Boletim RNPI | Edição 7 | Outubro de 2015

Rede Nacional Primeira Infância produz moção de apoio à ANEI e carta ao MEC com posicionamento e pedidos

A Rede Nacional Primeira Infância vai entregar nos próximos dias ao Ministério da Educação uma moção de apoio à Avaliação Nacional da Educação Infantil (ANEI). A proposta da Avaliação, que foi apresentada pelo INEP, pretende levantar dados sobre as condições da educação oferecida para crianças de até seis anos em todo o país, avaliando itens como oferta de vagas, espaço físico, equipamentos disponíveis, gestão, entre outros. Além da moção, uma carta será entregue ao ministro Aloizio Mercadante apresentando o posicionamento da RNPI sobre o lugar da educação infantil nas políticas públicas para a Primeira Infância e pedindo que os recursos do programa Proinfância sejam preservados dos cortes orçamentários. Confira

Mais de 20 organizações da RNPI participaram do encontro no Rio de Janeiro

>Seminário Nacional Currículo e Avaliação da Educação infantil: vídeos e apresentações estão disponíveis online

Estão disponíveis os vídeos com a íntegra do Seminário Nacional Currículo e Avaliação da Educação Infantil: políticas para a primeira infância, que aconteceu no fim de setembro e reuniu mais de 200 pessoas no Rio de Janeiro. O material pode ser acessado neste link, gratuitamente, e está dividido pelas mesas do evento, que abordou a Base Nacional Comum Curricular e a Avaliação Nacional da Educação Infantil (ANEI). As apresentações dos palestrantes também estão disponíveis para download. Confira

>"Carta de Brasília" apresenta propostas para integração entre Cultura e Educação Infantil

Depois de dois dias de debates, apresentações qualificadas, e da entrada do Ministério da Cultura (MinC) na RNPI, o I Encontro Nacional Cultura e Primeira Infância deu origem a mais um belo fruto: a "Carta de Brasília", que relata o início desse diálogo entre Cultura e Educação Infantil, e traz recomendações para a formulação e implementação de políticas culturais para a Primeira Infância. Confira

>Direitos das gestantes, mães e bebês no sistema prisional é tema da Semana do Bebê do Rio de Janeiro

Um dos temas a serem discutidos é a importância da celeridade dos processos relativos a essas mulheres e de que seja dada prioridade às medidas não privativas de liberdade. Nos casos em que a prisão é necessária, a Semana do Bebê também procura mostrar a importância de uma atenção específica à maternidade e ao desenvolvimento do bebê. A lei determina atenção à saúde da gestante, com a realização de pré-natal, e condições adequadas para que as mães possam cuidar de seus filhos pelo menos até os seis meses de vida. Confira

>Artigo: O que a infância brasileira pode esperar para os próximos 15 anos

Artigo de Heloisa Oliveira, administradora executiva da Fundação Abrinq, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Observatório da Criança e do Adolescente. “O Brasil cumpriu 6 dos 7 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Somente não cumprirá a meta de redução da mortalidade materna, que permanece sendo um desafio a ser enfrentado em nosso país, no período futuro”. Confira

Curtinhas

>No último mês, a RNPI enviou duas cartas para a presidenta Dilma Rousseff: uma sobre o corte orçamentário e outra no Dia das Crianças.

>Está chegando a data da Assembleia da Rede Nacional Primeira Infância, que acontecerá no Rio de Janeiro. Guarde as datas na sua agenda, será nos dias 26 e 27 de Novembro, e estamos preparando momentos significativos de trocas de experiências e encontros. Em breve, mais informações!

>A RNPI está participando dos Seminários Macro Regionais de apoio à implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. A Avante representou a RNPI no Seminário do Nordeste, IFAN representará na região Norte, e a Secretaria Executiva representará a RNPI no seminário das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

> Você já cadastrou as atividades da sua organização na plataforma colaborativa Mapa da Infância Brasileira? Conheça essa linda iniciativa e participe!

>O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, realizou uma série de entrevistas sobre o Dia das Crianças, e estão disponíveis na internet.

>O Ministério da Saúde publicou uma recomendação para que Estados e Municípios regulem o uso abusivo de medicamentos na infância.

>O seminário "Criança e sua Participação na Cidade", que reuniu mais de 300 pessoas no Rio de Janeiro apresenta propostas de ação elaboradas por adultos e crianças.

>O Projeto Criança Fala, da Criacidade, conseguiu que o Glicério entrasse no circuito cultural infantil que acontecerá dia 31 de outubro, em São Paulo, com programações culturais para as crianças e ações de saúde com as famílias principalmente com as gestantes.

!AGENDA!

Veja aqui informações sobre eventos relacionados à Primeira Infância no Brasil

Parceiros Institucionais
Secretaria Executiva RNPI - 2015/17