mas meu filho ou filha que por ti sonhei a vida inteira, mas só me deste a humanidade capaz de compreender o amor e a teoria, na familia e na espera de um dia tu me poderes chamar mãe, nem seja por um só dia! Obrigada por modificares a minha vida, os direitos que temos e por cuidar de ti e voar por ti por te amar e ajudar todos a te respeitarem um apelo que me deu a vida, por te amar e te ajudar com a minha boa vontade.
    Idalina Isabel de Morais ugimaraes /Portugal/OMEPLISBOA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.