Curso de elaboração de Planos Municipais
pela Primeira Infância é concluído

Mais de 122 cidades brasileiras foram contempladas
Aproximadamente 200 alunos de 122 cidades diferentes concluíram o curso à distância sobre Elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância oferecido entre julho e outubro pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). As 300 vagas foram muito disputadas pelos 2.334 inscritos de todo o Brasil. Outras 50 vagas foram destinadas a estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.  O curso gratuito terá duas novas edições em 2020. As três edições fazem parte do projeto “Primeira Infância é Prioridade” realizado pela ANDI/RNPI com patrocínio da Petrobras.

Entre os alunos certificados, 47% era técnicos de secretarias municipais, 11% gestores públicos, 12% conselheiros de conselhos municipais da criança e do adolescente. Do total de certificados, 90% são mulheres. A maioria, 51,2%, são de pessoas não brancas. Já 65,7% possuem pós graduação.  O curso contemplou todas as regiões brasileiras. O Nordeste teve o maior número de alunos certificados, 39,5%, seguido do Sudeste, 30,5%, Centro-Oeste, 12,6%, Norte, 12% e Sul, 5,4%.

O curso foi criado com o objetivo de formar cidadãos capazes de articular e desenvolver planos municipais pela primeira infância no Brasil. O material didático foi construído com
base no conteúdo da mais recente edição do Guia para Elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), lançado em 2017, a partir de articulação e contribuição de integrantes da RNPI.

Durante três meses os participantes contaram com diferentes formas de apoio para auxiliar seu processo de aprendizagem e impulsionar as ações de construção do plano. Ao final os concluintes apresentaram um plano de ação para seus municípios. Os participantes receberam uma série de material de apoio para auxiliar seu processo de aprendizagem e impulsionar as ações de construções do plano de seus municípios.

A metodologia do curso foi desenvolvida pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), que também coordena o curso. Esta edição faz parte do projeto Criança é Prioridade, desenvolvido pela ANDI-Comunicação e Direitos e patrocinado pela Petrobras. Até 2021 a ANDI ocupa a secretaria executiva RNPI, uma articulação nacional apartidária de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da primeira infância, que reúnem mais de 200 instituições.
Depoimentos