Boletim RNPI | Edição 27 | Março de 2018

Homenagem ao querido amigo Wanderlino Nogueira

A Rede Nacional Primeira Infância recebeu com pesar a notícia do falecimento do promotor de justiça aposentado Wanderlino Nogueira Neto. Incansável defensor dos direitos das crianças e dos adolescentes, Wanderlino integrou o Comitê sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, instância responsável por monitorar a implementação das normas da Convenção sobre os Direitos da Criança. No Brasil, trabalhou na formulação do Estatuto da Criança e do Adolescente e em diversas publicações sobre o tema. Seu trabalho foi reconhecido pelo governo brasileiro quando ganhou, em 2011, o Prêmio Direitos Humanos, a mais alta condecoração concedida pelo governo a pessoas e entidades que se destacaram na defesa, promoção, enfrentamento e combate às violações dos direitos humanos no país.

Wanderlino Nogueira, um ícone em defesa da criança

>Marco Legal da Primeira Infância será debatido na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados sediará na próxima quarta-feira, 7 de março, o “Seminário Comemorativo do Marco Legal da Primeira Infância”, que completa dois anos no dia 8 de março. A Rede Nacional da Primeira Infância coordenará o painel sobre “o que mudou a partir do Marco Legal”. O efeito da prisão parental sobre a saúde mental e comportamentos antissociais dos filhos ao longo da vida também será foco do debate. Com a participação de cinco ministérios, o evento ocorrerá no auditório Nereu Ramos. O link para acompanhar o seminário pela internet será divulgado pela Câmara nos próximos dias. Participe!

>Paralapracá disponibiliza ambiente virtual para profissionais de todo o Brasil

Imagine poder contar com uma plataforma online que reúne uma série de conteúdos e ferramentas que podem apoiar seu trabalho na Educação Infantil por meio de diferentes percursos formativos? Agora, imagina ter acesso a um espaço que permite a aprendizagem colaborativa e a ampliação do seu repertório de práticas? Assim é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do programa Paralapracá, uma frente de formação de profissionais da Educação Infantil, realizada pela Avante – Educação e Mobilização Social. Para participar é muito simples. Basta acessar o AVA Paralapraca, criar um breve cadastro e desfrutar de um ambiente com múltiplas aprendizagens. Saiba mais

>STF reafirma a prioridade absoluta da criança e concede habeas corpus coletivo para mães

No dia 20 de fevereiro, a proteção à infância e aos direitos humanos no Brasil conquistou uma vitória histórica. A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria de votos, que mulheres presas preventivamente e adolescentes internadas que sejam gestantes ou mães de crianças de até 12 anos ou de pessoas com deficiência cumpram prisão domiciliar. A decisão faz valer o Marco Legal da Primeira Infância, aprovado em 2016, que cria um conjunto de planos, programas e serviços que visam garantir o desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos, reconhecendo a importância fundamental desse período. Veja

>Por que a Justiça mantém mães sem condenação na cadeia, segundo esta defensora

Em entrevista, Maira Diniz analisa por que mulheres com filhos pequenos aguardam o julgamento encarceradas, mesmo que esses casos deem direito à prisão domiciliar. Segundo defensora, direito de mães a cumprirem prisão provisória em casa não é respeitado devido à cultura de encarceramento do país. "A regra é a prisão preventiva e não vai ser diferente em relação às mulheres. Infelizmente, tem-se a falsa ideia de que haverá segurança se essas pessoas forem mantidas encarceradas. Não se pensa no custo social desse encarceramento com relação à família, aos filhos, que é muito mais alto. Crianças vão crescer distantes da mãe, em condições que também acabam levando a entrar na criminalidade". Confira!

Curtinhas

>No retorno às aulas, a SBP lança plataforma online que ajudará as famílias nos cuidados com crianças e adolescentes.

>Plataforma sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é lançada em Curitiba.

>Curso “Pai Presente: Cuidado e Compromisso” para os que desejam evoluir na compreensão e construção de uma nova cultura parental no Brasil.

>Série “Histórias do Futuro” da GloboNews aborda experiência do Primeira Infância Melhor.

>Brumado promove formação de profissionais para garantir o direito ao brincar.

>Confira a palestra “Autismo e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: distúrbios neurocomportamentais que interferem no desenvolvimento da criança”, com a Dra. Ana Low.

>Grupo Sobrevento apresenta espetáculo teatral "Meu Jardim" para bebês.

>Fundação Abrinq lança guia “Brincar Junto!” que reúne brincadeiras para crianças e adultos fazerem em casa de forma simples, divertida e sem gastar muito. Faça o download aqui!

>SBP publica orientações sobre como abordar prevenção de álcool e drogas na consulta pediátrica.

>“Respeito à natureza: uma lição aprendida na infância”, confira entrevista com professora Teresa Cristina Magro, da USP.

>IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança está com inscrições abertas para submissão de trabalhos até o dia 10 de março.

>Confira a "Coleção Primeira Infância" lançada pela Omnisciência com a finalidade de instrumentalizar mães, pais e educadores de crianças pequenas com o rico material da Abordagem Pikler.

Agenda

Parceiros Institucionais
Secretaria Executiva RNPI - 2018/20