Clipping nacional RNPI | 24 - 26 de setembro de 2019

Enfoque MS – 26/09/2019

>Primeira Infância: seminário reunirá profissionais da Região Sudeste

Estão abertas até o dia 20 de novembro as inscrições para o Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Sudeste. O evento, que acontece em São Paulo nos dias 2 e 3 de dezembro, integra o projeto "Justiça Começa na Infância: fortalecendo a atuação do sistema de justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento humano integral", coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e financiado pelo Fundo dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (CFDD). Os interessados em participar podem fazer a inscrição gratuita no formulário disponível aqui. Durante o encontro, será firmada a adesão dos atores da Região ao Pacto Nacional pela Primeira Infância. O seminário busca estimular o diálogo entre os responsáveis pela atenção à primeira infância nos estados da Região Sudeste, sensibilizar operadores do direito, equipes técnicas e demais profissionais responsáveis por implementar e monitorar as diretrizes estabelecidas no Marco Legal da Primeira Infância, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição Federal. Saiba mais aqui

G1 – 26/09/2019

>Manaus sediará curso sobre garantia dos direitos da criança e adolescente

No sábado (28) e domingo (29) a capital amazonense sediará o curso “Proteger a Infância: Proteção Integral e Garantia dos Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes”. A formação, inédita no Amazonas, será destinada a profissionais; universitários; operadores do Direito e pessoas voluntárias que desenvolvem atividades voltadas para o público infantojuvenil e o curso será promovido pela Comissão para a Proteção Integral e a Garantia dos Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes (Copac) do Movimento Focolares e da Arquidiocese de Manaus, com o apoio do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Com a participação de conferencistas especializados no segmento, o curso, a partir de palestras; plenárias; painéis de debate e oficinas abordará temas, como “Infância e Juventude: Princípios e Critérios para Proteção”; “A proteção integral e garantia dos direitos fundamentais da Infância e Juventude”; “Aspectos Psicológicos e Jurídicos da Violência”; “Abusos Sexuais cometidos contra crianças e adolescentes e a resposta da Igreja”; “Formação de Educadores e Medidas de Prevenção”; entre outros. Confira mais aqui

Galileu – 25/09/2019

>Leite de mães acima do peso ajuda a prevenir obesidade infantil, diz estudo

A ciência já conhece bem dos benefícios da amamentação para a vida do bebê na primeira infância e até na vida adulta. Entre as vantagens de consumir o leite materno está uma menor propensão à obesidade. Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgada em abril deste ano, aponta que o aleitamento exclusivo nos seis primeiros meses de vida reduz em até 25% o risco de a criança ficar acima do peso considerado saudável. Um estudo brasileiro traz novas evidências da proteção antiobesidade oferecida pelo primeiro alimento que consumimos. Segundo o trabalho – conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo ( USP), do Centro Universitário Saúde ABC e da Universidade Federal de Mato Grosso ( UFMT) –, o leite de mulheres obesas traz propriedades que ajudam a criança a manter um peso saudável na infância. O que chamou atenção na pesquisa foi a melatonina, que se encontrou em nível mais elevado do que os outros. Esse hormônio é reconhecido por controlar, entre outras coisas, a saciedade, o que ajuda a evitar o excesso de peso – inclusive entre os bebês. Veja mais aqui

Dia a Dia ES – 25/09/2019

>Professores da educação infantil fazem curso para criar espaços de leitura em Cachoeiro

Professores da rede municipal em Cachoeiro estão sendo incentivados a criar espaços de leitura para a educação infantil, as bebetecas. Eles estão participando de um curso que tem por objetivo também aprimorar a qualidade do ensino oferecido às crianças de 0 a 5 anos. As dinâmicas incluem debates sobre temas como “interação e linguagem com bebês e crianças”, “a leitura como prática e atividade permanentes” e “direitos de aprendizagem no brincar, cantar e narrar”. “A bebeteca é um espaço privilegiado para iniciar os bebês e crianças pequenas no universo da literatura, Eles podem saborear a arte literária por meio dos diferentes recursos que trazem as histórias para fora do livro”, ressalta a gestora da escola Padre Jefferson Luiz de Magalhães, Polyana Fim Pacheco. “A formação vem para inspirar os professores a produzirem espaços de leitura em suas escolas, mesmo sem todos os componentes de uma bebeteca, para que possam promover a leitura literária na educação infantil”, salienta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens. Leia mais aqui

Agência Brasil – 25/09/2019

>Diagnóstico precoce pode salvar visão de crianças com tumor ocular

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) oferece, desde 2012, um tratamento capaz de preservar a visão de 80% das crianças que apresentam o câncer de olho chamado retinoblastoma. Para que a terapia tenha mais chances de sucesso, no entanto, é fundamental diagnosticar a doença precocemente. O alerta é de especialistas do instituto, que destacaram nesta quarta-feira (25) os avanços no combate a esse tipo de câncer, considerado o mais frequente nos olhos das crianças. Apesar disso, o retinoblastoma é raro, e afeta uma a cada 17 mil crianças nascidas vivas. A tecnologia trazida ao Inca, entre 2011 e 2012, foi desenvolvida no Japão na década de 1990 e chegou a países ocidentais há cerca de 15 anos. Em vez de sessões de quimioterapias que afetam todo o corpo, o tratamento consiste em inserir com um cateter uma quimioterapia localizada que afeta apenas o olho da criança. A oncologista pediátrica do Inca Nathalia Grigorovski explica que o tratamento é recomendado quando não há a indicação de cirurgia e tem uma série de vantagens além da eficácia. Saiba mais aqui

Folha de S. Paulo – 25/09/2019

>Como a tecnologia está mudando a alfabetização?

Crianças têm contato com tecnologia cada vez mais cedo e ensino precisa se adequar. O equilíbrio entre proporcionar vivências analógicas e digitais, portanto, parece traçar pelo menos dois caminhos necessários ao professor alfabetizador. O primeiro é garantir que a criação das hipóteses de escrita se desenvolvam com lápis ou giz, papel, letras móveis e outros recursos que potencializam as relações de grafema-fonema (entre grafia e letras e os sons das sílabas), e a compreensão global de palavras e textos. O segundo é, também, introduzir características próprias da cultura letrada digital, que toma (com telas, teclados, vídeos e hiperlinks) grande parte das tarefas de nossas vidas -- inclusive a de ler esse texto. “A tecnologia traz outras possibilidades para o que as crianças estão vivendo. O ruim é fazer das interações com celulares e tablets as únicas interações”, diz Andrea Luize, selecionadora de alfabetização do Prêmio Educador Nota 10. Ela sugere que toda atividade pedagógica deve ser pensada para o uso social da tecnologia. Por exemplo, para listar remédios num consultório médico, é natural que as crianças possam fazê-lo num computador. Uma lista de supermercado, por outro lado, que sugere interação física com alimentos, pode ser feita no lápis e papel. Confira mais aqui

Terra – 25/09/2019

>A influência de jogos no desenvolvimento das crianças

A etapa da primeira infância de uma criança é fundamental para estimular o desenvolvimento e a capacidade lúdica de sua comunicação e raciocínio. Através de jogos educativos, jogos de pintar, ou joguinhos tradicionais, o ensinamento e a percepção das crianças em relação ao mundo crescem exponencialmente se influenciados de maneira correta. Além de entreter e divertir seus filhos, essas atividades se mostram de suma importância para diversos parâmetros físicos, psicológicos e sociais. Muitas vezes, são através dos joguinhos que a criança começa a ser apresentada a outros conteúdos como a aprendizagem emocional, compaixão e competitividade saudável. As atividades infantis tanto na escola como em casa, são maneiras práticas e simples de ajudar na educação básica infantil. O ato da brincadeira é uma das essências da infância e o seu uso permite que o trabalho pedagógico possibilite ser muito mais eficaz através de joguinhos indicados para cada faixa etária. Ter contato com jogos lúdicos na primeira etapa da vida de um ser humano faz com que ele se desenvolva como pessoa, faz com que sua comunicação se torne mais simples, suas expressões comecem a ser moldadas e a construção do conhecimento sobre o mundo se torna muito mais prática através de jogos educativos como o de conhecimentos, por exemplo. Veja mais aqui

G1 – 25/09/2019

>Campina Grande testa projeto pioneiro para monitoramento tecnológico do 'Criança Feliz'

O Programa Criança Feliz em Campina Grande vai ser o primeiro do Brasil a testar um projeto feito em parceria entre o Ministério da Cidadania, a Microsoft e a Província de Salta, na Argentina. O Brasil é o quinto país da América Latina a receber o Projeto Horus, uma solução tecnológica de monitoramento de programas sociais voltados ao desenvolvimento infantil. De acordo com o Ministério da Cidadania, o objetivo do projeto é transferir experiências e ferramentas para a implementação de inteligência artificial que apoiem melhorias no atendimento do Criança Feliz. No Brasil, o programa beneficia crianças de até três anos, integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de gestantes. O Acordo de Cooperação Técnica entre os órgãos foi assinado na segunda-feira (23) e na manhã desta quarta-feira (25), houve uma reunião em Campina Grande envolvendo o ministro da Primeira Infância de Salta, Carlos Abeleira, uma equipe da Microsoft e membros do Ministério da Cidadania. O Projeto Horus é utilizado há cinco anos na província argentina e apresenta informações detalhadas sobre a real situação das crianças. O cruzamento de dados permite prever possíveis vulnerabilidades, antecipando informações para evitá-las. Leia mais aqui

Aqui Acontece – 25/09/2019

>Estado apoia ações de cuidados com a primeira infância em municípios alagoanos

Atento às boas práticas voltadas à primeira infância, o Governo do Estado tem acompanhado de perto as ações dos municípios voltadas aos cuidados com gestantes e crianças de até seis anos. Um desses projetos é o Nascendo Bem, executado na cidade de São José da Laje e que vem se tornado um exemplo para outras cidades alagoanas. O programa Nascendo Bem além de garantir os serviços básicos, reforça o atendimento neonatal. Outras iniciativas interessantes são as visitas guiadas ao Centro de Parto Normal, que tem como objetivo o incentivo ao nascimento por parto natural, e as aulas de shantala com os bebês de até dois anos. A técnica, que consiste em massagens que acalma o bebê e reforça o vínculo afetivo, tem tido uma grande adesão dos pais. Apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento integral na primeira infância é uma das missões do programa Criança Alagoana. Seja nas áreas de saúde, educação ou assistência social, o CRIA trabalha para implantar e dar suporte as boas práticas de cuidados com gestantes e crianças alagoanas. Saiba mais aqui

Dourados Agora – 24/09/2019

>Boas práticas do Judiciário na proteção à infância são destacadas em seminário

Concluído na sexta-feira (20/9), em Manaus, o "Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância - Região Norte", promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNA), abriu espaço para a apresentação de boas práticas desenvolvidas pelo Poder Judiciário em prol do desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes. Entre as ações, esteve o projeto "Encontrar Alguém" por meio do qual o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em iniciativa da Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ), está contribuindo para facilitar a adoção de crianças e adolescentes tidos como de difícil recolocação em famílias substitutas, como é o caso de crianças com idade avançada e grupos de irmãos. A coordenadora da Infância e Juventude do Amazonas, juíza Rebeca de Mendonça Lima, apresentou o projeto e citou o impacto social da iniciativa, que, segundo ela, após a devida aprovação do Pleno do TJAM "divulga, de forma responsável e padronizada, imagens e informações sobre crianças e adolescentes inseridos no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA)". A iniciativa amazonense, conforme a juíza Rebeca de Mendonça Lima, está tendo resultado satisfatório. "O projeto foi lançado há pouco mais de um ano, e, dos 35 jovens participantes, quase a metade já está em processo de convivência/interação com famílias pretendentes a substitutas. Para nós do Judiciário, isso é motivo de muito entusiasmo, pois essas crianças e adolescentes, dificilmente seriam futuramente adotadas", apontou a magistrada. Confira mais aqui

Estado de Minas – 24/09/2019

>Incêndios na Indonésia ameaçam a saúde de 10 milhões de crianças

A poluição e os gases de efeito estufa gerados pelos incêndios florestais na Indonésia estão colocando em risco a saúde de quase dez milhões de crianças, alertaram as Nações Unidas nesta terça-feira (24). Os incêndios lançam fumaça tóxica na atmosfera em toda a região, o que nas últimas semanas obrigou que escolas e aeroportos fossem fechados também nos países vizinhos. Os incêndios são um problema recorrente no país, mas desta vez a situação é especialmente grave devido à seca. Quase dez milhões de pessoas com menos de 18 anos - 25% delas com menos de cinco anos - vivem nas áreas mais afetadas pelos incêndios, na ilha de Sumatra e na parte indonésia da ilha de Bornéu, afirma a Agência das Nações Unidas para a proteção da criança. As crianças pequenas são especialmente vulneráveis devido ao desenvolvimento do sistema imunológico, enquanto os bebês de mães expostas à contaminação durante a gravidez podem nascer com baixo peso ou prematuros. Veja mais aqui