25 de outubro de 2013

Senado realiza VI Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

O evento acontecerá entre os dias 18 e 21 de novembro

A Presidência do Senado Federal, através da Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, realizará este ano a 6ª edição da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz com o tema “A formação dos profissionais do cuidar e a construção da Resiliência”. O evento, que acontece de 18 a 21 de novembro, por meio de parceria com a ONG Aconchego, abraçou o  II Seminário Aconchego Convivência Familiar e Comunitária: novos vínculos afetivos e o V Ciclo de Resiliência e Cultura.

Além da tradicional parceria com a Embaixada da França, que promoverá a vinda dos professores Boris Cyrulnik, Sophie Kern e Jaqueline Wendland, o apoio da Embaixada da Espanha viabilizará a participação dos criadores da companhia La Casa Incierta, pioneiros na produção de arte dedicada a bebês. A companhia hispano-brasileira, atuando especialmente no campo das artes cênicas, fará apresentações e uma oficina em que procuram orientar pais, educadores e cuidadores a observar e estimular a criatividade das crianças. O diretor, Carlos Laredo, tem trabalhado diretamente com grandes especialistas na Primeira Infância, desenvolvendo projetos na Europa e no Brasil.

Boris Cyrulnik, neurologista e psiquiatra, é autoridade em resiliência, capacidade do indivíduo de retomar produtivamente o processo de desenvolvimento em meio a situações ou ambientes traumáticos ou adversos, encontrando assim novas oportunidades de viver. Sophie Khern, doutora em Ciências da Linguagem, dirige o Laboratório de Dinâmica da Linguagem, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, em Lyon, onde criou um programa que trata do desenvolvimento da linguagem no bebê e na criança pequena. Jaqueline Wendland representa a inestimável parceria entre a Comissão da Primeira Infância e a Universidade de Paris Descartes, onde é professora titular de Psicopatologia da Perinatalidade e da Primeira Infância. Ela dirige o Mestrado em Psicologia Clínica e Psicopatologia na Unité Petite Enfance et Parentalité Vivaldi.  Da Itália, virá a renomada Assistente Social Lia Sanicola, especialista em Redes Sociais e consultora de Políticas locais para a família.

A questão da formação dos profissionais envolvidos no cuidar da infância e as possibilidades que esses profissionais têm de contribuir para a construção da resiliência em crianças em situação de risco estará perpassando as palestras e oficinas do evento. Veja a programação completa na página do Programa de Valorização da Primeira Infância do Senado: www.senado.gov.br/senado//infanciaepaz

A VI Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz terá início no dia 18 no Teatro da Unip e terá sua abertura oficial na terça-feira 19, no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. Estão programadas palestras, painéis, lançamentos de livros e uma Audiência Pública conjunta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte; da Comissão de Assuntos Sociais e da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal. Em razão da grande procura pelos workshops nos anos anteriores, enquanto alguns terão lugar no auditório e salas do ILB, sempre haverá a opção de uma oficina no Auditório Petrônio Portela, que tem capacidade para acomodar um número elevado de participantes.

Para mais detalhes, é só acessar o link abaixo:

Programação: http://www.senado.gov.br/senado/programas/infanciaepaz/Infancia&Paz13-BSB-programa-WEB.pdf

 

 

 

 

voltar