RNPI realiza roda de conversa sobre cultura e primeira infância, no Rio de Janeiro

Como as crianças na primeira infância aprendem e produzem cultura? Como os adultos podem organizar ambientes que propiciem a experimentação artística pelas crianças? E as cidades tem oferecido às crianças na primeira infância espaços adequados para o brincar, o contato com a natureza e com a arte? Para refletir sobre essas – e outras questões – relacionadas à importância do acesso à cultura pelas crianças de até seis anos de idade, a Rede Nacional Primeira Infância realiza a “Roda de Conversa Cultura e Primeira Infância”, que acontecerá no dia 23 de novembro, das 10h às 12h, no coreto do Museu da República, no Rio de Janeiro. A participação é gratuita.

Em formato de aula aberta, o encontro é uma ação do Grupo de Trabalho Cultura e Primeira Infância, da Rede Nacional Primeira Infân­cia, e é voltado para estudantes e profissionais da educação infantil, artistas, pensadores sobre a cultura, famílias e demais interessados no tema. Para conduzir as reflexões, estarão presentes a especialista em educação infantil Suzana Soares, da Aliança pela Infância, o ator e diretor Luiz André Cherubini, do Grupo Sobrevento, e a antropóloga Rita de Cácia Oenning da Silva, da organização Shine a Light, além de outros integrantes do GT Cultura. O encontro contará também com uma apresentação artística do músico Márcio de Camillo, cujo mais recente trabalho, a série Crianceiras, musicou poemas de Manoel de Barros e Mario Quintana para o público infantil.

Durante o encontro, reflexões e comentários trazidos pelo público serão bem-vindos, como uma aula-aberta ao ar livre. Em caso de chuva ou mal tempo, o evento acontecerá na sala Multimídia do Museu da República, com capacidade para 60 pessoas. O evento é uma realização do GT Cultura e da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância / CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, e conta com o apoio do Museu da República, e apoio institucional da Fundação Bernard van Leer e Instituto C&A.

Sobre o GT Cultura

O GT Cultura é um dos Grupos de Trabalho da Rede Nacional Primeira Infância, e é integrado pelas seguintes organizações: La Casa Incierta, CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, Aliança pela Infância, Grupo Sobrevento, Instituto Avisa Lá, IPA – Brasil, Shine a Light, Mostra Internacional de Cinema Infantil de Florianópolis, Festival Internacional de Linguagem, Papo de Pracinha e ComKids.

Sobre a Rede Nacional Primeira Infância

A Rede Nacional Primeira Infância é uma articulação de mais de 200 organizações não-governamentais, governamentais e da iniciativa privada, que atuam em todos os estados do Brasil com a missão comum de defender e promover os direitos das crianças de zero a seis anos de idade.

 

Serviço:
Roda de Conversa “Cultura e Primeira Infância”

Quinta-feira, 23 de novembro de 2017, das 10h às 12h

No coreto do jardim do Museu da República (Rua do Catete, 153, Catete)

Em caso de chuva, o evento acontecerá na Sala Multimídia, com capacidade para 60 pessoas.

 

Rosa Maria Mattos – assessora de comunicação da Rede Nacional Primeira Infância

Um comentário para “RNPI realiza roda de conversa sobre cultura e primeira infância, no Rio de Janeiro

  1. A Guiné Bissau, está solidário com a rede nacional primeira infância do Brasil, pelo trabalho doloroso em prol da infância em toda parte do mundo. Sendo assim gostaríamos de receber convites de participação nas formações e seminários a serem promovidas pela rede.
    Força e coragem para enfrentar os desafios que visa ajudar a infância no Brasil e na Guiné Bissau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *