10 de julho de 2015

Violência contra crianças e adolescentes é tema de seminário em Brasília

Seminario_LivreViolencia_mat_dia1

Foto: Aldeias Infantis SOS

Aconteceu no início do mês, em Brasília, o Seminário “Livre de Violência”. Resultado de uma parceria entre a Aldeias Infantis SOS, ChildFund Brasil, Fundação Abrinq/Save the Children, Plan International Brasil e Visão Mundial – organizações não governamentais com atuação internacional – o evento discutiu as possibilidades de erradicação da violência contra a criança e o adolescente no país até 2030.

O Seminário “Livre de Violência” alertou que, a partir do ano que vem, tem início o prazo de 15 anos para que as nações de todo o mundo coloquem em prática os chamados “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), por meio de iniciativas públicas e privadas. Os ODS reúnem 17 objetivos e 169 metas para a promoção, de forma justa e equitativa (integrando as dimensões social, econômica e ambiental) dos direitos da Criança e do Adolescente, conforme preconizado durante a Conferência Rio+20. O documento final será anunciado na 70ª Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2015 e, por isso, está sob o foco do movimento internacional da infância.

A mesa de abertura foi composta por Anette Trompeter, Diretora Nacional da Plan International Brasil; Gerson Pacheco, Diretor Nacional da ChildFund Brasil; Heloísa Oliveira, Administradora Executiva da Fundação Abrinq/Save the Children; João Helder, Diretor Nacional da Visão Mundial Brasil; e Sérgio Marques, Subgestor Nacional das Aldeias Infantis SOS Brasil.

Heloísa Oliveira disse que há quarenta mil crianças e adolescentes em acolhimento no país. Segundo ela, muitas ações têm sido desenvolvidas pelas organizações responsáveis por esse contingente. Heloísa ainda citou a campanha “Cuida Bem de Mim!”, falando de sua importância para conscientizar sobre o acesso e encaminhamentos para tornar esse público em sujeito de direitos.

Durante os dois dias de evento, foram discutidos temas como as percepções e os impactos sociais da violência contra crianças e adolescentes, violência contra meninas, violência estrutural e acesso à justiça, entre outros. Confira os principais pontos debatidos clicando nos links abaixo.
Mesas temáticas – 1º Dia
Mesas temáticas – 2º Dia

(Informações e fotos: Aldeias Infantis SOS)

voltar