Clipping nacional RNPI| 13 – 22 de abril de 2015

Rede Brasil Atual – 13/04/2015

>'Não podemos permitir a redução da maioridade penal', afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff se manifestou hoje (13) contra a redução da maioridade penal. Pelas redes sociais, ela reiterou sua posição sobre o assunto e afirmou que é importante ampliar o debate que altera a legislação. A PEC 171 foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no fim do mês passado. Leia mais aqui

Jornal A Tribuna – 20/04/2015

>15 anos de conquistas na educação escolar indígena

Neste domingo, 19 de abril, é comemorado o Dia do Índio. As necessidades dos 15 povos indígenas que vivem no Acre são diversas. No que se refere à educação, desde o ano 2000 a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) desenvolve ações voltadas para as diversas comunidades e aldeias localizadas nos lugares de difícil acesso. Hoje a SEE atua com 14 etnias. Quando o Estado passou a assumir a educação indígena, há 15 anos, havia 2.222 alunos do ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 67 escolas indígenas. Cinco anos depois, o ensino médio também passou a ser oferecido. Os dados mais recentes da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais da SEE indicam que, em termos de alcance, praticamente triplicou o número de alunos, que hoje são 7.763 em 201 escolas estaduais e municipais. Confira mais aqui

Agência de Notícias do Paraná – 18/04/2015

>Em quatro anos, povos indígenas ganharam mais escolas e professores (no Paraná)

Nos últimos quatro anos, o Governo do Paraná intensificou as ações para garantir aos povos indígenas do Estado o acesso à educação de qualidade. Além de novas escolas, o quadro de professores indígenas também foi ampliado. Os novos estabelecimentos contam, ainda, com material didático bilíngue elaborado para atender às especificidades de cada comunidade. Leia mais aqui

Último Segundo – 14/04/2015

>"É absurdo pais não irem às ruas com greve de professores", diz docente da USP

Defensor da gestão democrática da escola, o professor da USP Vitor Henrique Paro se indigna ao falar sobre a dissociação entre a escola e a comunidade e o ensino e a realidade das crianças. Para ele, é absurdo os professores entrarem em greve sem que os pais estejam nas ruas defendendo a melhoria da educação pública. Paro acaba de lançar o livro "Diretor Escolar: Gerente ou Educador?" (editora Cortez), em que explora as funções do diretor e a realidade de escolas públicas e o objetivo da educação. Confira mais aqui

Portal da Capes – 16/04/2015

>Frente Parlamentar Mista de Educação é relançada na Câmara dos Deputados

Aconteceu nesta quinta-feira, 16, no Anexo IV da Câmara dos Deputados, o relançamento da Frente Parlamentar Mista da Educação, formada por 247 deputados e 5 senadores que atuarão em defesa da educação brasileira. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, tratou da importância do tema e frisou que a educação é o caminho para o desenvolvimento de todas as áreas. "A educação qualifica. Não está ao alcance do Ministério da Educação [MEC] resolver o problema da moradia, da alimentação, mas está ao nosso alcance promover a igualdade de oportunidades para a formação de uma sociedade mais democrática." Leia mais aqui

Folhapress – 19/04/2015

>Câmara aprova infiltração de agentes para combater crime na internet

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (16) um projeto de lei que regulamenta a infiltração de agentes policiais na internet em investigações sobre crimes sexuais contra crianças e adolescentes. O texto será analisado pelo Senado. Leia mais aqui

Diário de Pernambuco – 12/04/2015

>Aos 63 anos, professora encanta alunos da rede municipal de Olinda com fantasias

Branca de neve, lobo mau, formiga, princesa e Luiz Gonzaga. Todos esses personagens já visitaram a Creche Escola Bartolomeu Aroucha, no bairro de Jardim Atlântico, Olinda. Pelo menos é o que acreditam os alunos da professora Rosa Fonseca, 63 anos. Durante as aulas, a educadora encarna esses papéis, vestindo fantasias confeccionadas manualmente. Para estimular a imaginação das crianças, a professora assume diferentes facetas e leva encantamento aos estudantes da educação infantil da rede municipal de Olinda. Confira mais aqui

Veja – 17/04/2015

>Por que investir nas crianças faz toda a diferença

Cada prefeito tem um horizonte de tempo, tendo em vista sua motivação pessoal, sua carreira política e experiência anterior. Nos últimos artigos que compõem esta série, vamos sugerir quatro medidas que podem se transformar em magníficas florestas. Elas são complexas e seus efeitos levam algum tempo para aparecer. É um trabalho para políticos com visão de longo prazo, políticos que também são homens públicos e estadistas. Leia mais aqui

A Tribuna – 20/04/2015

>Forquilhinha será palco de debates sobre a Primeira Infância

Pelo segundo ano consecutivo, Forquilhinha será palco de grandes debates envolvendo políticas públicas para a infância. A partir do dia 22 até 24 de abril, os principais nomes nacionais relacionados aos assuntos estarão reunidos no 2º Seminário Nacional de Políticas Públicas para Primeira Infância – “Um Tributo a Zilda Arns”. O evento é uma realização conjunta da Prefeitura Municipal de Forquilhinha, Secretaria Municipal de Assistência Social, Unicef, Pastoral da Criança, com apoio da Rede Nacional Primeira Infância, Rede Não Bata Eduque, Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Fundação Xuxa Meneghel, Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). Leia mais aqui

Agência AFP – 21/04/2015

>Novo estudo reforça a inexistência de vínculos entre vacinas e autismo

Um novo estudo científico descartou a existência de vínculos entre o autismo e a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR), mesmo entre crianças de alto risco - de acordo com uma pesquisa norte-americana publicada nesta terça-feira. Os resultados publicados no Journal of the American Medical Association (JAMA) baseiam-se em um estudo feito com cerca de 95 mil jovens. Confira mais aqui

El País Brasil – 21/04/2015

>É preciso ser um pouco sujo para ficar saudável?

Vistos de longe, os objetivos da pesquisa poderiam parecer absurdos. Cientistas do departamento de alergologia do hospital de Gotemburgo, na Suécia, escolheram mais de 1.000 crianças e mandaram uma série de perguntas a seus pais. Algumas delas buscavam saber se eles sofriam de algumas das alergias mais comuns: asma, eczema, rinite ou conjuntivite. Até aí, nada de estranho, considerando a origem de seu interesse. Mas depois perguntaram algo mais surpreendente aos pais: usavam máquina de lavar louça ou lavavam os pratos à mão? A pergunta parecia não fazer sentido, sem falar que as máquinas são mais eficientes na lavagem da louça. Confira mais aqui

Estadão Conteúdo – 20/04/2015

>Pais vão à Justiça para antecipar entrada no 1º ano

A controvérsia sobre a idade mínima de ingresso no ensino fundamental, previsto a partir dos 6 anos, leva pais à Justiça para garantir a matrícula dos filhos antes do prazo. As famílias afirmam que a criança já tem maturidade de aprendizado e comportamento para a etapa seguinte. Especialistas defendem que a aceleração pode ser fruto da ansiedade dos pais e a regra deve ser respeitada. Leia mais aqui

Agência Estado – 13/04/2015

>Cozinhas viram salas de aula em colégios de São Paulo

Lápis e caderno dão lugar a panela e colher de pau. Em vez de giz de cera, as mãos ficam sujas de farinha. Em colégios de São Paulo, a cozinha virou sala de aula. Popular na TV e nas redes sociais, a culinária ganha força como estratégia pedagógica, da educação infantil ao ensino médio. A atividade ajuda a conquistar autonomia e até as disciplinas clássicas, como Ciências, Matemática e Inglês. Confira mais aqui

Revista Crescer – 14/04/2015

>Educação fora da escola

Uma decisão inédita da justiça reacendeu o debate sobre a educação domiciliar no Brasil. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, permitiu, por meio de liminar, que a jovem Lorena Dias, 17 anos, obtenha o certificado de conclusão do Ensino Médio – mesmo tendo feito os estudos em casa (com seus pais em vez de professores, de 2011 a 2014). Por meio do ENEM, a jovem foi aprovada no curso de jornalismo da Universidade de Brasília (UnB) e está frequentando as aulas. No entanto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFB) e o Inep podem recorrer para não emitir o certificado de conclusão do E.M. Leia mais aqui

Educar para Crescer – 14/04/2015

>Como Portugal ampliou o acesso à Educação Infantil sem perder qualidade

Participação da sociedade, valorização e formação do professor, supervisão qualificada, fontes de financiamento, intencionalidade pedagógica. Essas são algumas das áreas que ganharam foco no campo educacional em Portugal e ajudaram a ampliar a cobertura na Educação Infantil. Entre 1999 e 2009, a oferta de vagas em creches no país aumentou de 13% para 34,90%, e em 2012 mais de 90% das crianças de 5 anos de idade tinham acesso gratuito aos jardins de infância - como são denominadas as pré-escolas portuguesas. Leia mais aqui

Em.com.br – 16/04/2015

>Assembleia e OAB-MG reforçam apuração sobre casos de bebês retirados de mães humildes

As denúncias de irregularidades nas adoções de crianças em Barbacena, na Região Central de Minas, a 173 quilômetros de Belo Horizonte, devem ser investigadas in loco pelas comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas e da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB-MG). Segundo William Santos, coordenador da comissão da OAB-MG, a ida de representantes de ambas as instituições à cidade, nos próximos dias, será precedida de uma comunicação oficial sobre o caso ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Confira mais aqui

Nos Estados

G1 – 13/04/2015

>Justiça regulariza direito fundamental à Educação Básica no Maranhão

A Justiça Federal determinou que o Estado do Maranhão e a União que se abstenham de praticar qualquer ato que limite o acesso de crianças de quatro e seis anos aos Ensinos Infantil e Fundamental, respectivamente, independentemente da data de aniversário. Confira mais aqui

G1 – 20/04/2015

>DF tem 5 famílias inscritas para cada criança disponível para adoção

Dados da Vara da Infância e da Juventude apontam haver cinco famílias cadastradas para cada criança e adolescente disponível para adoção no Distrito Federal. Os processos só não são concluídos por falta de compatibilidade entre os perfis: a maior parte dos pretendentes procura meninos e meninas de até 2 anos, saudáveis, de cor clara e sem irmãos. Atualmente há apenas um bebê na faixa etária, que é tetraplégico e tem comprometimento cognitivo irreversível. Leia mais aqui

Jornal de Brasília – 16/04/2015

>Padrinhos dão perfil ainda mais familiar às creches públicas de Brasília

A comunidade de Samambaia recebeu mais dois Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis) na manhã desta quinta-feira (16): as creches Pica-Pau-Branco e Angico, na QR 7 e na QN 503, respectivamente. Assim como nas outras 33 unidades de ensino já em funcionamento, pessoas da sociedade são escolhidas como padrinhos ou madrinhas simbólicos das unidades. A subsecretária de Concessões da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Cristina Melo, e o representante de uma construtora civil, André Araújo, são os patronos da Pica-Pau-Branco. Confira mais aqui

Diário do Litoral – 16/04/2015

>Conselhos Tutelares de Guarujá recebem capacitação

O Conselho Nacional de Direito da Criança (Conanda) realizou, na última semana, uma capacitação para os Conselhos Tutelares que já atuam na preservação dos direitos das crianças e também aos interessados na eleição do próximo Conselho. A palestra aconteceu na Câmara Municipal e foi ministrada pelo representante Conanda, Antônio Jorge dos Santos. Confira mais aqui

Aqui Acontece – 17/04/2015

>Capacitação orienta conselheiros tutelares sobre atenção a vítimas (em Maceió)

Os conselheiros tutelares das sete regiões administrativas (RAs) de Maceió participam de uma capacitação sobre o enfrentamento da violência interpessoal e o combate às violações dentro e fora dos ambientes de convívio coletivo. A iniciativa faz parte das ações da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) – à qual a gestão municipal aderiu em 2013 – e conta com os trabalhos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Leia mais aqui

G1 – 20/04/2015

>Obras de creches do Proinfância continuam atrasadas em Maceió

Financiadas pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do governo federal, em parceria com a Prefeitura de Maceió, as obras de oito creches públicas previstas para atender crianças da periferia da capital alagoana continuam atrasadas. Confira mais aqui

Primeira Edição – 21/04/2015

>Ação de combate à violência contra a criança tem início no próximo dia 25 (em Maceió)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também é responsável por promover e defender os diretos das crianças e adolescentes. Por esta razão, realizará no dia 25 de abril a 18 de maio, uma ação alusiva ao Enfrentamento ao Abuso e a Violência Sexual Contra a Criança e ao Adolescente, contrapondo as agressões sexuais contra crianças e adolescentes e como parte da Rede de Proteção de Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Confira mais aqui

São Miguel Agora – 14/04/2015

>Município realiza audiência pública para discussão do Plano pela 1ª Infância (em São Miguel do Tapuio, PI)

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio realizou na manhã de hoje, 14 de abril, a Audiência Pública para discussão do Plano Pela Primeira Infância e culminância das Conferências Livres Municipais no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I). Leia mais aqui

Portal Novidade – 12/04/2015

>Projeto ‘Teatro na Educação’ estreia nova peça em Valinhos

Abrindo a edição 2015 do projeto ‘Teatro na Educação’ estreia, no próximo dia 17, sexta-feira, o espetáculo ‘O Curunim e o Jabuti Sabido’. (...) Até 6 de julho o projeto percorrerá as 25 Emebs com 50 apresentações para alunos da educação infantil. Iniciado em 2013, o ‘Teatro na Educação’ é uma realização das secretarias de Educação e de Cultura e Turismo com o objetivo de levar a arte para dentro das escolas. Leia mais aqui

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Secretaria Executiva RNPI - 2015/17