Boletim RNPI | Edição 29 | Maio de 2018

Planejamento Estratégico RNPI 2018-2020

O Planejamento Estratégico da Rede Nacional Primeira Infância está pronto! Construído a partir de um processo participativo, o Planejamento foi realizado na gestão do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) quando estava à frente da secretaria executiva da RNPI. O trabalho foi feito pela Ponte a Ponte, uma empresa social focada no desenvolvimento e na implementação de projetos intra e intersetoriais colaborativos e vai nortear os trabalhos da Rede pelos próximos três anos.

Acesse aqui o arquivo

>Campanha #MeImporta quer que todas as crianças cresçam em família

Realizada em 19 países da América Latina e do Caribe pela organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS, a campanha #MeImporta defende que nenhuma criança cresça sozinha. E aponta os impactos que a criança sofre quando separada de sua família. O objetivo é mobilizar pessoas, organizações sociais, empresas e governos a atuarem na garantia de viver em família. Pobreza, migrações, desastres naturais, deficiência, enfermidades, além de violência, têm separado filhos de seus pais e mães em todo o continente. Saiba mais

>IBGE divulga Panorama de Indicadores Sociais

Com o objetivo de contribuir para sistematizar a produção dos indicadores sociais, levando em consideração as recomendações internacionais e a experiência dos institutos nacionais de estatística, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança a segunda edição da publicação Panorama Nacional e Internacional da Produção de Indicadores Sociais. O livro aborda, em oito capítulos, a produção de estatísticas sobre crianças e adolescentes, jovens, idosos, pessoa com deficiência, investigação étnico-racial, povos indígenas, gênero e uso de tempo. Confira aqui

>Estudo mostra preocupante retrato da realidade de crianças e jovens

A publicação "Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil", da Fundação Abrinq, revela que 17 milhões de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos vivem em situação familiar de pobreza no país. Quase 1,6 milhão de jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola. Em 2016, 500 mil meninas entre 10 e 19 anos tiveram filhos. Outra triste realidade apontada pela pesquisa é que 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham. O estudo é uma fotografia da população entre 0 e 19 anos, que representa 33% da população do país. Leia mais

>Pediatras lançam diretrizes para o “Nascimento Seguro” no Brasil

“Um nascimento seguro precisa ocorrer em um sistema de saúde organizado, com uma assistência pré-natal de qualidade, com um cuidado realizado em local com infraestrutura e material apropriados, com a presença de profissionais adequadamente capacitados e fundamentalmente com a participação do pediatra em todas as etapas deste processo”. Esse é o entendimento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que lançou um documento científico sobre o tema com foco na qualidade dos serviços e sua repercussão para mães, bebês e profissionais. Acesse!

Curtinhas

>Pediatras lançam campanha digital #MAISQUEUMPALPITE para levar informações seguras aos pais.

>Para reflexão sobre como o uso de dispositivos móveis pode afetar tanto a alimentação quanto o desenvolvimento das crianças, o programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, propõe Semana Sem Telas 2018.

>Estão abertas as inscrições do Festival comKids Interativo para conteúdos infantojuvenis. Saiba mais!

>Avante dialoga sobre Base Nacional Comum Curricular com mais de 900 profissionais da Educação Infantil. Confira aqui

>Avaliação e atualização da Política Nacional de Educação Especial devem ocorrer em breve. Veja aqui

>SBP publica atualização do Consenso Brasileiro sobre alergia alimentar. Acesse e confira!

>Fundação Abrinq lança campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Participe!

>Comunicação Não Violenta: vale para todos. Confira artigo do Papo de Pracinha.

>O Portal Lunetas está no ar! O Lunetas vem para explorar os múltiplos olhares sobre as múltiplas infâncias do Brasil, com muita informação, reflexão, histórias inspiradoras e grandes novidades. Acesse e saiba mais!

>Licença maternidade e volta ao trabalho: o bebê não pode ser “tudo” para a mãe. Leia artigo no Blog Ninguém Cresce Sozinho.

>Um brinquedo chamado natureza. Confira artigo do site Educando Tudo Muda.

Agenda

Parceiros Institucionais
Secretaria Executiva RNPI - 2018/20