Boletim RNPI | Edição 30 | Junho de 2018

Projeto Eleições 2018 é apresentado à RNPI

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) realizou em Brasília na última terça-feira (5) um encontro para discutir o projeto “A Primeira Infância nas Eleições 2018”. Instituições de mais de 20 estados brasileiros estavam presentes na reunião. Apoiado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o projeto tem como principal objetivo fazer com que a agenda da Primeira Infância seja prioridade nas plataformas de governo dos governadores e presidente da República eleitos no próximo pleito de outubro.

Veja aqui a matéria completa

>SP recebe "II Congresso Nacional da Primeira Infância – Pelo Direito de Ser Criança"

A Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente, juntamente com o Grupo de estudo e pesquisa sobre a Primeira Infância (GEPPI) e o Fórum Regional Permanente de Educação da Infância de 0 a 12 anos (Forpedi) realizam de 17 a 20 de julho, em São Paulo, o II Congresso Nacional da Primeira Infância: Pelo Direito de Ser Criança. O evento tem o objetivo de promover um diálogo entre pesquisadores e profissionais – de ambientes escolares ou não escolares – sobre o direito de ser criança e como garanti-lo nos diferentes espaços frequentados por ela. Saiba mais

>CIESPI/PUC-Rio disponibiliza publicações online sobre temas relacionados à infância

Estão disponíveis para download produções como: “População infantil e adolescente em situação de rua no Brasil: análises recentes”, “Espaços seguros para crianças na primeira infância”, “Espaços seguros para a primeira infância em Parada de Lucas: resultados da pesquisa”, “Primeira infância no Brasil: ampliando oportunidades para o desenvolvimento saudável de crianças de 0 a 8 anos” e “População infantil e adolescente em situação de rua: temas em destaque em âmbito internacional”. Confira aqui

>Número de mortes de crianças e adolescentes por acidentes cai 3,91% em 2016

Em um ano, o número de mortes de crianças e adolescentes, de zero a 14 anos, caiu 3,91% no Brasil. De 2015 para 2016, os casos de óbitos por motivos acidentais de meninos e meninas dessa faixa etária no país passaram de 3.885 para 3.733, de acordo com os dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde e compilados pela Criança Segura. Sufocação é a única causa que apresenta aumento em 15 anos. De 2015 para 2016, os óbitos por sufocação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos tiveram crescimento 2%, passando de 810 casos para 826 nesse período. Leia mais

>Instituto Noa lança plataforma de cursos para capacitação de profissionais da Educação Infantil

Entender que as relações afetuosas são essenciais para um melhor aprendizado da criança ou que dá pra ensinar matemática durante os anos da Educação Infantil de forma brincante. Ou, ainda, que a leitura em voz alta de textos literários garante até mesmo a um bebê uma formação linguística muito mais completa. Esses são alguns exemplos dos cursos disponíveis na plataforma EAD - Meus Cursos Livres - do Instituto Noa, lançada no mês de maio, voltada para profissionais que atuam com crianças de 0 a 6 anos. Acesse!

Curtinhas

>Guia “Três Vivas para a Adoção” propõe uma reflexão àqueles que têm o desejo de adotar, para promover cada vez mais encontros entre pretendentes a pai e/ou mãe que têm um lar e futuros filhos e filhas à espera de uma família. Confira!

>Campanha incentiva doação de leite materno. Com o slogan “Doe Leite Materno, Ajude Quem Espera Por Você”, ação visa incentivar mães que amamentam a serem doadoras, ampliando o estoque de leite materno coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso.

>Avança, na Câmara, projeto de lei que exige a criação de salas de apoio à amamentação para trabalhadoras. De acordo com a proposta, as salas servirão para a ordenha e armazenagem de leite no horário de expediente. Saiba mais

>Estão abertas as inscrições para o III Congresso Catarinense de Aleitamento Materno que acontecerá em Florianópolis nos dias 4 e 5 de julho. Inscreva-se e participe!

>Curso de Qualificação Profissional em Agentes do Brincar está com inscrições abertas. Encontros acontecerão no ETEC Parque da Juventude, aos sábados, de agosto a dezembro de 2018.

>CECIP lança publicação “Compartilhando Experiências – Atividades essenciais com crianças de até quatro anos”. Acesse!

>Autores do “Manual para Cuidadores de Crianças – De 0 a 6 anos” buscam apoio para republicação da obra. Livro é uma compilação de artigos ilustrados que explicam quais os cuidados necessários na primeira infância.

>Edital abre inscrições para práticas pedagógicas de educação integral nas infâncias. Iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral propõe o mapeamento e a sistematização de práticas pedagógicas e de gestão.

>Projeto de estimulo à leitura, idealizado em 2016, pelo grupo Sorriso de Plantão, entrega “Foguete de Leitura” para ala pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE) de Alagoas.

>MIEIB reivindica que professoras e movimentos sociais participem dos debates sobre a Política Nacional de Educação Especial. Política orientará os sistemas de ensino considerando as singularidades do estudante e a criação de oportunidades de educação ao longo da vida.

Agenda

Parceiros Institucionais
Secretaria Executiva RNPI - 2018/20