Boletim da RNPI | Edição 6 | Agosto de 2015

Seminário e lançamentos marcam o mês de valorização da paternidade

No Mês de Valorização de Paternidade, o Grupo de Trabalho Homens pela Primeira Infância e a Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância realizaram o Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância, no Rio de Janeiro. Mais de cem pessoas participaram do evento, que abordou, entre outros temas, a importância de se favorecer a cultura do cuidado pelos homens e o aumento da licença-paternidade.Confira

  • Alguns dos destaques foram o lançamento da plataforma “Homens Cuidam”, da segunda edição do “Programa P: Manual para o exercício da Paterndade" pelo Instituto Promundo, e o lançamento do documentário "Pai não é visita" do Instituto Papai. Clique aqui e veja mais.

Seminário aconteceu na sede do Sindicato dos professores do município do Rio de Janeiro e reuniu ONGs, gestores públicos e universidades.

>GT de Saúde e GT de Proteção e Prevenção às Violências elaboram planos de ação para próximo triênio

Os últimos meses foram animados para os integrantes dos Grupos de Trabalho da RNPI, que tiveram encontros presenciais para definir o planejamento estratégico dos próximos anos.

  • O GT Saúde fez um seminário interno em Fortaleza, com a presença dos integrantes do GT e de convidados especiais. Confira
  • O GT de Prevenção e Proteção às violências contou com uma facilitadora, e teve o encontro presencial em São Paulo, em julho. Confira

  • >Participe da campanha em defesa das brinquedotecas hospitalares

    A Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBRI convoca a todos os defensores dos direitos das crianças a assinar uma petição pública em defesa das brinquedotecas hospitalares. As assinaturas serão levadas a audiência pública na Comissão de Educação da Câmara Legislativa, que acontecerá em setembro, pedem que a lei 11.204, aprovada em 2005, seja finalmente regulamentada. A ABBRI é integrante do GT do Brincar, que teve seminário este mês, em Curitiba, justamente sobre o tema “O direito ao Brincar na Saúde”. Confira

    >Brasília sedia o I Encontro Nacional Cultura e Primeira Infância

    O Encontro, que contará com a presença do Ministro Juca Ferreira, pretende discutir a elaboração e aplicação de Políticas Públicas de Cultura voltadas a crianças de até seis anos, além de proporcionar um espaço de intercâmbio entre diferentes atores das áreas da Cultura e da Educação. Uma realização do GT Cultura, da Rede Nacional Primeira Infância, e da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura, e contará com a presença de consultores do Ministério da Educação. Confira

    >Construindo o Inédito Viável

    Claudius Ceccon, coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância, escreve artigo sobre a redução da maioridade penal, aprovada pela Câmara dos Deputados, e que tramitará no Senado. “Fica no ar a pergunta: por que os deputados que acabaram de aprovar em segunda votação a mudança que altera a Constituição no capítulo de direitos, passando a determinar o rebaixamento da maioridade penal, não consideraram o que é consenso na maioria dos países, não ouviram essas opiniões qualificadas, unanimemente contrárias à medida?”. Confira

    >O Grupo de Trabalho do Brincar, da RNPI, realizou o seminário "Brincar na Saúde" em Curitiba, no início do mês.

    >ONGs, movimentos sociais, e órgãos públicos participaram da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que aconteceu no início do mês e teve como tema “Amamentar e Trabalhar: o compromisso é de todos”.

    >A Secretaria Executiva da RNPI esteve presente no nono encontro presencial da Rede Brasileira Infância e Consumo (Rebrinc) que avaliou sua trajetória e debateu os rumos de sua atuação, que será focada em educadores.

    >A RNPI enviou uma carta à Presidenta da República Dilma Rousseff pedindo a publicação do decreto que regulamenta a lei 11.265/2006, sobre comercialização de alimentos para lactentes e crianças.

    >Concurso da Rede Não Bata Eduque premia criações com o tema: Bater e humilhar não é legal, como posso mudar isso? Participe e divulgue!

    >O GT de Participação Infantil teve encontro presencial no Rio de Janeiro e escolheu a nova coordenação: Ana Marcílio, da Avante, e Moana van de Beuque, do Cecip, como suplente.

    >Integrantes do GT de Educação estiveram presentes no Seminário de Avaliação Infantil, em Curitiba. No final, os participantes aprovaram uma moção de apoio a publicação da portaria que institui a ANEI - Avaliação Nacional da Educação Infantil.

    >A Fundação Abrinq lançou o Relatório Um Brasil para as Crianças e os Adolescentes que avaliou a gestão da presidenta Dilma Rousseff. A pesquisa sobre os indicadores sociais e as políticas implementados durante os anos de 2011 a 2014 registrou os avanços conquistados e mostra os desafios.

    >O Seminário “Posso Falar” promoveu debate sobre participação infantil e escuta de crianças como ferramenta de luta por seus direitos e reuniu representantes dos dez municípios assistidos pelo projeto, na Bahia.

    >O Comitê Distrital pela Primeira Infância iniciou suas atividades no DF com reunião que definiu as metas prioritárias do grupo.

    AGENDA

    Confira aqui eventos em todo o Brasil sobre Primeira Infância:

    Parceiros Institucionais
    Secretaria Executiva RNPI - 2015/17