São Paulo – Curso: Educação Inclusiva na perspectiva da Primeira Infância

 

Curso: A Educação inclusiva na perspectiva da primeira infância

Apresentação:

O Brasil tem aproximadamente 20 milhões de crianças com idade entre zero e seis anos, correspondendo a 10,6% da população total.

É nos primeiros seis anos de vida da criança, que acontecem os principais processos  do desenvolvimento de suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais. Questões como a desigualdade social, mortalidade infantil, desnutrição, atenção aos sinais de atraso no desenvolvimento, educação inclusiva de qualidade, acesso aos serviços básicos de saúde e entrada nas creches, são pontos de atenção para as crianças e suas famílias.

As Organizações Sociais, escolas e creches, tem um papel fundamental na vida e desenvolvimento das crianças e os profissionais envolvidos com a educação necessitam de espaços de formação que tragam reflexão sobre a inclusão educacional e intercâmbio de práticas que justificam bons resultados nesse processo. A qualidade do trabalho nesses espaços está diretamente ligada à oportunidade que suas equipes tem de ampliar e inovar em seus projetos de educação na perspectiva da educação inclusiva.

A presente proposta visa colaborar para a qualidade de formação das equipes envolvidas com tema.

 

Objetivos:

Levar o participante a:

  • Identificar os principais aspectos que envolvem o trabalho com a primeira infância;
  • Refletir e levantar as condições necessárias para a estrutura e funcionamento de um ambiente inclusivo;
  • Levantar as funções, papéis e necessidades do perfil do profissional envolvido com a educação inclusiva.
  • Conhecer as principais informações sobre políticas públicas pautadas na primeira infância, Lei Brasileira de Inclusão, Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência,dentre outros;
  • Identificar os principais atores da rede de apoio na primeira infância e a importância da intersetorialidade;
  • Refletir e identificar em sua prática, os diferentes olhares para o desenvolvimento infantil, marcos e sinais de atenção desse desenvolvimento;
  • Relacionar e identificar as principais características sobre dificuldade de aprendizagem, transtornos e deficiência.
  • Levantar e produzir idéias e projetos sobre práticas pedagógicas inclusivas.

Público-alvo: Profissionais de Organizações Sociais, escolas e creches, que atuam com crianças de 0 a 6 anos.

 

Carga horária: 20 horas

 

Datas:  16, 17 e 24 de Fevereiro de 2018

 

Conteúdo programático:

I – Quem somos na  Educação Inclusiva

  • Quem somos nós na educação inclusiva. Memória e processo formativo do educador
  • LBI, Convenção, OMS, CIF: Mecânismos que apóiam a educação inclusiva
  • Observatório do PNE e Anuário Brasileiro da Educação Básica
  • Saúde , Educação e Assistência Social A importância da Intersetorialidade no desenvolvimento de projetos na primeira infância.

II – Os diferentes olhares sobre o desenvolvimento infantil

  • Marcos do desenvolvimento infantil
  • Sinais de atenção no desenvolvimento
  • Diagnóstico, laudo e a reflexão sobre a função da avaliação na educação.

III – Práticas pedagógicas que favorecem o olhar para a diversidade na primeira infância

  • Ambiente diverso, território e cultura
  • O brincar na primeira infância
  • Habilidades sócioemocionais
  • Instrumentos e estratégias que favorecem a prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva

IV –  Aprendizagem, dificuldades, distúrbios e deficiência.

  • Dificuldade de aprendizagem X distúrbios de aprendizagem
  • Deficiência, incapacidade e funcionalidade no desenvolvimento infantil
  • Tecnologia Assistiva
  • Profissional de apoio

V –  Famílias e adultos de referência na primeira infância

  • Apoios que dão certo para todos
  • O ambiente de aprendizagem e a relação com a família
  • O sistema que favorece a aprendizagem da criança ( família, escola e profissionais de apoio)

 

Informações sobre inscrição e valores, entrar em contato com:

E-mail: contato@colaboradiversa.com.br

Telefone: (11) 982633726 – Regiane

 

Docentes:

Regiane Ferreira da Silva

Psicóloga Clínica e Institucional pela Universidade Santo Amaro

Psicopedagoga Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapienciae

 

Sócia-proprietária da Co-Labora diversa, consultoria voltada para  serviços em educação, com foco na educação inclusiva.

Coordenadora do setor de Psicologia, do Colégio Janjão & Albuquerque (Educação Infantil, Fundamental I e II)

Consultora do Instituto Carpe Diem, para projetos associados à Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual.

Membro do Grupo de Trabalho de Educação Inclusiva do Instituto de Ensino e Pesquisa da APAE de São Paulo.

 

Consultoria em projetos de pesquisa e publicações sobre educação inclusiva.

 

  • Guia Básico para Educadores – Introdução à identificação de sinais de atenção no desenvolvimento infantil – Instituto APAE de São Paulo – 2017
  • Guia do Educador Inclusivo – Instituto Amankay/ Carrefour – 2017

 

Co-autora do Livro: As diferentes faces do aprender – Eloisa Quadros Fagali – 1995

 

Conferencista na Organização das Nações Unidas/ Nova Iorque  – Dia Internacional da Pessoa com Sindrome de Down – 2017 – Empregabilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual.

 

 

Heloisa Helena Genovese de Oliveira Garcia

Sócia diretora da AproximAção Assessoria Educacional e Doutora e Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (Programa Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano)

  • Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/SP e pelo IAMSPE/SP, com atendimento em consultório particular a crianças, adolescentes e adultos (referencial psicanalítico e construtivista)
  • Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE
  • Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa CNPq – UNIP: Interdisciplinaridade – Movimento e Transformação (IN M TRA) e do GT da ANPEPP: “Desenvolvimento, Saúde e Educação: reflexões a partir da Epistemologia Genética”
  • Publicações e apresentações em congressos relacionadas a temas de interface entre Psicologia e Educação
  • CV Lattes http://lattes.cnpq.br/4513099604869516

5 comentários para “São Paulo – Curso: Educação Inclusiva na perspectiva da Primeira Infância

  1. Prezados organizadores, boa tarde. Fiquei interessado na temática do curso, dessa forma quero saber quais os procedimentos de inscrição, valores e local do curso.

  2. GOSTARIA DE MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PESPECTIVA DA PRIMEIRA INFANCIA. TENHO INTERESSE

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