13 de julho de 2015

Semanas do Bebê promovem intersetorialidade na atenção à primeira infância

Ângela dos Santos, que participou da Semana do Bebê de Arapiraca/AL

Ângela dos Santos, que participou da Semana do Bebê de Arapiraca/AL

Promover um olhar intersetorial de atenção à primeira infância e garantir os direitos das mães, gestantes e bebês é o que muitos municípios brasileiros vêm promovendo com a realização da Semana do Bebê e a consolidação do evento em seus calendários municipais. A iniciativa, apoiada pelo UNICEF junto às prefeituras locais e outros parceiros, apresenta-se como um projeto inovador, de resultados reais e transformadores nos municípios onde acontece de maneira sistematizada e continuada.

Este ano, a temporada de Semanas do Bebê começou em fevereiro com maior concentração de eventos no mês de maio, quando aconteceram mais de 30 Semanas do Bebê em diversos municípios. Desde a capital do estado de São Paulo, que realizou sua I Semana do Bebê, no Distrito Cidade Tiradentes, a Belém (PA), que promove sua IV edição, os municípios que sediaram o evento englobam um total de 1.080.336 crianças de 0 a 4 anos.

Com o envolvimento das secretarias de saúde, educação, assistência social, universidades e centros culturais, os eventos ganham cada vez mais visibilidade, com o engajamentos dos moradores, ao mesmo tempo em que coloca em pauta os temas mais delicados que precisam ser discutidos em sociedade. Com foco que extrapola o binômio mamãe e bebê, o evento envolve, além da família, profissionais das redes por meio de capacitações, com a presença de convidados e palestrantes, intercâmbio de experiências com o meio acadêmico, vivências nos centros educacionais, mutirões de atendimento à saúde e apoio social.

Em diversos municípios, a Semana do Bebê já foi instituída por lei, tendo assegurada sua realização anual, o que garante também o alcance dos resultados esperados, dos quais destacamos a redução da mortalidade infantil; acesso ao pré-natal de qualidade; formação de novos profissionais da rede de saúde; educação; assistência social; acompanhamento integral e multidisciplinar; e aumento dos índices de amamentação, bem como a diminuição do desmame precoce. A realização da Semana do Bebê é um requisito para a aquisição do Selo UNICEF Município Aprovado, um reconhecimento internacional dos esforços de cada cidade na melhoria da qualidade de vida de suas crianças e adolescentes.

Semana do Bebê leva o projeto Ninar nos Terreiros à comunidade do Ibura, em Recife/PE

Semana do Bebê leva o projeto Ninar nos Terreiros à comunidade do Ibura, em Recife/PE

O exemplo dos Municípios

Jaboatão dos Guararapes é um exemplo de município que se destaca na evolução do cumprimento das boas práticas relacionadas à Primeira Infância. Isso é o que reconheceu a coordenadora do UNICEF em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, Jane Santos. “Jaboatão tem resultados robustos no cuidado com a Primeira Infância. Isso faz parte de um grande processo, de uma gestão bem montada que consegue mobilizar todos os profissionais que estão na ponta desse trabalho, assegurando as políticas públicas de melhor qualidade bem como o direito de cada um”, relatou Jane. A coordenadora destacou, ainda, a importância da parceria do município com o Unicef: “A parceria que a gente tem aqui em relação à Primeira Infância em Jaboatão rende frutos e é exemplar, vira boa prática. A Semana do Bebê é isso, firmar compromissos, evidenciar desafios, mas também celebrar, reconhecer e dar visibilidade ao que vocês já vêm fazendo no dia a dia”, completou Jane Santos.

“A Semana do bebê trouxe para a gente, que é mãe, um pensamento diferente. Tem coisas que a gente nem imaginava que eram importantes para o desenvolvimento das crianças e agora a gente sabe. Como, por exemplo, tirar um tempo para brincar com eles todo dia. É um ensinamento para a vida”, refletiu Ângela dos Santos, que participou da Semana do Bebê de Arapiraca/AL, mãe do pequeno Gabriel e à espera de outro menino.

(Informações e fotos: UNICEF)

 

 

voltar