Território do Brincar mostra nova perspectiva da infância

Depois de dois anos registrando, descobrindo e observando brincadeiras de crianças pelo Brasil, o casal de documentaristas Renata Meirelles e David Reeks transformou essa experiência em um longa-metragem que entra em cartaz em São Paulo e no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (28) e no circuito nacional no dia 4 de junho. O casal, que assina a direção do longa co-produzido pela Maria Farinha Filmes e Ludus Vídeos e Cultura, transformou horas de gravações e recordações inesquecíveis de comunidades rurais, indígenas, quilombolas, litorâneas, grandes metrópoles e sertões, em um sutil e verdadeiro documentário.

Durante a viagem, uma ideia recorrente começou a aparecer nas falas dos adultos: “criança de hoje não sabe mais brincar”, mas olhando de perto os diretores perceberam um descompasso. “Queremos comunicar ao mundo que, ao contrário do que quase todos os adultos pensam, as crianças brincam, sim. Esse mantra é um reflexo claro de que não sabemos mais olhar a criança”, explica Renata Meirelles.

O documentário ao colocar como protagonista os gestos das crianças apresenta uma nova perspectiva da infância que foge desse olhar “cansado” dos adultos. Através das brincadeiras as imagens procuram reconstruir um retrato humano que diz respeito a arquétipos e a um inconsciente coletivo. “É uma busca por caminhos distantes e diversos para conhecer as intenções dos gestos das crianças”, explica Renata Meirelles.

A pré-estreia do filme ocorreu em São Paulo, no dia 20 de maio, na abertura da segunda edição da Ciranda de Filmes. O evento no Auditório do Ibirapuera além de exibir o filme, contou com um pocket show do grupo Uakti, responsável pela trilha sonora do filme, outro personagem importante do documentário.

O longa-metragem é uma das múltiplas facetas do projeto Território do Brincar, uma co-realização com o Instituto Alana, que pesquisa a cultura da infância buscando o olhar da criança e seu jeito de brincar. Além de São Paulo e Rio de Janeiro, o filme entra em cartaz em Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador, João Pessoa e Santos no dia 4 de junho.

Acompanhe as novidades pela página do Território do Brincar no Facebook.

filme-TDB_cartaz

Informações: Instituto Alana e Foto: Renata Meirelles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *