Curtinhas
>Sociedade Brasileira de Pediatria reitera, em nota, que não há evidências científicas consistentes e reconhecidas na literatura médica quanto ao uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de sinais e sintomas de Covid-19 em crianças e adolescentes. Acesse aqui a íntegra da nota
>Brasil lidera mortes por Covid-19 na faixa etária de 0 a 19 anos. Considerando a proporção populacional, o número de mortes de crianças e adolescentes por Covid-19 no Brasil é o maior do mundo. Acompanhe a discussão feita por pediatras e infectologistas e entenda o perfil da doença na faixa etária de 0 a 19 anos. Confira aqui
>Durante o período de quarentena, o Instituto Pró-Saber SP está auxiliando 400 famílias de Paraisópolis com um cartão alimentação e com a Cesta Pró Ler & Brincar. A cesta é um kit de atividades para as crianças, com materiais, caderno de atividades e pintura, papéis de dobradura, folhas e livros. Saiba mais aqui
>Pastoral da Criança participa da EPICOVID19-BR, o maior estudo demográfico do país sobre a difusão do coronavírus. Moradores do Rio Grande do Sul estão recebendo os pesquisadores do Ibope Inteligência para realizar testes rápidos de Covid-19. Os resultados são destinados à maior pesquisa populacional sobre o vírus no Brasil, estudo coordenado pela Universidade de Pelotas. Veja mais aqui
>O IV PIM Debate: Primeira infância em tempos de coronavírus teve como tema “O trabalho do PIM/PCF em tempos de Covid-19”. Desta vez, o webinar abordou a segunda edição da “Nota de orientação para o trabalho dos programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz em tempos de novo coronavírus” lançada pela Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Assista aqui
>Já se passaram mais de três meses desde que as escolas tiveram de fechar suas portas como forma de contenção do avanço do coronavírus. A Educação Infantil poderá estar seriamente comprometida caso o setor não reivindique seu lugar de fala durante a pandemia do Covid-19. Rita Coelho, socióloga e membro do MIEIB, alerta que os prejuízos serão ainda mais graves para o setor caso o mesmo não se organize e faça um diagnóstico sobre os impactos da pandemia, e apresente um plano intersetorial de retomada de suas atividades com o fim do isolamento social. Leia mais aqui
>A retomada do funcionamento de creches e escolas da Educação Infantil após o período de isolamento social, em decorrência do controle da infecção pelo novo coronavírus, irá exigir uma força tarefa tanto dos gestores das instituições, quanto dos professores, funcionários, famílias e as crianças, inclusive. Apesar de todas as incertezas que rondam o assunto, um grupo de profissionais elaborou um documento com algumas premissas que apontam para a garantia dos direitos humanos de todas as pessoas envolvidas nesse processo. Confira aqui
>O que é para nós uma educação equitativa, inclusiva e de qualidade para estudantes com deficiência? A única maneira de alcançarmos o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 para todas as crianças é incluir todas as crianças e jovens com deficiência, sejam quem for e onde quer que estejam, construindo um sistema educacional verdadeiramente inclusivo. Confira Relatório sobre Educação Inclusiva da Aliança Internacional de Pessoas com Deficiência (IDA)
>Brincar não é um privilégio, mas um direito da criança. Famílias não devem ser as únicas responsáveis pela garantia da vivência plena da infância. A sociedade como um todo deve agir para apoiá-las. Espaço Alana reflete sobre o brincar em família em tempos de quarentena em bate papo online como parte da programação da Semana Mundial do Brincar. Acesse aqui
>Medo, medão, medinho. Seja ele do tamanho que for, bom mesmo é aquele medo que passa rapidinho. Pode ser de escuro, de começar uma nova rotina, de dormir sozinho e até mesmo dos monstros embaixo da cama. O importante é que o adulto esteja preparado para conduzir a situação sem desrespeitar o sentimento das crianças. Confira aqui uma série de conteúdos sobre educação emocional que podem ajudar a lidar com os medos dos pequenos
>Produzir vídeos para um canal da Internet, normalmente, é uma brincadeira despretensiosa entre as crianças. Porém, algumas vezes, esses vídeos viralizam e acabam chamando a atenção de empresas anunciantes. Entenda como a atividade de influenciadores digitais mirins é parte da estratégia de exploração comercial infantil pelas empresas. Leia aqui
>Criança Segura lança Guia de Mobilização. Material trabalha a prevenção de acidentes no trânsito, principal causa de morte por acidentes de crianças brasileiras atualmente. Clique aqui e acesse o Guia de mobilização para prevenir acidentes no trânsito
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