Clipping nacional RNPI | 16 - 22 de março de 2018

Capital Teresina – 21/03/2018

>Jornalistas se reúnem para discutir o Marco Legal da Primeira Infância

Para Vital Didonet, pedagogo e especialista em políticas públicas na área dos direitos das crianças, priorizar as crianças nas áreas de educação, saúde e assistência social, é investir em um futuro melhor. As melhorias na primeira infância, segundo Vital, irão gerar mudanças no cenário atual de injustiças e violência. “Estamos vivendo as desigualdades quase como um hábito, é como se nos acostumássemos com ela e isso precisa mudar”, acrescenta. Ainda no âmbito da desigualdade, Vital explica que a primeira infância é marcada pela plenitude, mas também é um período de vulnerabilidades, quando grande parte das crianças brasileiras estão expostas a situações de pobreza e violência, o que pode refletir negativamente no futuro. Confira mais aqui

Crescer – 22/03/2018

>4 coisas que te impedem de brincar com seu filho

Conheça as situações que fazem os pais adiarem as brincadeiras com as crianças e saiba como contorná-las. A brincadeira é uma atividade que permite às crianças descobrir e experimentar o mundo. Brincando, as crianças desenvolvem ao mesmo tempo suas habilidades físicas e motoras; as cognitivas e de raciocínio; as emocionais e de maturidade e as sociais e do convívio com outras crianças e com a sociedade. "A brincadeira também faz bem para nós adultos. Desestressa! Então, se permita de vez em quando escolher você a brincadeira do dia. Uma que você goste. Que te faça rir e lembrar da sua infância". Leia mais aqui

Agência Brasil – 22/03/2018

>CNJ aponta precariedade em penitenciárias que abrigam gestantes e lactantes

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) listou como problemas mais graves a existência de banheiros e cozinhas sem higiene; a falta de berços em quartos de lactantes e a identificação de 21 crianças sem registro de nascimento vivendo em presídios. “É um descaso. Essas crianças estão sob custódia do governo, assim como suas mães. O mínimo é serem registradas e terem acompanhamento médico adequado”, criticou a juíza auxiliar da presidência do CNJ Andremara dos Santos, que coordenou os trabalhos. Veja mais aqui

Bebê – 21/03/2018

>Como estimular o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down

O Down é considerado raro, mas é também a síndrome genética mais comum do país. Estima-se que existam hoje, no Brasil, cerca de 270 mil pessoas com a condição, que causa uma alteração em um dos cromossomos do código genético. Esse grupo precisa de cuidados especiais, sim, mas podem viver longas e saudáveis vidas, como todas as outras. “O quanto eles irão exercer de seu potencial depende dos estímulos que recebem desde cedo”, explica Iveli Falcone de Lourenço, pediatra da APAE de São Paulo, entidade referência no assunto. A ideia é ir, aos poucos, inserindo a criança progressivamente no meio social para que, no futuro, ela seja um adulto independente. Saiba mais aqui

Folha de S. Paulo – 21/03/2018

>Empresas de alimentos reduzem propagandas voltadas para crianças

Após a implantação, ao longo de 2017, de um compromisso firmado por 11 grandes empresas de alimentos que atuam no Brasil, o número de propagandas para crianças de produtos por elas considerados inadequados despencou. A queda foi de 100% em peças publicitárias televisivas, de 98,6% na internet e de 97% em cinemas. Esse valor residual estaria relacionado a falhas na divulgação de conteúdo por parceiros. Foram centenas de casos analisados. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20), em São Paulo, por executivos de algumas dessas indústrias. ONG e entidades, porém, são contrárias a qualquer direcionamento para público infantil. Confira mais aqui

G1 – 21/03/2018

>Poder público lança projetos sociais a crianças em áreas com alto índice de crimes em Florianópolis

O planejamento inclui a construção de um Centro de Convivência, no bairro Ingleses, que vai atender 50 meninos e meninas, e a abertura de mais 80 vagas para crianças, sendo 40 no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) de Canasvieiras, 20 no Cras dos Ingleses e 20 na Acadepol, a partir de um convênio com a Polícia Civil. A ideia é que as crianças participem de atividades no turno inverso ao da escola a partir de abril. Se o projeto sair de forma completa do papel, o município espera aumentar de 420 para 500 o número de crianças que recebem o atendimento em projetos sociais de contra turno, 80 a mais do que atualmente. Leia mais aqui

Brasil de Fato – 20/03/2018

>De 25 projetos no Congresso para crianças e adolescentes, apenas 7 promovem direitos

Dentre as 25 propostas legislativas relacionadas à infância e adolescência atualmente em tramitação no Congresso Nacional, apenas sete (ou 28%), se aprovadas, contribuirão para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), para a proteção dos direitos da criança e do adolescente. A análise está na quinta edição do "Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente", estudo da Fundação Abrinq que acompanha a tramitação de projetos de lei, Propostas de Emenda à Constituição (PEC) e outras matérias direcionadas à população de 0 a 17 anos, na Câmara dos Deputados e no Senado. Veja mais aqui

Criança Segura – 20/03/2018

>O que pais e mães precisam saber sobre acidentes com crianças?

Diversas situações do dia a dia podem representar riscos para as crianças e as machucarem seriamente. Os acidentes – como afogamento, queimadura e queda – são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de um a 14 anos no Brasil. Anualmente, cerca de 3,8 mil crianças morrem e outras 117 mil são internadas devido a algum tipo de acidente no país. Mas, apesar de muito comuns, a boa notícia é que, em 90% dos casos, os acidentes com crianças podem ser evitados com medidas simples de prevenção. Por isso, é tão importante que pais, mães, familiares e responsáveis por crianças se informem sobre o assunto e aprendam a reconhecer riscos e formas de evitá-los. Saiba mais aqui

Folha PE – 20/03/2018

>Botox beneficiará crianças com síndrome congênita do zika

Crianças pernambucanas que foram diagnosticadas com Síndrome Congênita do Zika (SCZ/microcefalia) podem ser beneficiadas pelo uso terapêutico de toxina butolínica (botox). Nesta terça-feira (20), cerca de 20 meninos e meninas passaram por reavaliação ortopédica no Hospital Getúlio Vargas (HGV) para verificar as indicações para aplicação do produto. A expectativa é que as aplicações comecem no início de abril, também no HGV. O objetivo do botox é evitar ou amenizar deformidades ortopédicas e rigidez muscular, além de auxiliar no processo de reabilitação física dessas crianças. Confira mais aqui

G1 – 20/03/2018

>Educação financeira começa na infância, dizem especialistas

Para Juliano Fernandes, que é coach financeiro, tudo começa principalmente dentro de casa. "Desde criança, desde a nossa infância, a gente não tem a educação financeira, a gente não teve educação financeira na escola, na faculdade e a gente chega na fase adulta, sem saber como lidar com o dinheiro, então a gente prefere consumir do que guardar dinheiro, a gente prefere consumir do que investir no nosso futuro, investir nos nossos sonhos", argumenta. Educação financeira não é uma disciplina obrigatória no Brasil, mas é recomendada pela Base Nacional Comum Curricular, documento que orienta as escolas na elaboração dos currículos. E já tem pesquisas que comprovam o resultado. Leia mais aqui

Bem Estar – 19/03/2018

>Dieta rica em gordura durante a amamentação pode contribuir para a obesidade de bebês

Em cobaias, pesquisadores demonstraram que mães com uma dieta pouco saudável durante esse período podem contribuir para que seus descendentes desenvolvam obesidade na vida adulta. Um outro achado é que as cobaias tiveram mais tendência à puberdade precoce. A obesidade contribui para maior incidência de câncer, problemas cardiovasculares, diabetes, pressão alta e colesterol alto. Também pesquisas recentes têm demonstrado que a puberdade precoce aumenta o risco de diabetes e de problemas reprodutivos mais tarde na vida. Veja mais aqui

A Crítica – 19/03/2018

>Prática de esportes na infância promove desenvolvimento físico e cognitivo

Os benefícios trazidos pela prática de atividades físicas durante a infância são variados. As crianças desenvolvem aspectos físicos e motores, além de aspectos sociais, afetivos e cognitivos durante os jogos e brincadeiras. “As crianças que realizam atividade física têm benefícios diversos, como ajuda no processo de formação óssea e muscular, favorecendo a melhora da postura, equilíbrio e também os aspectos psicossociais, como controle de ansiedade, melhora da concentração e da relação inter e intrapessoal”, destaca Thiago Costa, especialista em atividade física e saúde pela Universidade de São Paulo (USP). Saiba mais aqui

NDOnline – 19/03/2018

>Especialistas apontam mudança radical para ampliar leitura na primeira infância

Parte desta mudança passa pelas políticas públicas, pelos investimentos de recursos no setor e pela formação dos profissionais. “Necessitamos do suporte de toda a sociedade. É preciso uma revalorização da educação como todo, não apenas como algo funcional. Por isso a importância de fóruns que abordem a leitura, a arte e a cultura na primeira infância, para que as pessoas saibam que não são coisas acessórias, mas sim o ponto principal. Isso é o primeiro que temos que assegurar”, explicou a espanhola Beatriz Sanjuán, especialista em promoção da leitura e literatura infantil e professora da Universidade de Oviedo. Confira mais aqui

O Tempo – 19/03/2018

>Identificar casos de violência a crianças e adolescentes é o desafio

A notificação de casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos contra crianças e adolescentes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é obrigatória desde 2001, mas profissionais da área ainda enfrentam desafios para identificar as vítimas, sobretudo as de negligência, e dar os encaminhamentos necessários. Em Minas, o atendimento é orientado por uma linha de cuidados criada pelo Ministério da Saúde, e a missão é capacitar as equipes que atendem as vítimas. Só no ano passado, foram 16.525 notificações de violência contra pessoas de até 19 anos no Estado, a maioria por agressão física, mas nem todo os casos são denunciados, segundo a professora de saúde coletiva da Escola de Enfermagem da UFMG, Deborah Carvalho Malta, que participou de estudo sobre o tema. Leia mais aqui

Crescer – 19/03/2018

>Crianças que entram mais cedo na escola aprendem melhor a linguagem

Uma extensa pesquisa realizada na Noruega mostrou que crianças que ingressam no sistema de ensino público com 1 ano diminuem lacuna de aprendizado de linguagem entre crianças pobres e ricas do país. No documento, que se chama “Estimando as Consequências da Escalada Nacional da Educação e Cuidados da Primeira Infância da Noruega para Habilidades Precoces de Linguagem”, foram analisadas mais de 60 mil crianças. “Este estudo fornece evidência em larga escala de que o ingresso no sistema educacional público com pouca idade pode ser decisivo no desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças”, disse o professor Eric Dearing, que chamou a atenção para o fato de que, nos EUA, os pequenos entram na escola pública aos 3 anos. Veja mais aqui

G1 – 18/03/2018

>Afetividade ajuda crianças no desenvolvimento escolar em Natal

A afetividade é um dos pilares que devem nortear o desenvolvimento das crianças dentro da sala de aula. É o que afirmam especialistas e psicopedagogos. Para eles, a filosofia de trabalho das escolas deve focar na construção de situações que permitam aos alunos desenvolver o prazer pela aprendizagem, ao invés dos tradicionais métodos que focam apenas na nota do aluno. A afetividade não é sinônimo de excesso de carinho. A questão é muito mais relacionada ao incentivo por meio do contato, do apoio e da presença. Saiba mais aqui

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