12 de maio de 2015

Seminário em Nova Iguaçu (RJ) discute educação infantil e outros temas do PMPI

                             Slide2Seminário organizado pelo Projeto Construindo em Rede, no último dia 06 de maio, discutiu os principais desafios para implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu e planejou o cumprimento das ações envolvendo cinco temáticas do PMPI, com especial atenção para a Educação Infantil.

Professoras, diretoras, orientadoras pedagógicas, orientadoras educacionais da rede pública municipal e de unidades particulares e comunitárias, totalizando mais de 70 pessoas, participaram do seminário, realizado no Centro de Formação de Líderes (Moquetá – Nova Iguaçu).

A programação do evento contou com uma mesa de saudação composta por Lena Santos (SFB); Maria Angélica Pinheiro (CMDCA-NI); Marinêz Simões (Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense); Alcy Maihoni (Conselho Municipal de Educação); e Alessandra Maia (Secretaria Municipal de Educação). Em seguida, foi apresentado o marco legal e o diagnóstico da temática por Edson Cordeiro dos Santos (coordenador do Projeto). Para refletir sobre os desafios e perspectivas da Educação Infantil e seus temas transversais, o evento contou com a presença do Professor Doutor Aristeo Leite Filho (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Entre as duas mesas, foi apresentado um esquete sobre o tema, sob a coordenação de Denize Mariano, da SFB, com participação de educadoras de Centros Comunitários de Educação Infantil. A parte da tarde foi dedicada ao trabalho em grupos que discutiram as ações priorizadas no Plano pela Coama.

O Seminário foi bem avaliado pelos presentes, que puderam refletir sobre a situação atual do atendimento na Educação Infantil, com o professor Aristeo salientando, o que a primeira vista parece óbvio, que “a grande questão é entender que criança é gente!”

Planejando o cumprimento das ações do PMPI

Neste ano encerra-se o ciclo de três anos do Projeto Construindo em Rede: Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu – PMPI-NI, uma iniciativa da SFB, com apoio do Instituto C&A e em parceria com a Comissão de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do PMPI-Nova Iguaçu – Coama do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Iguaçu (CMDCA-NI), Conselhos Gestores, Secretarias Municipais, Fóruns, entre outros. Entre outras ações para 2015, está prevista a realização de Seminários Temáticos envolvendo os atores do Sistema de Garantia de Direitos da Cidade, no sentido de empoderá-los para os anos vindouros do Plano, seja na implementação, seja no monitoramento.

Para dar conta das temáticas do PMPI-NI, serão organizados três seminários: o primeiro já realizado, envolvendo a Educação Infantil e temas correlatos, tais como, direito ao brincar, diversidade, consumo e mídia (06/05/2015); o segundo, os temas da Assistência Social, tais como, família e comunidade, subregistro civil, situação de vulnerabilidade e violências e acolhimento institucional (17/06/2015); e, o terceiro, a temática da saúde, tais como saúde da criança, acidentes na primeira infância e meio ambiente (23/10/2015).

Todos os seminários terão os seguintes objetivos:

– Refletir sobre o diagnóstico dos temas do PMPI;

– Discutir os desafios e perspectivas das ações do PMPI;

– Envolver os atores do Sistema de Garantia de Direitos na implementação e monitoramento do PMPI.

 

(Informações e foto: Solidariedade França-Brasil

http://sfb.org.br/br/seminario-em-nova-iguacu-discute-a-educacao-infantil-e-outros-temas-do-pmpi/#)

voltar