21 de março de 2017

Secretaria executiva da RNPI promove direitos das crianças em Teresina, PI

unnamed

Simone Valadares fala sobre os Planos Municipais pela Primeira Infância com o governador, Wellington Dias

A secretaria executiva da RNPI / CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular teve a alegria de divulgar sua mais nova publicação, o “Guia para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância”, em Teresina. A integrante da secretaria executiva Simone Valadares, do CECIP, participou de diversos encontros, visitas e concedeu entrevistas para os principais meios de comunicação da cidade entre os dias 12 e 15 de março, em visita que contou com a articulação e apoio da Acontepi (Associação de Conselheiros e ex-conselheiros tutelares do Estado do Piauí).

Uma das reuniões foi com o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, que recebeu uma comitiva de organizações, entre elas a ACONTEPI, PLAN, Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB PI, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Piauí, Conselho Tutelar de Teresina, CRIA, entre outros. O Governador Wellington Dias se comprometeu com a Primeira Infância e em potencializar a RNPI estimulando que organizações no estado integrem à rede.

prefeito teresina

Simone Valadares em encontro com o prefeito de Teresina, Firmino Filho

Em audiência com o prefeito de Teresina, Firmino Filho se comprometeu a realizar um seminário para revisar o Plano Municipal pela Primeira Infância da cidade. Em encontro com o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, o Conselheiro Olavo Rebelo recebeu um exemplar da nova publicação, e se comprometeu com a Primeira Infância, convidando a RNPI para participar de oficinas programadas pelo Tribunal que vão promover os direitos das crianças na primeira infância em encontros regionais, que contarão com a presença de prefeitos e prefeitas do estado. Na Câmara Municipal de Teresina, Simone Valadares foi recebida pelo vereador Ítalo Barros, a quem apresentou a nova publicação e a cópia da lei que instaurou o Plano Municipal de Teresina, que precisa ser revisado.

Além dos gestores públicos, Simone Valadares visitou e teve encontros com organizações da sociedade civil e conselhos de direitos, entre eles a Ordem dos Advogados do Brasil seção Piauí e integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

a12035c2-360a-4ded-a800-a7231e34f2e6

Simone com Djan Moreira e integrantes da Acontepi, membro da RNPI e articuladora das reuniões na cidade

“Foi uma viagem intensa e muito produtiva. Fiquei muito satisfeita em saber que Teresina tem instituições governamentais e não-governamentais que estão atentas aos direitos das crianças na primeira infância”,afirma Simone Valadares. “A inclusão das crianças com cardiopatia e a preocupação com as crianças em situação de abrigo foram temas que me chamaram a atenção nessa visita, vamos ficar aguardando notícias a respeito da implantação do PMPI em Teresina e das consequências positivas que certamente virão. Assim, ganham as crianças”, conclui Simone.

 

voltar