03 de setembro de 2015

Seminário envolve adultos e crianças na reflexão e prática sobre a participação infantil no desenvolvimento de soluções para a cidade

2-Seminario-2015-cartazA segunda edição do Seminário Internacional ‘A Criança e sua participação na cidade’, será realizada nos dias 11 e 12 de setembro, no Rio de Janeiro, uma iniciativa do Projeto Criança Pequena em Foco, realizado pelo CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. 

O objetivo do Seminário é, de forma inovadora, reunindo nas mesmas atividades crianças e adultos, discutir e experimentar metodologias de participação infantil na construção de uma cidade participativa, democrática e cidadã.

Apesar de a participação infantil estar prevista como direito na Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU (da qual o Brasil é signatário) e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, assim como em outros documentos públicos nacionais, seu funcionamento na prática ainda é restrito.

A perspectiva de escuta e participação infantil parte da visão da criança como sujeito produtor de cultura e conhecimento capaz de perceber e refletir sobre o mundo ao seu redor de forma crítica e propositiva. No entanto, nesse mundo de adultos, as falas dos pequenos são, muitas vezes, abafadas pelos mais diversos motivos: desconhecimento dessa proposta, ausência de metodologias adequadas, falta de credibilidade à percepção da criança, mundo adultocêntrico, entre outros. Entende-se que a participação das crianças nas tomadas de decisão contribui para a qualidade das atividades e projetos voltados para elas, já que são as maiores conhecedoras de sua realidade. Nesse sentido, esse seminário pretende abordar de forma ampla a importância da participação infantil na formulação de projetos que influenciem sua vida direta ou indiretamente, a partir de uma exposição teórica, oficinas práticas e bate-papo com crianças.

Em 2013, por exemplo, através de uma parceria com a CET-Rio, o CECIP reuniu um grupo de crianças para criar placas de trânsito, para serem instaladas no Complexo do Alemão. Veja algumas falas das crianças:

 

Não pode brincar de bola na rua porque pode ser atropelado”.

Jogo bola na rua, quando carro vem, vou para o cantinho”.

Moto vai rapidão, pode ter quebra-molas na rua da escola”.

 

‘Um dedo de prosa: A Cidade Pelas Crianças?’, ‘Junto e Misturado: Crianças e Adultos Criando a Cidade!’ e ‘Que cidade queremos?’, são alguns dos temas e questões a serem abordadas nesta segunda edição do Seminário, que contará com a participação de adultos e crianças de 4 a 11 anos, adolescentes, estudantes de escolas públicas, privadas, participantes de projetos sociais, educadores, representantes do poder público da cidade do Rio de Janeiro, além de representantes de algumas regiões do país, que tiveram suas iniciativas reconhecidas pelo Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil.

A programação do seminário conta, por exemplo, com um debate entre representantes da sociedade civil, poder público e de iniciativas privadas sobre suas experiências que incluem a participação das crianças como a representante do IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direto de Brincar, Irene Quintáns, Mauro Ferreira, da CET-Rio, Leonardo Yanez, representante da Fundação Bernard van Leer – Holanda.

Além disso, serão formadas rodas de conversa com crianças onde poderão apresentar experiências práticas de participação infantil em diferentes contextos. Os grupos Infant (Instituto de Formación de Adolescentes y Niños Trabajadores – Peru), Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Cariri -Ceará, Projeto Portinari – Ação realizada em Manguinhos – Rio, Fundação Xuxa Meneghel –Rio e Escola Friedenreich – Rio, participarão do Seminário.

“Muitas crianças são estimuladas desde pequenas a ter opinião sobre diferentes assuntos e com isso, possuem atitudes mais participativas e cooperativas, demonstrando, assim, uma evolução em direção à sua autonomia e a efetiva participação nas questões do cotidiano”, afirma Claudius Ceccon, Diretor executivo do CECIP.

No sábado, o dia terá início com uma contação de história feita pela equipe da Biblioteca Parque Estadual. Em seguida, crianças e adultos irão participar de oficinas lúdicas para elencar propostas para cidade. Estes serão oferecidas por instituições como: Mapa da Infância – São Paulo, Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) – Rio e Conselho Mirim do município de Santo André – São Paulo.

Ao longo dos dois dias do evento, haverá atrações brincantes e musicais, com os grupos acriocas: Bando de Palhaço e Fole e Festa. Estes integrarão o público propiciando um ambiente convidativo e agradável para crianças e adultos. Ao final do seminário, a proposta é que a Rede Mobilizadora Meu Rio ajude a executar a atividade Junto e misturado: crianças e adultos criando a cidade!, contribuindo para colocar em prática as ideias geradas no seminário.

O seminário será realizado em parceria com a Biblioteca Parque Estadual, um novo espaço de ebulição cultural e educacional no coração do Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de setembro. Conta ainda com apoio da Fundação Bernard Van Leer, do Instituto C&A, da United Way, da CET-Rio, da Rio+Social e da Rede Nacional Primeira Infância.

As inscrições estão sendo realizadas pela internet pelo link: http://seminariocriancaesuaparticipacao.blogspot.com.br/p/inscricoes.html

 

Programação Completa – 2º A Seminário A criança e Sua Participação na Cidade

Dia 11/09 (sexta-feira)

Horário Atividade
9h30 às 10h Credenciamento 
10h às 10h15 Boas-vindas musical com Bando de palhaços, que farão números de palhaçaria e jogos com a plateia.
10h15 às 12h Um dedo de prosa: a cidade pelas crianças?Espaço de diálogo com representantes da sociedade civil, poder público e de iniciativas privadas sobre suas experiências que incluem a participação das crianças.

1      Irene Quintáns (IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direto de Brincar e à Cultura) – SP

2      Karen Accioly (Diretora do Centro de Referência Cultura Infância) – RJ

3      Mauro Ferreira (CET-Rio) – RJ

4      Leonardo Yanez (Fundação Bernard van Leer) – Holanda

5      Moana Van de Beuque (Criança Pequena em Foco – CECIP) – RJ

Mediador: Claudius Ceccon (Diretor executivo do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular) – RJ

12h às 13h – Almoço
13h às 13h15 Atividade Musical com Bando de palhaços
13h15 às 14h  

 

Bate-papo: cidades pelas criançasMesa com as crianças. Momento para conhecer experiências práticas de participação infantil em diferentes contextos sob o olhar das crianças.

1      Infant (Associação de crianças trabalhadoras) – Peru

2      Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Cariri – CE

3      Avante – BA

4      Fundação Xuxa Meneghel – RJ

5      Projeto Portinari – RJ

 

Mediadora: Beatriz Corsino (Rede Nacional Primeira Infância e CECIP)

14h às 15h30h   Oficina botando a mão na massa: participação infantil no cotidiano – Oficinas temáticas para crianças e adultos para experimentação de metodologias, apresentadas na atividade anterior, que valorizam a participação infantil no cotidiano. 
15h30 às 16h30 Encerramento das atividades e até logo musical com Bando de palhaços

 

Dia 12/09 (sábado)

Horário Atividade/objetivos
13h Abertura
13h30 ás 14h Contação de história com equipe de arte educadores da Biblioteca Parque.
14h às 15h30  

 

Oficina botando a mão na massa: que cidade queremos?Oficinas práticas de arte e cultura, onde crianças e adultos poderão elencar propostas para que a cidade seja mais participativa e democrática.

1      Mobilidade: IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direto de Brincar e à Cultura

2      Plano pela Primeira Infância: Meu Bairro – Rede Nacional Primeira Infância; Secretaria Municipal de Saúde – RJ

3      Cidade para Brincar: Ong Mapa da Infância – SP

4      Política: Conselho Mirim de Santo André – SP

5      Espaço Público: Projeto Criança Pequena em Foco – RJ; Unissuam – RJ; Rio+Social –RJ; ITDP

15h30 às 16h30  

 

Junto e misturado: crianças e adultos criando a cidade!Momento de sistematização das propostas das crianças e dos adultos para a cidade e planejamento dos encaminhamentos para sua implementação.

Com Rede Mobilizadora Meu Rio – RJ

16h30 às 17h E tudo acaba em festa! Apresentação grupo Fole e Festa

 

Sobre o CECIP – O Centro de Criação de Imagem Popular atua nas áreas de educação e comunicação, concebe e realiza produções audiovisuais, publicações, formação de agentes de mudança e campanhas sociais, em resposta a demandas da sociedade.

Com 28 anos de existência e uma vasta experiência no assunto, o CECIP, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada por um grupo de profissionais de diversas áreas, entre os quais Paulo Freire, Ennio Candotti, Eduardo Coutinho, Ana Maria Machado, Washington Novaes, Chico Alencar e Claudius Ceccon, atual Diretor Executivo, já implementou mais de 100 projetos voltados para os temas: jovens e comunicação, saúde de crianças e adolescentes, direitos de cidadania, educação infantil, equidade de gêneros, meio ambiente, e educação para paz, entre outros.

A primeira experiência realizada foi a TV Maxambomba, uma TV comunitária que produzia e exibia conteúdos em Nova Iguaçu (RJ). Hoje, as atividades do CECIP abrangem a produção de materiais audiovisuais e impressos, a realização de projetos de articulação e mobilização social e a capacitação de educadores e outros agentes sociais para atuarem na transformação de suas realidades.

O Projeto Criança Pequena em foco, realizado desde 2011, conta com apoio da Fundação Bernard van Leer, Instituto C&A e United Way. É uma das ações do CECIP e tem como objetivo reduzir a violência contra crianças, tendo como estratégia a promoção da participação infantil na formulação de políticas públicas.

 

Em 2013, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Pereira Passos/ Rio+Social e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), realizamos uma experiência de participação infantil e prevenção à violência no trânsito em uma escola no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Neste projeto crianças expuseram os problemas e soluções para o trânsito na comunidade onde moram. Uma das disse: “Fazer placas para as pessoas respeitarem”. A partir dessas informações e de uma avaliação técnica, a CET-Rio, em parceria com as crianças, fez algumas intervenções na área, visando tornar o caminho de casa à escola mais seguro para os pequenos.

Essa experiência mostrou caminhos possíveis para a realização de um modelo mais completo, onde a participação infantil perpassa as ações que visam prevenir a violência contra as crianças no trânsito.

 

Visando consolidar essa metodologia, o CECIP, dando prosseguimento à parceria com o Rio + social e a CET-Rio, escolheu atuar em uma comunidade com alto índice de acidentes (favela de Manguinhos), ampliando a experiência, entre 2015 e 2017, com ações diversas, incluindo a participação das crianças, dos pais, das escolas, da comunidade, de atores do poder público, com foco na promoção de uma cultura de paz e a diminuição desses índices.

 

Atualmente, essa ação-piloto está na fase do diagnóstico sobre a situação do trânsito em Manguinhos. Para isso, está sendo realizada uma pesquisa que conta, também, com a escuta das crianças por meio das oficinas realizadas na Biblioteca Parque e na E. M. Prof. Maria de Cerqueira e Silva. O documento “Manguinhos pelo olhar das crianças”, sistematiza a fala dos pequenos sobre o assunto: “Tem muita moto, os carros param onde não podem!”. Depois dessa fase será construído um plano de ação com participação comunitária, incluindo crianças e adultos, para realizar melhorias no bairro.

 

O Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil que tem como objetivo dar visibilidade e disseminar práticas de participação infantil (http://www.premioparticipacaoinfantil.org.br/) e o Seminário A Criança e Sua Participação na Cidade são iniciativas desse projeto. O primeiro Seminário aconteceu em 2013 e promoveu importante debate sobre o tema e está registrado em uma publicação, disponível no link http://www.cecip.org.br/site/1-seminario-a-crianca-e-sua-participacao-na-cidade/

 

Serviço:

II Seminário ‘A Criança e sua participação na cidade’

Data: Sexta-feira, 11 de setembro, das 10h às 16h30.

Sábado, 12 de setembro, das 13h30 às 17h

Entrada Franca

 

Credenciamento:

1º dia: sexta-feira, 11 de setembro – de 9h30 às 10h (190 vagas)

2º dia: Sábado, 12 de setembro – de 12h às 13h (150 vagas)

 

Local: Biblioteca Parque Estadual

Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20071-004

Tel.: (21) 2332-7225

www.bibliotecasparque.rj.gov.br

Estação de Metrô mais próximo: Presidente Vargas
Credenciamento na entrada pela Av. Tomé de Sousa.

 

Realização: CECIP e Bliblioteca Parque/IDG

Apoios: Fundação Bernard van Leer –  Instituto C&A –  United Way –  CET-Rio – Rio+Social – Rede Nacional Primeira Infância.

 

Assessoria de Imprensa

A Dois Comunicação: Anna Accioly [J.P 19.940 RJ]

(21) 2508.8900 adoiscom@adoiscom.com

                          Anna Accioly (21) 98616-6688anna.accioly@adoiscom.com

Carolina Oliveira (21) 98351-1224carolina@adoiscom.com

Renata Monteiro: (21) 988807192 –renata@adoiscom.com

voltar