21 de fevereiro de 2017

Vídeo da campanha Defenda-se orienta crianças sobre como aproveitar o Carnaval de forma segura

unnamed (1)A fim de contribuir com as mobilizações nacionais de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, reforça a importância da autodefesa de meninos e meninas contra a violência sexual durante o Carnaval, período em que há um aumento de 20% nas denúncias de violações de direitos de crianças, segundo dados do Disque 100.

Segundo Vinícius Gallon, coordenador da campanha Defenda-se, “pela grande movimentação de turistas brasileiros e estrangeiros, aumentam os casos de exploração e abuso sexual, e do tráfico de pessoas. Por isso, é importante alertar os meninos e as meninas sobre os cuidados que devem ter durante as festas dentro e fora de casa e estimular a autodefesa contra a violência sexual”.

De acordo com o último balanço anual do Disque 100, realizado em 2015, das 153.510 denúncias de violações de direitos humanos feitas ao canal, 11,42% (17.583) foram de violência sexual (abuso e exploração). Desse total, 45% foram contra meninas e 39% contra meninos. Entre as principais vítimas estão as crianças de 4 a 11 anos, público prioritário da campanha Defenda-se, com 40% das denúncias. Uma parcial dos dados do primeiro semestre de 2016 divulgados também pelo Disque 100, mostrou que de janeiro a junho, das 79.587 denúncias registradas, 8.891 (11,17%) foram de violência sexual contra crianças e adolescentes.
A série de vídeos educativos da Campanha Defenda-se traz orientações sobre como as crianças podem se defender nessas e em outras ocasiões. O vídeo que aborda especificamente a autodefesa no Carnaval apresenta orientações como a utilização de uma pulseirinha ou crachá de identificação com nome completo e contato dos responsáveis; estar sempre acompanhada de alguém de confiança; combinar com os pais ou responsáveis um local de referência, caso se perca; evitar ficar sozinha em locais escuros e que pareçam perigosos; não dar atenção a estranhos que a abordem para conversar, passear, oferecer dinheiro ou doces; conhecer seu próprio corpo, identificando os carinhos que fazem mal, daqueles que fazem bem.

“Como uma das particularidades desse período é a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes no contexto do turismo e o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, é importante destacar a importância da criança estar sempre protegida por pessoas de confiança. Mas, caso a criança fique sozinha em algum momento, deve saber que se algo estranho acontecer, deve contar paraalguém em quem confie, procurar os canais de denúncia como o Dique 100, e os equipamentos públicos que costumam circular durante as festas, como a Polícia, o Corpo de Bombeiros, a Ambulância do Posto de Saúde e o Conselho Tutelar”, orienta Vinícius.

A série de vídeos da Campanha Defenda-se está disponível no site do projeto, juntamente com documentos de referência sobre o enfrentamento à violência sexual e materiais para mobilização do tema nas mídias sociais: www.defenda-se.com.

(Fonte: Rede Marista de Solidariedade)

voltar