Clipping nacional RNPI | 04 - 10 de maio de 2018
|
|
|
Campanha 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil
|
|
|
Este ano completamos 18 anos desde que a sociedade civil em defesa dos direitos das crianças e adolescentes instituiu o dia 18 de Maio como um dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e de promoção de atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual na vida de meninas e meninos. O GT Prevenção e Proteção às Violências, da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), decidiu se manifestar publicamente, iniciando uma campanha hoje, dia 11 de Maio. Convidamos todas as organizações da Rede para postarem em suas redes e canais institucionais o card, produzido especificamente para esta data. Participe!
|
|
|
|
O Tempo – 10/05/2018
>‘Crianças precisam de mais tempo livre e dias mais ativos’
Especialista italiana, Caterina Pesce, explica como o desenvolvimento de habilidades físicas na infância impactam o desenvolvimento cognitivo. "Experiências agradáveis de atividade física podem ser melhor criadas se os professores e os próprios pais se divertirem e se envolverem em atividade física lúdica com seus filhos se e professores passarem por treinamento específico de contínuo em educação física. No entanto, professores e pais sozinhos não podem assumir responsabilidade pela atividade física das crianças. A construção e o ambiente rural devem ser tornados mais seguros e favoráveis à atividade física para crianças, parques para brincadeiras espontâneas e áreas para prática esportiva estruturada devem ser acessíveis e seguras. Isso pode ser buscado apenas por meio de sinergias entre os formuladores de políticas de educação, esporte, sistemas de saúde, planejamento urbano e transporte". Leia mais aqui
|
|
|
Portal Aprendiz – 09/05/2018
>Livro reúne práticas escolares que promovem a relação entre criança e natureza
Um menino que descobre, após intensa investigação, se uma lagarta gosta de comer alface ou couve. Grupos de crianças que se maravilham ao descobrir que a laranja nasce em uma larga árvore. Histórias como essas foram contadas no lançamento do livro “Desemperadamento da Infância – A Escola como Lugar de Encontro com a Natureza”, que aconteceu no dia 7 de maio, no Itaú Cultural, em São Paulo. Práticas reunidas no livro falam da importância da escola e da comunidade na promoção do contato entre criança e natureza. Laís Fleury, diretora do Criança e Natureza, afirma que é obrigação do Estado, das organizações e da sociedade civil zelar por esse contato. “É preciso reconhecer a potência da criança do lado de fora da escola, do quanto é criativa, e como ela é detentora da cultura nessa interação”. Saiba mais aqui
|
|
|
Correio Braziliense – 09/05/2018
>Estudo aponta que praticar atividades físicas beneficia também os filhos
Que a atividade física faz bem à saúde cerebral já não é mais novidade, mas um estudo mostrou que esse hábito pode influenciar a habilidade de aprendizado das próximas gerações. Essa forma peculiar de herança está associada à epigenética, alterações no genoma que não mudam o DNA, mas são repassadas à descendência. A pesquisa, conduzida no Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas e na Universidade Médica de Goettingen, mostra que moléculas do RNA acumuladas no cérebro e nas células germinativas em consequência de exercícios físicos e mentais não beneficiam apenas pais, mas também futuros filhos. Veja mais aqui
|
|
|
VEJA – 09/05/2018
>Livro prepara pais para lidar com altos e baixos da pré-adolescência
Fase que vai dos 8 aos 12 anos é marcada por uma série de mudanças tanto físicas - como tom de voz e cheiro do suor - quanto comportamentais. “Como os pré-adolescentes não têm o córtex pré-frontal desenvolvido, não conseguem controlar com efetividade seus impulsos, tornando-se inconstantes, ansiosos, desconcentrados ou inseguros”. Saber tudo isso ajuda a lidar com menos trauma com o comportamento inconsequente do pré-adolescente. “Alguns pais acabam acelerando e cobrando até mais do que os filhos têm capacidade de oferecer. Por isso, é fundamental entender o que está acontecendo no cérebro deles.” Apesar da dificuldade, a autora do livro "Pré-Adolescente: um guia para entender seu filho", Daniela Tófoli, diz que os pais devem entender que o fato de serem substituídos pelos amigos não é uma afronta pessoal. “É uma necessidade vital, que faz parte do desenvolvimento das habilidades sócio-emocionais do pré-adolescentes.” Confira mais aqui
|
|
|
ISTOÉ – 09/05/2018
>A educação na primeira infância
Pesquisas em neurologia mostram que a primeira infância é um período fundamental no desenvolvimento cerebral. Os bebês começam muito cedo seu aprendizado sobre o mundo que os cerca, desde os períodos pré-natal, perinatal (imediatamente antes e após o nascimento) e pós-natal. Na primeira infância as respostas são mais rápidas, mais intensas e mais duradouras, em contrapartida àquelas verificadas na juventude, que são, por sua vez, relativamente mais lentas, menos intensas e menos duradouras. Um dos pesquisadores mais importantes na atualidade sobre tais investimentos na primeira infância é o professor da Universidade de Chicago James Heckman e prêmio Nobel de Economia em 2000. Ao ser perguntado por que os estímulos nos primeiros anos de vida são tão decisivos para o sucesso na idade adulta, ele respondeu: As primeiras impressões e experiências na vida preparam o terreno sobre o qual o conhecimento e as emoções vão se desenvolver mais tarde. Se essa base for frágil, as chances de sucesso cairão; se ela for sólida, vão disparar na mesma proporção. Por isso, defendo estímulos desde muito cedo. Saiba mais aqui
|
|
|
iBahia – 08/05/2018
>‘Os pais devem ler para as crianças desde a gestação’, diz psicóloga
Denise Mazzuchelli afirma que a prática da leitura desde muito cedo faz diferença para a vida toda. "A leitura em voz alta para bebês amplia o vocabulário receptivo da criança, ou seja, mesmo que ela ainda não fale, vai entender. Antes de falar “mamãe", a criança sabe o que é “mamãe”. O vocabulário é a base do pensamento: quanto maior ele for, mais complexos serão os pensamentos que a criança será capaz de elaborar. Além disso, a criança passa a associar a leitura com uma experiência prazerosa. A leitura em voz alta cria uma bagagem para a criança no sentido de vivenciar experiências que não estão em seu ambiente imediato". Veja mais aqui
|
|
|
Click Bebê – 08/05/2018
>Açúcar é o vilão no cardápio dos bebês, alertam os pediatras
Os doces são conhecidos como um dos grandes sabotadores da alimentação saudável de adultos e principalmente das crianças. Papais e mamães ficam em dúvida se podem ou não introduzir esse item no cardápio do filho e se isso pode trazer consequências sérias para a sua saúde. Saiba que os especialistas são categóricos: o açúcar é prejudicial aos bebês. “Tanto a Organização Mundial da Saúde quanto o Ministério da Saúde recomendam não utilizar açúcar no primeiro ano de vida. E em 2016, a Academia Americana de Pediatria alterou a recomendação para que se introduza o açúcar somente após os 2 anos de idade”, alerta a médica Virgínia Weffort, presidente do Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria. Leia mais aqui
|
|
|
Bem Estar – 08/05/2018
>Problemas alimentares podem começar na primeira infância
Os problemas alimentares podem começar quando o bebê não mama no peito direito. Quando isso acontece, o bebê suga apenas a primeira parte do leite materno, que tem mais água e mata a sede. É preciso insistir para que ele mame a parte final do leite, que tem mais gordura, mata a fome e faz a criança ganhar peso. A amamentação contribui decisivamente para o peso adequado na infância. Criar um ambiente saudável para a criança na hora da refeição também é muito importante, alertam as especialistas. Sentar à mesa deve ser um momento prazeroso e sem distrações ou cobranças. Invista em uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras. Se a criança não gostar de um alimento, é importante oferecer mais de uma vez, em diferentes preparações. Mas atenção: nunca force a criança a comer. Saiba mais aqui
|
|
|
|
ONU Brasil – 08/05/2018
>ONU: 23 países africanos concentram quase 90% das novas infecções por HIV entre crianças e adolescentes
Vinte e três países — todos da África Subsaariana — são o lar de 87% dos 2,1 milhões de crianças e adolescentes que vivem com HIV no mundo. Nas mesmas nações, ocorrem 87% das novas infecções pelo vírus entre meninos e meninas de até 14 anos. Para proteger os jovens, o Programa Conjunto da ONU sobre HIV/AIDS (UNAIDS) lançou em 2016 uma estratégia para aprimorar a prevenção e o tratamento nesses mais de 20 territórios. Balanço da iniciativa mostra que nações estão longe de alcançar metas pelo fim da epidemia. Confira mais aqui
|
|
|
A Crítica – 08/05/2018
>Maio Laranja vai ajudar a reduzir os casos de violência contra crianças e adolescentes
O governador Reinaldo Azambuja lançou na última terça-feira (7) a campanha Maio Laranja de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, que tem como tema “O Amor é a Maior Proteção”. Serão realizadas diversas ações durante o mês como distribuição de cartilhas, palestras e cursos de formação para conscientizar a sociedade sobre o tema. Reinaldo destacou que o Maio Laranja tem o objetivo de criar uma consciência coletiva em toda a sociedade, para diminuir os índices da violência contra crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul. “O Maio Laranja tem ações que vão da conscientização à denúncia. Despertar na sociedade quão importante é ter uma mobilização de todos para coibir a violência contra crianças e adolescentes”. Veja mais aqui
|
|
|
|