Boletim RNPI | Edição 14 | Junho de 2016

Seminário Internacional aborda a implementação do Marco Legal da Primeira Infância

O evento acontece na próxima semana, no Congresso Nacional, e vai reunir debates, trocas de experiência e audiências públicas com o objetivo de contribuir para a aplicação da Lei 13.257/2016, sancionada em 8 de março, e que coloca o Brasil na vanguarda na elaboração de leis voltadas à promoção do desenvolvimento integral na Primeira Infância. As inscrições são gratuitas, e o evento conta com o apoio da Rede Nacional Primeira Infância. Veja mais informações

Paralelamente ao Seminário, acontece o III Festival Primeiro Olhar, com programação para artistas interessados no campo e espetáculos para crianças e famílias. Confira

Seminário acontece entre os dias 05 e 07 de julho, no DF

>O Marco Legal da Primeira Infância e a atenção e cuidado a crianças e adolescentes em situação de rua

Rubens Bias, analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, aborda o avanço do Marco Legal da Primeira Infância para a atenção e o cuidado a crianças em situação de rua. E fala também sobre a nota técnica publicada pelos Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Social sobre a atenção integral às mulheres e adolescentes em situação de rua, usuárias de drogas e seus filhos recém-nascidos. Confira

>Pobreza, analfabetismo e morte prematura podem ser o futuro das crianças mais pobres do mundo

Com base nas tendências atuais, 69 milhões de crianças menores de 5 anos morrerão de causas que poderiam ser evitadas, 167 milhões de crianças viverão na pobreza e 750 milhões de mulheres terão se casado ainda crianças até 2030, data limite para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – a menos que o mundo se concentre na situação de suas crianças mais desfavorecidas, de acordo com relatório do UNICEF divulgado esta semana. Confira

>GT Cultura da RNPI envia carta ao MinC reforçando compromissos da cultura e primeira infância

O Grupo de trabalho protocolou uma carta ao ministro interino da Cultura, Marcelo Calero, em que lista ações e compromissos firmados pelo Ministério que fortalecem a cultura e a primeira infância, e pede que sejam continuados pela atual gestão. Entre as ações, está o Programa Nacional de Formação Artística e Cultural, a realização do II Seminário Cultura e Primeira Infância e a Campanha Nacional Cultura e Primeira Infância. Confira

>Documentário O Começo da Vida atingiu mais de 200 milhões de pessoas desde sua estreia

Um mês após sua estreia nos cinemas, no dia 5 de maio, “O Começo da Vida” foi disponibilizado em diversas plataformas de acesso online, e conquistou o primeiro lugar na lista “Top 10 Filmes” do iTunes, sendo o único longa brasileiro deste ranking. O filme, que tem apoio da Rede Nacional Primeira Infância, é dublado em seis idiomas e legendado em 21, e está acessível nas plataformas online VIDEOCAMP, Netflix, iTunes, Google Play e Net Now. Confira

Curtinhas:

>A Rede Nacional Primeira Infância está se preparando para uma ação nas eleições municipais 2016! Aguarde, em breve, novidades!

>E os integrantes da RNPI elegeram a nova logotipo, que está em fase de finalização, aguarde! Em breve teremos uma nova identidade visual!

>O Fórum Nacional DCA publicou carta aberta que lista providências necessárias para a plena garantia dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros na atual conjuntura política.

>Projeto Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, premia mais de 100 gestores de todo o Brasil.

>Neca e Unicef lançam biblioteca virtual que oferece material para políticas públicas de proteção à infância.

>A ANDI lançou um guia online de referência para a cobertura jornalística sobre castigos físicos e humilhantes contra crianças, da série Projeto Jornalista Amigo da Criança.

>O Governo do Paraná realizou um simpósio sobre a implementação do Marco Legal da Primeira Infância no estado com presença da Rede Estadual Primeira Infância do Paraná.

>Nos dias 13 e 15 de julho, São Paulo e Rio de Janeiro receberam o I Seminário Criança e Natureza organizado pelo recém lançado projeto do Instituto Alana, o Criança e Natureza.

>Fórum Estadual de Educação Infantil do Maranhão, com apoio do Unicef e da Plan Brasil, realizou um seminário para iniciar a construção do Plano Estadual pela Primeira Infância, à luz do Marco Legal da Primeira Infância.

>A Rede Marista de Solidariedade lança o livro “Direito à Aprendizagem e Gestão Democrática: caminhos possíveis”.

>IPA Brasil divulga documento sobre impacto das condições ambientais no direito ao brincar.

>Os finalistas do II Prêmio Nacional de Participação Infantil, realizado pelo projeto Criança Pequena em Foco, serão divulgados em breve! Fique de olho no site para conhecer os projetos selecionados.

>Começou a ser entregue nas instituições de educação infantil de Salvador o Kit Família, para apoiar o acompanhamento do desenvolvimento infantil, organizado pela Avante para o Programa Nossa Rede Educação Infantil.

>O Primeira Infância Melhor (PIM) foi homenageado na 17º Semana do Bebê em Canela, com um troféu, dado a instituições que se destacam e que apoiam a primeira infância.

>BID lança curso gratuito sobre Desenvolvimento Infantil online.

AGENDA!

Parceiros Institucionais
Secretaria Executiva RNPI - 2015/17