Boletim RNPI | Edição 26 | Fevereiro de 2018

Entidades da sociedade civil demandam que o governo federal atue pelo fim da violência contra crianças e adolescentes

Representantes de instituições da sociedade civil que atuam na prevenção, defesa, promoção e controle social dos direitos de crianças e adolescentes, entregaram na quarta-feira (31/01) uma manifestação à Ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, ao Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e à Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Berenice Maria Gianella, solicitando o comprometimento do Estado brasileiro no enfrentamento e fim da violência contra crianças e adolescentes no Brasil, para contribuir com o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Veja aqui a matéria completa

O representante do Instituto Alana, Pedro Hartung, entrega documento para a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Berenice Maria Gianella.

>Encontro “Primeira Infância na Cidade do Rio” tem inscrições abertas e gratuitas

"Primeira Infância na Cidade do Rio" é um encontro para reunir informações e conhecer mais sobre o que o Rio de Janeiro tem feito pelas crianças de 0 a 6 anos. O evento será realizado no dia 6 de fevereiro, das 13h às 17h, no auditório da Universidade Veiga de Almeida. O objetivo é ouvir e integrar as ações que envolvem o Sistema de Garantia de Direitos da cidade do Rio na execução e monitoramento do Plano Municipal pela Primeira Infância- PMPI, compartilhar iniciativas realizadas no Legislativo, Executivo e Judiciário. Participe!

>Vacina da febre amarela em crianças: restrições e quem deve tomar

A febre amarela pode ameaçar especialmente as crianças, que estão com o sistema imunológico ainda imaturo. Só que a vacina nessa faixa etária envolve algumas medidas e restrições – que foram abordadas em detalhe num novo documento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Pra começo de conversa, o texto reforça um ponto crucial: antes dos 6 meses de idade, nenhum bebê deve ser imunizado contra a febre amarela. Saiba mais

>CanalBloom: Nova plataforma reúne informações práticas sobre primeira infância

O CanalBloom traz conteúdos em texto, vídeos e áudios que facilitam o acesso à informação sobre os primeiros seis anos de vida das crianças. São cursos, quadrinhos, animações, infográficos e outros tantos recursos. Entre os principais temas estão: as birras, como agir em relação ao sono, ao choro, imposição de limites, inserção no ambiente escolar, a chegada de irmãos, separação dos pais, tecnologia na infância, estímulo à autonomia, etc. O conteúdo do site e do aplicativo podem ser acessados gratuitamente de forma integral. Acesse

>Programa de Educação Infantil beneficia seis municípios paulistas em 2018

Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho. Estes são os seis municípios do interior de São Paulo que somam mais de 160 mil moradores e vão receber, ao longo de 2018, o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação. O primeiro encontro regional, com a participação de representantes dos municípios parceiros, será no dia 20 de fevereiro, em Capivari. Confira!

Curtinhas

>Publicação “O ser e o agir transformador” do programa Escolas Transformadoras já está disponível online.

>Confira relato do programa Criança e Natureza sobre uma conferência internacional que debateu a importância de pátios escolares com mais natureza.

>Programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, entrevista a psicanalista Ana Olmos. Leia: “Dizer não ao consumismo é saudável para o desenvolvimento infantil”.

>Durante o seminário "Diálogos sobre qualidade na Educação Infantil: a experiência Paralapracá", realizado em Salvador, em novembro de 2017 pela Avante, especialistas discutiram, em uma roda de conversa dedicada ao tema, os desafios para a garantia do direito à participação da criança. Saiba mais!

>Já está disponível para acesso e download o 2° volume do Guia Prático de Atualização da Caderneta de Saúde da Criança e do Adolescente. Acesse e confira!

>Você produz audiovisual para crianças? Conhece quem produz? Inscreva seu filme ou avise para seu/sua amigo(a) produtor(a) que estão abertas as inscrições para a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis!

>Profissionais da Educação de São Paulo e região, estão abertas as inscrições de mais uma edição do curso “Infância Vivenciada – Primeira Infância”!

>Programa americano International Center for Journalists seleciona brasileiros para programa de capacitação sobre primeira infância.

>Portal 4Daddy publica artigo de Lacy Pires sobre parentalidade, com uma abordagem pós-moderna do papel do pai e de como na família, na configuração que tiver, se distribuem as funções.

>Pastoral da Criança promove celebração de encerramento da campanha Pequenos Reis Magos.

Agenda

Parceiros Institucionais
Secretaria Executiva RNPI - 2018/20