27 de março de 2019

Sejus reúne parceiros para realização da IV Semana do Bebê

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF), através da Subsecretaria da Criança e do Adolescente, já deu início à organização da IV Semana do Bebê, que acontecerá de 22 a 28 de abril. Para tanto, a Coordenação da Primeira Infância reuniu-se na última quarta-feira (20) com mais de trinta representantes de instituições governamentais, do legislativo, judiciário e da sociedade civil para organizar os eventos que envolvem a data. Outra reunião aconteceu nesta terça-feira (26) para aprovar a programação de abertura e fechar as propostas de atividades para a Semana do Bebê.

Para a subsecretária da Criança e do Adolescente, Adriana Faria esta será uma semana para compartilhar e debater ações voltadas ao desenvolvimento infantil. “Contaremos com atividades atendendo ao público de 0 a 6 anos e suas famílias, promovendo a capacitação e a formação profissional das mais diversas áreas de conhecimentos, além de debates sobre o Marco Legal da Primeira Infância e questões que permeiam as políticas públicas dirigidas a esse segmento da população”.

A coordenadora da Primeira Infância da Sejus, Maria José Rocha destaca que esse ano o tema escolhido será o Direito ao Abraço. “O abraço como um gesto absolutamente fundamental para a constituição do primeiro vínculo a se formar na existência de qualquer ser humano”, disse.

O primeiro vínculo consiste na inter-relação do bebê recém-nascido com a sua mãe ou, na falta dessa, com outro ser humano que o ampare, alimente, agasalhe, lhe dê cuidados higiênicos e o abrace.

Uma das novidades da IV Semana do Bebê é que acontecerão atividades nas Regiões Administrativas entre os dias 22 e 26 de abril, na Carreta do Bebê, nas cidades de Ceilândia, Estrutural, Fercal, Itapoã, Samambaia e Varjão, segundo informou Adriana Faria.

Também estarão presentes, durante todo o mês de abril, outras atividades como painéis, cursos de formação, lançamento de livros infantis em espaços diversos como centros educacionais, universidades, no legislativo, judiciário e em instituições da sociedade civil.

Para Adriana Faria, essa reunião preparatória teve como objetivo discutir e definir as diversas ações a serem realizadas durante a Semana do Bebê, os encaminhamentos necessários e as responsabilidades de cada unidade. “Vamos unir todos os esforços para promover cuidar do Bebê, da Primeira Infância e implantar de forma exemplar o Marco Legal no Distrito Federal”, concluiu a Subsecretária da Criança.

Estiveram presentes nas reuniões a assessoria da Primeira Dama do Distrito Federal, Mayara Noronha; representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Segurança Pública (Polícia Civil do Distrito Federal e Bombeiros); Defensoria Pública; Fórum da Educação Infantil; Vara da Infância e Juventude do TJDFT; Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI); Frente Parlamentar da Primeira Infância da Câmara dos Deputados e Comissão de Valorização da Primeira Infância do Senado Federal; representante das redes sociais do DF; Embaixada da Paz; ANDI – Comunicação e Direitos; Aconchego; Casa da Educação Anísio Teixeira; Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Psicanálise; CEI; Associação dos Povos Ciganos e Curumim Cultural, uma associação de arte educação.

A infância e o abraço

A IV Semana do Bebê terá “o direito ao abraço” como temática, a fim de realçar a relevância do afeto que a criança deve receber da família e da sociedade desde o início de sua vida. A coordenadora das Políticas Públicas para a Primeira Infância do DF, Maria José Rocha Lima, apresentou os fundamentos teóricos que deverão nortear o evento. “É preciso unir todas as forças para prevenir e buscar solução para a banalização da vida, para a crescente violência, dedicando tempo, energia, conhecimento e muito amor na primeira infância”, destacou. Segundo a coordenadora, os argumentos sobre a urgência de proteção da criança até 6 anos de idade são incontestáveis, assim como o papel da família em cuidá-la e atendê-la em suas necessidades nos mil primeiros dias de vida é essencial para a formação do cérebro e desenvolvimento das capacidades cognitivas e não cognitivas. “O desafio é colocar em prática o Marco Legal da Primeira Infância”, concluiu.

Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização e debate sobre os direitos da criança na primeira infância, gestantes e mães. Essa iniciativa é nacionalmente apoiada pelo UNICEF e ocorre em diversos municípios do país há mais de dez anos, com o principal objetivo de incentivar a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o Estado oferece às crianças, e com isso melhorar os serviços disponibilizados.

 

voltar