08 de março de 2021

SBP lança 2ª edição do Manual de Suporte Nutricional

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por meio de seu Departamento Científico de Suporte Nutricional, lança, nesta quarta-feira (3), a segunda edição do “Manual de Suporte Nutricional”. A publicação foi totalmente revisada e atualizada, além de contar com dois novos capítulos: “Terapia nutricional da criança com fibrose cística” e “Terapia nutricional hospitalar na criança com COVID-19”, e com um prefácio escrito pela presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

Conforme explica o presidente do DC de Suporte Nutricional, dr. Rubens Feferbaum, o suporte nutricional é uma área complexa e bem especializada. “Com esta publicação, queremos dar subsídios relacionados à questão da nutrição clínica especializada, da nutrição enteral e parenteral. Assim, o pediatra saberá como manejar de forma mais adequada às crianças que necessitam passar uma sonda para alimentação; que necessitam de dietas específicas relacionadas ao comprometimento nutricional”, exemplifica.

O especialista também enfatiza a importância do trabalho multiprofissional para que a criança receba um atendimento adequado. “No suporte nutricional tem que haver um entendimento multiprofissional. O pediatra precisa compreender o que o farmacêutico, o nutricionista e o enfermeiro estão fazendo porque é ele que vai coordenar todas as medidas que forem tomadas, visto que ele é o profissional cuja formação é específica para entender as necessidades das crianças. Ele precisa saber manter o estado nutricional numa fase muito crítica da vida porque, além da doença, há a necessidade de promover um crescimento e desenvolvimento cognitivo adequado para essa criança”, declara.

CONTEÚDO – Ao longo de 243 páginas, o livro apresenta o conteúdo científico dividido em quatro módulos: Bases do Suporte Nutricional em Pediatria (Módulo I); Terapia de Nutrição Enteral (Módulo II); Nutrição Parental (Módulo III); e Terapia Nutricional em situações específicas e Gerenciamento Hospitalar (Módulo IV). Entre os temas abordados na publicação, estão a desnutrição hospitalar; os aspectos farmacológicos da nutrição parenteral; a insuficiência intestinal; a dieta cetogênica; o lactário hospitalar; entre outros.

“Agradeço aos membros Conselho Científico de Suporte Nutricional, que não mediram esforços para a realização desse manual, e aos mais de vinte especialistas, entre nutricionistas, farmacêuticos e médicos de outras especialidades, que nos ajudaram na confecção da publicação. Aproveito para convidar também os pediatras a acessarem a publicação e se atualizarem nessa importante área de atuação”, conclui o dr. Rubens.

LIVE – O documento será tema da live promovida nesta quarta-feira (3), às 19h em live no instagram e youtube da Avante Nestle Brasil. Na oportunidade, estarão presentes a presidente da entidade, dra. Luciana Rodrigues Silva; o presidente do DC de Suporte Nutricional, dr. Rubens Feferbaum; e o membro da Nestlé Health Science, Débora Tauil.

LEIA O MANUAL COMPLETO AQUI

Fonte: SBP

voltar