Alunos de 122 cidades concluem EaD em PMPI oferecido pela ANDI/RNPI

Aproximadamente 200 alunos de 122 cidades diferentes concluíram o curso à distância sobre Elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância oferecido entre julho e outubro pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). As 300 vagas foram muito disputadas pelos 2.334 inscritos de todo o Brasil. Outras 50 vagas foram destinadas a estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.  O curso gratuito terá duas novas edições em 2020. E faz parte do projeto Primeira Infância é Prioridade executado pela ANDI/RNPI com patrocínio da Petrobras. O curso EaD também conta com patrocínio da Fundação Bernard van Leer. 

Entre os alunos certificados, 47% eram técnicos de secretarias municipais, 11% gestores públicos, 12% conselheiros de conselhos municipais da criança e do adolescente. Do total de certificados, 90% são mulheres. A maioria, 51,2%, são de pessoas não brancas. Já 65,7% possuem pós graduação.  O curso contemplou todas as regiões brasileiras. O Nordeste teve o maior número de alunos certificados, 39,5%, seguido do Sudeste, 30,5%, Centro-Oeste, 12,6%, Norte, 12% e Sul, 5,4%.

Para Eliane do Rocio, da Secretaria de Assistência Social da Lapa (PR), o curso foi muito útil porque por meio dele o município dará início a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância, algo que sequer tinha sido pensando antes do curso: “Antes da participação ainda não havia se discutido a possibilidade de sua construção. Com o conhecimento adquirido e o material disponibilizado teremos subsídios para iniciarmos o processo de elaboração do PMPI”.

Segundo José Wagner Souza, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Laranjal do Jari (AP), o curso também foi fundamental para que Laranjal do Jari (AP) decidisse fazer um PMPI. “O município iniciou o processo de construção do nosso plano, com a assinatura do decreto de criação da Comissão Intersetorial responsável pelo plano”, explicou Souza.

Ao final de dois anos, o projeto Primeira Infância é Prioridade contemplará aproximadamente dez mil pessoas em diferentes ações do projeto. O patrocínio faz parte do Programa Petrobras Socioambiental, que busca ajudar na conservação do meio ambiente e no aumento da qualidade de vida do brasileiro. São mais de 100 mil beneficiados.
 
UnB terá disciplina especial sobre Comunicação e Direitos da Criança e do Adolescente
A Universidade de Brasília (UnB) oferecerá em parceria com a ANDI/RNPI uma disciplina especial sobre Comunicação e Direitos da Criança e do Adolescente. A iniciativa faz parte do projeto Primeira Infância é Prioridade executado pela ANDI/RNPI com patrocínio da Petrobras. Outras duas universidades públicas das regiões Norte e Nordeste serão contempladas ainda em 2020 com a mesma disciplina especial.

A disciplina deverá preparar o aluno para a compreensão dos fundamentos conceituais dos direitos da criança e do adolescente, levando em conta o papel dos meios de comunicação para a efetivação ou violação destes direitos. Assim como a correlação destes direitos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Questões de gênero, deficiência e aspectos étnicos-raciais também serão contemplados na ementa.

O Brasil tem uma grande legislação de proteção à criança e ao adolescente. É preciso, no entanto, fazer uma leitura de como a criança e os adolescentes são tratados pelos meios de comunicação. E, ao mesmo tempo, como exercem seu direito à comunicação.

Na UnB a disciplina contará com 18 encontros. Em cada um deles um especialista ministrará a aula. A faculdade de Comunicação ministrará a disciplina que será aberta a todos os alunos de todos os cursos. A Universidade de Brasília foi criada em 1962 e possui hoje cerca de 38 mil alunos.
Reportagem apoiada pelo Primeira Infância é Prioridade vence prêmio de jornalismo
O projeto Primeira Infância é Prioridade tem como uma de suas principais ações mobilizar jornalistas para disseminar a defesa dos direitos das crianças por meio de pautas especiais que serão produzidas em diferentes estados brasileiros. O primeiro projeto de reportagem contemplado pelo projeto, “Infância Refugiada”, da TV Brasil, ficou em segundo lugar no 36 Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.

A série de reportagens relatou o drama das crianças venezuelanas refugiadas no Brasil. Muitas chegam sozinhas, outras são abandonadas pelos pais aqui. A autora, Amanda Cieglinsnki, é jornalista amiga da criança e trabalhou em parceria com o cinegrafista João Marcos Barboza.

O Primeira Infância é Prioridade também contemplou a série de reportagens sobre creches do Portal Colabora. A jornalista amiga da Criança Adriana Barsotti esteve em Macapá, a capital brasileira com a menor quantidades de creches do Brasil, para mostrar a realidade das famílias que não têm lugar adequado para deixar os filhos durante o trabalho.  Em 2020 outros quatro projetos de reportagem serão escolhidos para receberem apoio logístico da RNPI.
 
Promundo é premiado pelo CNJ por boa prática na promoção dos direitos da infância
O Instituto Promundo tem realizado no Rio de Janeiro oficinas para homens e suas parceiras, a partir de 18 anos, em oficinas sobre paternidade e cuidado, a importância do brincar, modelos de masculinidades não violentos e educação livre de castigos físicos e humilhantes. A meta ao final de cinco ciclos de oficinas, cujo nome é Ilha de Paternidades, é capacitar 200 homens.

A metodologia usada pelo Instituto Promundo nas oficinas foi premiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no último dia 3 de dezembro. O Promundo ficou em primeiro colocado na categoria Sociedade Civil Organizada. Além do troféu e certificado, a entidade recebeu R$ 20 mil. O prêmio é resultado da chamada pública para a seleção, premiação e disseminação de boas práticas relacionadas à promoção de direitos e à atenção à primeira infância. 
 
Já o Instituto da Infância (IFAN) realizará durante dois anos no estado do Ceará ações com cuidadores, famílias e membros das comunidades com foco na prevenção da violência doméstica e nos direitos das crianças, por meio de oficinas de parentalidade, tendo a comunicação comunitária como eixo central.

Nos últimos dois meses já foram realizadas quatro oficinas participativas sobre prevenção à violência doméstica contra crianças de 0 a 11 anos. Os bairros atendidos foram Mucuripe, Cais de Porto e Vicente Pinzon. Até o final do projeto o IFAN realizará 18 oficinas nestas quatro comunidades.

Foram convidadas 60 pessoas para cada oficina. O IFAN teve o cuidado de buscar equipamentos públicos ou comunitários nas próprias comunidades locais para favorecer a mobilização dos participantes. Após as oficinas serão promovidas exibições de vídeos e exposições fotográficas, intituladas Olhares Eco Protetores.

O projeto Ilhas de Paternidades e Olhares Eco Protetores fazem parte do projeto Primeira Infância é Prioridade executado pela ANDI/RNPI com patrocínio da Petrobras.