26 de fevereiro de 2021

UNICEF lança a segunda edição do #tmjUNICEF, programa de voluntariado digital para adolescentes e jovens de 16 a 24 anos

Nesta segunda edição , voluntários terão acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional, enquanto apoiam as campanhas do UNICEF na internet.

O UNICEF lança, esta semana, a segunda edição do Tamo Junto UNICEF (#tmjUNICEF), programa de volutariado digital voltado a adolescentes e jovens de 16 a 24 anos. Lançado em 2020, o programa tem como objetivo engajar a juventude em prol dos direitos de crianças e adolescentes. Nesta segunda edição, o programa mantém o foco em voluntariado digital e os voluntários poderão, também, participar de projetos do UNICEF sobre saúde mental, desenvolvimento profissional e comunicação.

As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro. No momento da inscrição, através do fomulário on-line, cada adolescente e jovem deve indicar seus temas de preferência e a disponibilidade de tempo para dedicar ao programa. A partir daí, quem for selecionado será direcionado para o projeto mais adequado. A cada três meses encerra-se um ciclo de atividades e começa um novo, e o voluntário pode escolher se desenvolver em outro projeto.

“A diferença em relação a 2020 é que voluntários poderão escolher previamente seus temas de preferência, e participar em projetos com metas de médio prazo. A primeira edição do Tamo Junto UNICEF foi lançada no contexto da pandemia, quando houve uma sobrecarga do digital. Ficamos muitas horas conectados em lives, treinamentos e atuando individualmente nas redes. Em 2021, esperamos que o engajamento digital de voluntários venha do maior envolvimento de cada um com os projetos” explica Rafael Medeiros, consultor do UNICEF e coordenador do #tmjUNICEF.

Muitos voluntários da edição passada relataram ao UNICEF que a experiência de se conectar com outros adolescentes e jovens do Brasil também foi um benefício afetivo, vivido com muita intensidade.  “Essa experiência, só o voluntariado proporciona, quando um grupo de pessoas se reúne em torno de causas importantes para elas e para a sociedade”, afirma Rafael.

Em novembro, o voluntário que tiver cumprido 70% de participação nos projetos e nas campanhas do UNICEF na internet, receberá o certificado do programa. O prazo para as incrições termina em 28 de fevereiro.

Por enquanto o UNICEF não possui programas de voluntariado para maiores de 24 anos.

Link para o formulário de inscrição: http://bit.ly/tmjunicef2021

Fonte: UNICEF

voltar