29 de agosto de 2018

Secretaria Executiva e Grupo Gestor da REPI PI tomam posse e fortalecem a luta pelos direitos da primeira infância

A primeira Secretaria Executiva e o Grupo Gestor da Rede Estadual Primeira Infância do Piauí (REPI PI) tomaram posse no dia 27 de agosto de 2018, no Ministério Público do Piauí. O ato solene contou com a presença da jornalista Flávia Falcão que representou a Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), atualmente com gestão da ANDI – Comunicação e Direitos.

“A Rede Estadual Primeira Infância do Piauí conta com 19 instituições. Vamos propor e monitorar políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos, período decisivo para a personalidade do cidadão e da cidadã”, afirma Viviane Faria, Secretária Executiva da REPI PI.

A REPI PI vai seguir a mesma estrutura da Rede Nacional Primeira Infância: Assembleia, Grupo Gestor e Secretaria Executiva. A Secretaria Executiva da REPI PI será coordenada pelo Instituto Dom Barreto.

“Estamos felizes que a Rede Nacional Primeira Infância ganhou mais uma Rede Estadual. Com a do Piauí, agora temos 08. A criação de uma REPI é de suma importância para fortalecer institucionalmente a RNPI. Quem ganha são as crianças, principalmente no momento em que doenças como sarampo e pólio que já haviam sido erradicadas, voltam a atormentar meninos e meninas. Desejo vida longa e parabéns ao Piauí pela REPI”, sinaliza Flávia Falcão.

Após a posse da nova Rede Estadual da Primeira Infância, aconteceu um ato público em que candidatos ao governo do Piauí assinaram um termo de compromisso com a primeira infância, onde firmaram um dever de atenção e efetivação das políticas públicas voltadas às crianças promovendo equidade e contemplando a diversidade.

A assinatura da carta de compromisso por candidatos é parte da Campanha Criança é Prioridade Absoluta nas Eleições 2018, da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância. O objetivo é sensibilizar candidatos e candidatas ao Governo para com a Primeira Infância. O Piauí foi o primeiro estado a aderir ao projeto.

Confira relação das instituições que compõem a REPI – Piauí:

Secretaria Executiva – Instituto Dom Barreto

Grupo Gestor REPI PI

1. ASA/Casa de Zabelê

2. Associação Conselhos Tutelares do Estado do Piauí – Acontepi

3. Associação Fraternidade

4. Associação Pequenos Corações

5. Conselho Municipal de Saúde de Teresina

6. Conselho Regional de Psicologia – CRP

7. Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente -CECDA

8. Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adição – CRIA Piauí

9. Defensoria Pública do Piauí -Núcleo Direitos Humanos

10. Fazenda da Paz

11. Fundação Padre Antônio Dante Civiero – FUNACI

12. Instituto Dom Barreto

13. Primeira Vara da Infância e Adolescência

14. Ministério Público – PI CAODIJ

15. Plan International – PI

16. Secretária de Estado da Saúde do Piauí – SESAPI

17. Secretaria de Estado da Educação do Piauí – SEDUC

18. Superintendência de Relações Sociais – SUPRES

19. Secretaria da Assistência Social e Cidadania – SASC

20. União dos dirigentes municipais de educação – UNDIME PI

 

voltar