Boletim RNPI | Edição 33 | Setembro de 2018

Candidatos aderem à Campanha Criança é Prioridade

Entre os candidatos à Presidência da República que já aderiram à Campanha estão Álvaro Dias (PODEMOS), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Marina Silva (REDE). Nos estados temos candidatos do Distrito Federal (2), Maranhão (1), Pernambuco (2), Piauí (9) e Rondônia (1) que se comprometeram com a Primeira Infância, ao assinar o Termo de Compromisso da campanha Criança é Prioridade. São eles: Alexandre Guerra (NOVO), Rodrigo Rollemberg (PSB), Flávio Dino (PCdoB), Danielle Portela (PSOL), Paulo Câmara (PSB), Elmano Férrer (PODEMOS), Fábio Sérvio (PSL), Lourdes Melo (PCO), Luciane Santos (PSTU), Luciano Nunes (PSDB), Romualdo Sena (PSDC), Sueli Rodrigues (PSOL), Valter Alencar (PSC), Wellington Dias (PT) e Vinícius Miguel (REDE), respectivamente.

Saiba mais sobre a Campanha aqui

>Os direitos da criança na campanha eleitoral

A Rede Nacional Primeira Infância publicou uma nota a respeito da campanha eleitoral à presidência da república, e da atitude das candidaturas que tem desrespeitado o direito das crianças de ser protegidas contra a violência, e que tem incitado o desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente. “Contra tais declarações, que, desprezam as conquistas legais e incitam à violência, a RNPI manifesta indignação e vigorosa oposição, pois ‘assim como a guerra nasce no coração dos homens, a paz também deve nascer nos seus corações’. Convocamos as entidades participantes e parceiras da Rede a se mobilizar e realizar ações de controle e enfrentamento a estas agendas de retrocesso e violação de direitos arduamente conquistados. É direito das crianças viverem num mundo de paz, de diálogo, de fraternidade e de amor”, afirma trecho da nota. Leia a íntegra aqui

>REPI PI toma posse e fortalece a luta pelos direitos da infância

A primeira Secretaria Executiva e o Grupo Gestor da Rede Estadual Primeira Infância do Piauí (REPI PI) tomaram posse no dia 27 de agosto de 2018, no Ministério Público do Piauí. “A Rede Estadual Primeira Infância do Piauí conta com 19 instituições. Vamos propor e monitorar políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos, período decisivo para a personalidade do cidadão e da cidadã”, afirma Viviane Faria, Secretária Executiva da REPI PI. A REPI PI vai seguir a mesma estrutura da RNPI e será coordenada pelo Instituto Dom Barreto. “Estamos muito felizes que a Rede Nacional Primeira Infância ganhou mais uma Rede Estadual. Com a do Piauí, agora temos 08. A criação de uma REPI é de suma importância para fortalecer institucionalmente a RNPI. Quem ganha são as crianças, principalmente no momento em que doenças como sarampo e pólio que já haviam sido erradicadas, voltam a atormentar meninos e meninas. Desejo vida longa e parabéns ao Piauí pela REPI”, assinala Flávia Falcão, jornalista da RNPI. Veja mais

>Norte e Nordeste recebem Oficinas sobre Primeira Infância

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e a ANDI – Comunicação e Direitos, em parceria com a UNESCO e o Ministério Do Desenvolvimento Social (MDS), realizaram nos meses de agosto e setembro, nas regiões Norte e Nordeste, uma oficina para jornalistas sobre o tema Primeira Infância. Os eventos abordaram a importância do Marco Legal da Primeira Infância, a importância da Educação Infantil, como o investimento social na Primeira Infância pode ser uma estratégia de prevenção à violência e a cobertura jornalística sobre o tema. As oficinas de formação contaram com a presença de especialistas nas áreas de saúde, educação, direitos e família, como também de jornalistas especializados em direitos humanos que orientaram sobre a cobertura. Os encontros aconteceram nas cidades de Recife – PE e Belém – PA, onde reuniram aproximadamente 70 jornalistas. Saiba mais

>Seminário debate a efetividade do Marco Legal da Primeira Infância

Foi realizado nesta terça-feira (18), no auditório do Ministério da Justiça, o seminário “Justiça Começa na Infância: a Era dos Direitos Positivos”, que teve como objetivo integrar contribuições e qualificar o papel das instituições e dos agentes do sistema de justiça para a efetividade do Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016). Pedro Hartung, coordenador do Programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, ressaltou a importância da atuação conjunta e da corresponsabilidade para se garantir a integralidade dos direitos infantojuvenis. Ele citou como questões fundamentais para o desenvolvimento sadio a vivência de experiências positivas, principalmente na primeira infância; um ambiente com condições ecológicas seguras e acolhedoras; uma nutrição adequada; e vínculos socioafetivos, com relacionamentos estáveis e responsivos. Lembrou ainda da importância do cuidado com as famílias: “Pra cuidar das crianças precisamos cuidar das famílias”, afirmou. Leia mais aqui

Curtinhas

>O livro infantojuvenil ‘Nuang – Caminhos da Liberdade’, da editora Piraporiando, que conta a história de uma menina guerreira em busca da liberdade, acaba de receber a chancela da Fundação Palmares por sua relevância na difusão da cultura afro-brasileira. Veja mais aqui.

>Vamos desacelerar? A infância pede calma. O tempo da criança pede desaceleração. Elas nos chamam para participar de suas brincadeiras e risadas. Convidam a cantar a vida, a contar histórias... Veja artigo completo no site Educando Tudo Muda.

>O Papo de Pracinha acredita que os adultos podem aprender muito com as crianças. Basta termos o olhar atento para seus modos peculiares de ser e estar. Leia mais aqui.

>Ao longo de sete meses, com a realização do projeto Ser Brincante, o município de Brumado (BA) promoveu vivências, diálogos e reflexões sobre o brincar. Adultos redescobriram o prazer de brincar e recordaram a sua infância, período tão marcante da vida de cada um. Saiba mais!

>Encontro Nacional do MIEIB reuniu mais de 600 pessoas em Manaus. Na ocasião, produziram uma carta compromisso que reafirma posicionamentos sobre financiamento, BNCC e qualidade da oferta da Educação Infantil. Veja aqui.

>O que o ‘bilete’ de Gabriel nos ensina sobre alfabetização? Gabriel conhece muito bem o tipo de texto que precisa escrever e a função que o bilhete tem socialmente. Para que ele saiba tudo isso aos cinco anos, o que será que foi preciso acontecer com o Gabriel até então? Confira a reflexão de Ana Carolina Carvalho, formadora do Instituto Avisa Lá.

>Eleições e infância: o que cada candidato pensa sobre o assunto? Saúde dos bebês, direitos da criança, educação. Quais candidatos têm propostas consistentes em relação a esses temas? Conheça as propostas de cada candidato e qualifique sua escolha.

>“Uma sociedade que não pensa em soluções para seus problemas de maneira criativa é uma sociedade sem vida”. Assista ao debate 'Criatividade – outros mundos são possíveis', realizado pelo programa Escolas Transformadoras.

>Conheça a experiência de uma educadora que, duas vezes por semana, media um encontro de crianças, para brincar e viver experiências na natureza. Projeto, intitulado Nosso Quintal, acontece na Urca, no Rio de Janeiro.

>A Fundación Inspira, do Chile, trabalha para reduzir a ansiedade, o estresse e promover o bem estar em hospitais. Como? Revitalizando suas áreas verdes. Saiba mais sobre o projeto na entrevista com Doris Erlwein, co-fundadora e diretora da Fundación Inspira Chile.

>Inscrições abertas para o Concurso Cultural Não Bata, Eduque 2018 que traz como tema a pergunta “Na palma da sua mão tem carinho e atenção?” e quer saber quais formas de educar são as melhores opções para a juventude brasileira hoje em dia. Participe!

>Participação masculina na primeira infância é tema prioritário da OPAS/OMS em Quito/Equador. O coordenador de programa da RNPI, Eduardo Schwarz, esteve no evento representando a Rede Nacional Primeira Infância. Confira o relato do encontro.

>Acesse e confira balanço das atividades do Mês de Valorização da Paternidade 2018, com ações voltadas para mobilização dos gestores e profissionais de saúde, servidores do Ministério da Saúde e população em geral.

>15 livros que falam sobre o que é ser pai no século XXI. Confira as dicas, e conheça esses livros que acolhem as múltiplas paternidades que podem existir, considerando que a figura do pai pode ser representada por qualquer pessoa que exerça o papel de referência em cuidado e afetividade para a criança.

>O Fundo Brasil de Direitos Humanos realizou no dia 17 de setembro o debate online “Precisamos falar sobre trabalho infantil”. O bate papo ao vivo, transmitido pelo Facebook, marcou o início da parceria entre o Fundo Brasil e o Instituto C&A para apoiar projetos de enfrentamento ao trabalho infantil na indústria da moda. Assista aqui.

Agenda

Parceiros Institucionais
Secretaria Executiva RNPI - 2018/20