ANDI/RNPI e Petrobras firmam parceria que atingirá mais de dez mil pessoas

A ANDI - Comunicação e Direitos, atual secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), lançou em julho de 2019 o projeto Primeira Infância é Prioridade. Com patrocínio da Petrobras, o projeto vai alcançar mais de dez mil pessoas ao longo de dois anos por meio de diversas ações como a construção de um Observatório do Marco Legal da Primeira Infância, oficinas no Ceará de prevenção à violência doméstica, oficinas no Rio de Janeiro sobre paternidade responsável, entre outros.

Outro foco do projeto é mobilizar jornalistas para disseminar a defesa dos direitos das crianças por meio de pautas especiais que serão produzidas em diferentes estados brasileiros. Faz parte do projeto também capacitar estudantes de comunicação de universidades federais em primeira infância e a produção de um banco de fontes para jornalistas com mais de 200 especialistas no tema.

A ANDI atua na América Latina como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos há 25 anos e está na secretaria executiva da RNPI até 2021. A RNPI é uma rede apartidária com mais de 200 instituições como organizações da sociedade civil, organismos multilaterais e governos.  

O patrocínio do projeto Primeira Infância é Prioridade faz parte do Programa Petrobras Socioambiental, que busca ajudar na conservação do meio ambiente e no aumento da qualidade de vida do brasileiro. Atualmente, 100 iniciativas espalhadas por 20 estados são apoiadas pelo programa, resultando em mais de 100 mil beneficiados.
RNPI oferece curso sobre como fazer um plano municipal pela primeira infância

Com o objetivo de formar cidadãos capazes de articular e desenvolver planos municipais pela primeira infância no Brasil, a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) está realizando um curso à distância para 350 alunos de todas as regiões do Brasil.  O curso baseia-se no conteúdo da mais recente edição do Guia para Elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), lançado em 2017, a partir de articulação e contribuição de integrantes da RNPI. Foram 2.420 inscritos de todos os estados brasileiros. A primeira turma acaba no dia 22 de outubro. Outras duas edições do curso estão previstas para 2020.
Durante três meses os participantes contam com diferentes formas de apoio para auxiliar seu processo de aprendizagem e impulsionar as ações de construção do plano. Ao final do curso os participantes apresentam um plano de ação. Esta é a segunda edição do curso que teve sua primeira edição em 2017. A metodologia do curso foi desenvolvida pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), que também coordena o curso.
RNPI está construindo Observatório do Marco Legal da Primeira Infância

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) está desenvolvendo o Observatório do Marco Legal da Primeira Infância, uma ferramenta online que tem como objetivo oferecer insumos para os processos de formulação, implementação e acompanhamento de políticas públicas voltadas à primeira infância com o objetivo de garantir prioridade a esta agenda em âmbito local e nacional.

A ferramenta, prevista para ser entregue à sociedade em agosto de 2020, contará, inicialmente, com três eixos básicos: indicadores do Marco Legal da Primeira Infância nas áreas de saúde, educação e assistência social. O Observatório permitirá que os gestores de políticas públicas e a sociedade acessem informações para acompanhar e avaliar a efetivação do acesso às garantias de direitos das crianças brasileiras de zero a seis anos, considerando as ações e iniciativas explicitadas no Marco Legal.
Banco de fontes para jornalistas traz mais de 200 especialistas em primeira infância

A ANDI - Comunicação e Direitos acaba de publicar um Banco de Fontes para jornalistas com especialistas e organizações que trabalham em defesa dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. O objetivo da publicação é oferecer aos profissionais da mídia uma lista de referências para que possam produzir matérias plurais e contextualizadas em infância e juventude com atenção especial à Primeira Infância.
Dividido entre 15 temas, o Banco de Fontes traz uma lista com nome, currículo, email e telefone de 117 especialistas em infância e adolescência no Brasil e informações de 140 instituições que trabalham nesta agenda. Os temas de atuação dos especialistas e das organizações são: saúde; educação infantil; assistência social; acolhimento institucional; direito de brincar; criança e o espaço; diversidade; enfrentamento à violência; exploração e abuso sexual de crianças; proteção ao consumismo; parentalidade; cidadania, defesa e garantia de direitos; cultura; comunicação e trabalho infantil.
Parceiros da Rede capacitam famílias sobre paternidade responsável e prevenção da violência

O Instituto da Infância (Ifan) vai atender mais de cem municípios de estados brasileiros com o programa Eco Protetores. Ações serão realizadas com cuidadores, famílias e membros da comunidade com foco na prevenção da violência doméstica e nos direitos das crianças, por meio de oficinas de parentalidade, tendo a comunicação comunitária como eixo central. Fortaleza será a primeira cidade a receber os municípios em quatro bairros: Mucuripe, Praia do Futuro, Cais do Porto e Vicente Pinzon.

Outra ação do Olhares Eco Protetores, é no empoderamento da criança na cidade e meio ambiente, tornando estes agentes comunicadores de bem-estar e entusiasmo, de convívio social e respeito pela natureza, ampliando as possibilidades para o desenvolvimento integral e incorporado da criança, promovendo e assegurando seus direitos.

No Rio de Janeiro, o Instituto Promundo começou a capacitar 200 homens e suas parceiras, a partir de 18 anos, em oficinas sobre paternidade e cuidado, a importância do brincar, modelos de masculinidades não violentos e educação livre de castigos físicos e humilhantes. Além dos 200 participantes das oficinas, o projeto contemplará outras 600 pessoas indiretamente em cinco comunidades da Ilha do Governador-RJ. São elas: Morro do Barbante, Praia da Bica, Praia da Guanabara, Praia e Pelônias e INPS.