Boletim RNPI | Edição 25 |Dezembro de 2017

Assembleia de Primavera promove encontros e reflexões sobre atuação da Rede Nacional Primeira Infância

Cerca de 70 defensores dos direitos das crianças, de todas as regiões do Brasil, participaram da Assembleia de Primavera da Rede Nacional Primeira Infância, no Rio de Janeiro. O encontro aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro, no Museu da República, e fez um grande balanço das atividades da RNPI ao longo dos últimos três anos – período da gestão do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular como secretaria executiva da Rede, além de promover uma reflexão sobre as práticas da RNPI e as ações futuras da Rede. No encontro, também foi celebrada a despedida do CECIP como secretaria executiva da RNPI e a posse da ANDI – Comunicação e Direitos que assumirá como secretaria executiva em janeiro de 201 – além das trocas de informação e afeto, tão comuns aos encontros presenciais dos integrantes da Rede. Veja aqui a matéria completa.

A Assembleia de Primavera de 2017 reuniu mais de 70 integrantes da RNPI no Museu da República, Rio de Janeiro

> Alunos recebem certificado do curso "Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância"

Cento e doze gestores públicos e defensores dos direitos das crianças, de diversos estados brasileiros, vão receber o certificado de conclusão do Curso para Elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância. Os alunos do curso receberam o certificado, impulsionando a realização de PMPIs nas cidades e também mobilizando profissionais sobre a impotrância de políticas públicas intersetoriais voltadas às crianças. Iniciado em agosto de 2017, o curso à distância recebeu mais de 3 mil inscrições, e foi oferecido gratuitamente para 250 gestores públicos e defensores de direitos das crianças, de 135 cidades brasileiras. Confira!

>“Todo ser humano nasce poeta” – diferentes formas de integração das crianças à cultura é tema de roda de conversa da RNPI

Integrantes do GT Cultura da Rede Nacional Primeira Infância, profissionais da educação infantil, psicólogos, artistas, estudantes, pais, mães e crianças conversaram, no Rio de Janeiro, sobre a importância da integração à cultura na formação humana, desde bebês. O dramaturgo Luiz André Cherubini, do Grupo Sobrevento, a especialista em educação infantil Suzana Soares Macedo, da Aliança pela Infância, a antropóloga Rita de Cássia Oenning, da organização Shine a Light, e Karen Acioly, do Festival Internacinal de Linguagens, todos integrantes do GT Cultura, puxaram a roda de conversa “Cultura e Primeira Infância” e tocaram em temas como as especificidades das crianças na criação e fruição da cultura e arte e a importância do afeto, do acolhimento e integração, desde bebês, em suas comunidades. Clique aqui e veja mais.

>Um pouco das reflexões e a despedida do CECIP como secretaria executiva da RNPI

Ser secretaria executiva de uma rede tão grande e potente como a Rede Nacional Primeira Infância tem suas delícias e dores - e o CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular, chegando ao final de sua gestão, quer compartilhar seus aprendizados e reflexões neste tão importante papel. O mandato como secretaria executiva é concedido por uma eleição, atualmente tem a duração de três anos - e é uma função recheada de dúvidas, escolhas e novas paisagens, que enriquecem e desafiam a organização eleita. E é a hora da nossa despedida, que traz alegria pelo trabalho realizado - e uma pontinha de saudade também. Clique aqui e veja a matéria completa.

>Diversidade de experiências de paternidade é tema de nova publicação da Rede Nacional Primeira Infância

Já está disponível para download gratuito o Relatório Técnico do III Seminário Nacional Paternidades e Primeira Infância, que traz uma síntese das principais discussões e reflexões feitas durante o encontro, que aconteceu nos dias 01 e 02 de setembro de 2017, em São Paulo, uma realização do GT Homens pela Primeira Infância, da Rede Nacional Primeira Infância. A publicação faz um relato das diferentes apresentações e intervenções do público durante o seminário, que debateu temas como as políticas públicas de apoio ao cuidado paterno, paternidades diversas e paternidades e dinâmicas familiares. Além disso, o relatório traz uma carta de recomendações, com propostas dos integrantes do GT Homens pela Primeira Infância para os gestores públicos, organizações e pessoas interessadas no tema. Confira!

Curtinhas

>A Rede Nacional Primeira Infância acaba de criar um comitê interno de acompanhamento da proposta de lei do Estatuto da Adoção, que está tramitando no Senado Federal.

>Documento do Ministério da Saúde relata consenso entre especialistas: não existem evidências científicas que justifiquem rastreamento de risco psíquico obrigatório para bebês ou crianças.

>O Observatório da Primeira Infância e o Mapa da Desigualdade da Primeira Infância foram lançados no início do mês pela Rede Nossa São Paulo, Programa Cidades Sustentáveis e Fundação Bernard van Leer.

>Foi assinada no fim de novembro, em Bogotá, a Agenda Regional para o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância, pacto internacional entre 11 países da América Latina, com quatro compromissos relacionados a temas do desenvolvimento infantil até os 6 anos de idade.

>A Rede Marista de Solidariedade realizou em novembro os "Seminários sobre Investimento Público na Infância", veja aqui uma das publicações que serviram de apoio aos participantes, e que sistematiza algumas das ideias levadas ao encontro pelo peruano Jorge Oroza.

>A Visão Mundial lançou a publicação Mapa da Política de Formação Continuada dos Conselhos dos Direitos e Tutelares no Nordeste Brasil.

>Moção de apoio à PEC que prevê permanência do Fundeb foi aprovada em Semana de Valorização da Primeira Infância no Senado Federal.

>Guia Primeira Infância em Pauta, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, traz um compilado de sugestões e abordagens para que comunicadores, em diferentes contextos, possam sensibilizar seu público.

>Instituto Fazendo História lança publicação que sistematiza o programa “Apadrinhamento Afetivo”.

>O Seminário "Diálogos sobre qualidade na educação infantil: a experiência do Paralaparacá", da Avante Educação e Mobilização Social, está disponível na íntegra, em vídeo, no Youtube.

>O projeto Criança Pequena em Foco, do CECIP, apresentou sua experiência em encontro de inovação urbana cidadã, no Chile.

>Seminário "Implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua: desafios e perspectivas", do CIESPI, foi um sucesso.

>Criança Segura lança campanha "Um olhar muda tudo".

>O integrante da RNPI Djan Moreira, da Acontepi, recebe dia 18/12 a Medalha Darcy Araújo, por sua atuação no Conselho Tutelar de Teresina. Parabéns!

Agenda

Parceiros Institucionais
Secretaria Executiva RNPI - 2015/17