11 de março de 2019

Seminário reúne especialistas nacionais e internacionais em primeira infância


Encontro promovido pelo Ministério da Cidadania vai compartilhar e debater ações voltadas ao desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida

Especialistas internacionais e brasileiros no tema primeira infância estarão na capital federal para avaliar as políticas públicas e provocar reflexões que qualifiquem e ampliem o atendimento a essa faixa etária no país. É o que propõe o Seminário Internacional da Primeira Infância – O Melhor Investimento para Desenvolver uma Nação, que será realizado pelo Ministério da Cidadania, nesta terça (12) e quarta-feira (13).

“É um momento importante porque vamos reunir pessoas de vários países que atuam na área de primeira infância e que apresentarão o resultado dos seus trabalhos. É um grande reconhecimento também ao nosso Programa Criança Feliz, que temos o objetivo de ampliar ainda mais”, destacou o ministro da Cidadania, Osmar Terra. Na abertura do evento, Terra divulgará os resultados e desafios do Criança Feliz – destaque mundial na promoção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil.

Até o momento, o programa está presente em 2.622 municípios brasileiros e já atendeu mais de 519 mil crianças e gestantes. No total, mais de 12,1 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 16 mil profissionais capacitados para orientar as famílias a impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e de linguagem das crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família e daquelas com até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Confira aqui a programação completa do evento

Segundo a secretária nacional de Promoção ao Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa, as evidências científicas e a repercussão internacional em relação ao Criança Feliz reforçam a convicção de que o investimento nos primeiros anos de vida impacta positivamente na formação dos cidadãos. “Isso aumenta a conscientização sobre o desenvolvimento da primeira infância porque assegura mais qualidade de vida para a população. Esse reconhecimento é fundamental para ampliar o alcance dessa política pública.”

Durante o seminário, a previsão é de que representantes de 24 estados e do Distrito Federal assinem um documento em que reafirmam o compromisso de dar continuidade ao Programa Criança Feliz.

Programação

Uma das palestrantes do evento é a diretora do Programa de Implante Coclear Pediátrico da Universidade de Chicago, Dana Landau Suskind, que trará dados sobre como o cérebro se desenvolve na interação e comunicação entre o cuidador e a criança, desde o início da vida. Ela abordará o poder da linguagem no desenvolvimento infantil e de que forma pode evitar a pobreza.

A programação conta ainda com a participação da assessora do China Development Research Foundation e de desenvolvimento infantil do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, Mary E. Young; a diretora da Fundação Bernard Van Leer, Cecilia Vaca Jones; o assessor de economia do Departamento Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Norbert Schady, entre outros.

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

voltar