RNPI realiza curso sobre elaboração de planos municipais da primeira infância
Mais de duas mil pessoas de todos os estados brasileiros se inscreveram no curso à distância sobre Elaboração de Plano Municipal pela Primeira Infância oferecido pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). Com o objetivo de formar cidadãos capazes de articular e desenvolver planos municipais da primeira infância nos municípios, o curso está em sua segunda edição e traz novidades no conteúdo programático com a inclusão de textos sobre parentalidade, cidades sustentáveis para crianças e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O estado de São Paulo teve o maior número de interessados, 358. Seguido da Bahia, 274 e do Mato Grosso do Sul, 182. A turma contemplada conta 350 alunos de todas as regiões do Brasil. Durante três meses os participantes contam com diferentes formas de apoio para auxiliar seu processo de aprendizagem e impulsionar as ações de construção do plano. Ao final do curso os participantes apresentam um plano de ação.

Os alunos têm à disposição um banco de dados com experiências exitosas de municípios que já fizeram seus planos e durante as aulas existe uma rica troca de experiência e conhecimentos entre municípios que desejam iniciar um PMPI ou estejam trabalhando na construção, implementação ou monitoramento do PMPI.
Falar em primeira infância no Brasil é falar da vida de 19 milhões de brasileiros de zero a seis anos. E, apesar de todos os avanços dos direitos da infância, ainda são grandes os desafios a serem enfrentados como educação de qualidade, assistência à saúde e espaços adequados para as crianças nas cidades.

Desde 2016 a RNPI promove a campanha Criança é Prioridade Absoluta que busca o comprometimento de candidatos e candidatas a prefeituras, governos estaduais e Presidência da República com a agenda da primeira infância. A RNPI está comprometida a apoiar os gestores que se propõem a construir seus planos municipais.

A metodologia do curso foi desenvolvida pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), que também coordena o curso. Esta edição faz parte do projeto Primeira Infância é Prioridade, desenvolvido pela ANDI - Comunicação e Direitos e patrocinado pela Petrobras. Até 2021 a ANDI ocupa a secretaria executiva RNPI, uma articulação nacional apartidária de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da primeira infância, que reúnem mais de 200 instituições.
Depoimentos

"Não consigo mensurar em palavras o quanto está sendo importante para o meu desenvolvimento profissional e para a conclusão do nosso PMPI o curso da RNPI. Quantos conhecimentos aqui adquiri, quantos depoimentos e exemplos aqui foram demonstrados, a ampliação da minha visão em relação a luta pela equidade e garantia dos direitos de nossas crianças é de uma dimensão diferente de quando iniciamos o curso, agradeço pela oportunidade e espero compartilhar em breve com vocês o nosso PMPI."
Thaiz Costa Cunha Madeira Barueri-SP

"São José do Seridó, Rio Grande do Norte, já tem o Plano Municipal Pela Primeira Infância, no entanto, bem simples e já desatualizado. Com o curso, e como gestor da pasta já estamos nos organizando para atualizá-lo, seguindo todo o passo a passo apresentado. Já começamos as mobilizações para formação da comissão, seguindo para o diagnóstico territorial e começarmos a atualização do mesmo." 
Francisco Assis dos Santos Júnior - Secretário Municipal de Assistência Social de São José do Seridó/RN e atual presidente do COEGEMAS/RN