Boletim RNPI | Edição 54 | Junho de 2020

POR JUSTIÇA E HONRA AO MENINO MIGUEL

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) vem a público manifestar seu profundo pesar e indignação pela morte de Miguel Otávio Santana da Silva, de cinco anos, morto ao cair do 9º andar de um prédio em Recife no último dia 2 de junho. Miguel estava aos cuidados da empregadora de sua mãe e foi deixado sozinhopela empregadoraem um elevador. A RNPI solidariza-se com a dor da família de Miguel pela sua irreparável perda e convoca os profissionais do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente para que os fatos sejam rigorosamente apurados e a Justiça seja feita para a devida responsabilização de tamanha negligência. É importante destacar que este trágico episódio revela as diversas faces das desigualdades, discriminações e das violações dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil e, de modo especial, nas populações negras e pobres, em detrimento do racismo e desumanidade exacerbadado sistema capitalista, que as invisibilizam enquanto sujeitos de direitos.

Acesse aqui a nota na íntegra

>UNICEF retoma campanha de prevenção ao racismo com foco em crianças e adolescentes

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) reativou a campanha “Por uma infância sem racismo” nos seus canais de mídias sociais. Baseada na ideia de ação em rede, a iniciativa reúne 10 ações ou comportamentos que cada pessoa pode adotar para assegurar o respeito e a igualdade étnico e racial desde os primeiros anos de vida. Confira maneiras de contribuir para uma infância sem racismo: Eduque as crianças para o respeito à diferença. As diferenças enriquecem nosso conhecimento; Contextualize e sensibilize; Não classifique o outro pela cor da pele; o essencial você ainda não viu. Lembre-se: racismo é crime; Se seu filho ou filha foi discriminado, abrace-o, apoie-o. Mostre-lhe que a diferença entre as pessoas é legal e que cada um pode usufruir de seus direitos igualmente. Toda criança tem o direito de crescer sem ser discriminada; Denuncie! A discriminação é uma violação de direitos; Proporcione e estimule a convivência de crianças de diferentes raças e etnias nas brincadeiras, nas salas de aula, em casa ou em qualquer outro lugar; Valorize e incentive o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnica e racial. Conheça mais sobre a Campanha

>NCPI lança série de vídeos sobre os efeitos da pandemia no desenvolvimento infantil

Quais os impactos do coronavírus (Covid-19) sobre o desenvolvimento infantil? Durante o mês de junho, acompanhe a série de vídeos “Conversas com especialistas: como lidar com as consequências da pandemia na primeira infância”, produzida pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), em que quatro pesquisadores que integram o Comitê Científico do NCPI debatem um assunto por vídeo, trazendo recomendações para lidar com as diversas situações. A série de quatro filmes curtos sobre os efeitos da pandemia no desenvolvimento infantil, aborda os temas do estresse tóxico infantil, uso de telas por crianças, gestação e puerpério, e cuidados de crianças com necessidades especiais durante o surto global do coronavírus. Não deixe de assistir! Acompanhe, acesse e confira. Veja aqui

>Pediatras mostram como ajudar crianças com dificuldades de desenvolvimento na quarentena

Em virtude da pandemia provocada pela COVID-19, crianças e adolescentes foram submetidas a mudanças bruscas e importantes em suas rotinas, como a adoção da quarentena, a súbita interrupção das atividades escolares, terapias, prática de esportes e lazer. Isso produziu grande impacto emocional e acaba repercutindo, ainda mais, nas crianças com problemas de desenvolvimento, aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), por exemplo. Por este motivo, o Departamento Científico de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou uma nota de alerta com orientações para pais e responsáveis sobre como ajudar os filhos nesse momento e atravessar esse período conturbado de maneira menos aflitiva possível. Para as crianças é importante definir objetivos diários que sejam alcançáveis e manter a rotina de alimentação para evitar o aumento da ansiedade e do estresse. Para a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, é muito importante que os pais, responsáveis e cuidadores escutem o que as crianças estão dizendo e prestem atenção nos sinais que estão dando. Leia aqui o documento na íntegra

>Primeira Infância é tema de Desafio Universitário lançado pela ANUP

Com a missão de impulsionar o envolvimento das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil com a temática da primeira infância, a fim de promover um melhor desenvolvimento infantil por meio de cidades mais sustentáveis e amigas das crianças e relações de parentalidade mais saudáveis, a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), com o apoio da fundação holandesa Bernard van Leer, e cooperação técnica da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), lança o Desafio Universitário pela Primeira Infância, uma iniciativa importante como agente de transformação social nesta temática. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 16 de agosto. Durante este período, serão realizados webinars sobre a temática do desafio, abertos a todos os interessados. Saiba mais

Curtinhas

>Sociedade Brasileira de Pediatria reitera, em nota, que não há evidências científicas consistentes e reconhecidas na literatura médica quanto ao uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de sinais e sintomas de Covid-19 em crianças e adolescentes. Acesse aqui a íntegra da nota

>Brasil lidera mortes por Covid-19 na faixa etária de 0 a 19 anos. Considerando a proporção populacional, o número de mortes de crianças e adolescentes por Covid-19 no Brasil é o maior do mundo. Acompanhe a discussão feita por pediatras e infectologistas e entenda o perfil da doença na faixa etária de 0 a 19 anos. Confira aqui

>Durante o período de quarentena, o Instituto Pró-Saber SP está auxiliando 400 famílias de Paraisópolis com um cartão alimentação e com a Cesta Pró Ler & Brincar. A cesta é um kit de atividades para as crianças, com materiais, caderno de atividades e pintura, papéis de dobradura, folhas e livros. Saiba mais aqui

>Pastoral da Criança participa da EPICOVID19-BR, o maior estudo demográfico do país sobre a difusão do coronavírus. Moradores do Rio Grande do Sul estão recebendo os pesquisadores do Ibope Inteligência para realizar testes rápidos de Covid-19. Os resultados são destinados à maior pesquisa populacional sobre o vírus no Brasil, estudo coordenado pela Universidade de Pelotas. Veja mais aqui

>O IV PIM Debate: Primeira infância em tempos de coronavírus teve como tema “O trabalho do PIM/PCF em tempos de Covid-19”. Desta vez, o webinar abordou a segunda edição da “Nota de orientação para o trabalho dos programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz em tempos de novo coronavírus” lançada pela Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Assista aqui

>Já se passaram mais de três meses desde que as escolas tiveram de fechar suas portas como forma de contenção do avanço do coronavírus. A Educação Infantil poderá estar seriamente comprometida caso o setor não reivindique seu lugar de fala durante a pandemia do Covid-19. Rita Coelho, socióloga e membro do MIEIB, alerta que os prejuízos serão ainda mais graves para o setor caso o mesmo não se organize e faça um diagnóstico sobre os impactos da pandemia, e apresente um plano intersetorial de retomada de suas atividades com o fim do isolamento social. Leia mais aqui

>A retomada do funcionamento de creches e escolas da Educação Infantil após o período de isolamento social, em decorrência do controle da infecção pelo novo coronavírus, irá exigir uma força tarefa tanto dos gestores das instituições, quanto dos professores, funcionários, famílias e as crianças, inclusive. Apesar de todas as incertezas que rondam o assunto, um grupo de profissionais elaborou um documento com algumas premissas que apontam para a garantia dos direitos humanos de todas as pessoas envolvidas nesse processo. Confira aqui

>O que é para nós uma educação equitativa, inclusiva e de qualidade para estudantes com deficiência? A única maneira de alcançarmos o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 para todas as crianças é incluir todas as crianças e jovens com deficiência, sejam quem for e onde quer que estejam, construindo um sistema educacional verdadeiramente inclusivo. Confira Relatório sobre Educação Inclusiva da Aliança Internacional de Pessoas com Deficiência (IDA)

>Brincar não é um privilégio, mas um direito da criança. Famílias não devem ser as únicas responsáveis pela garantia da vivência plena da infância. A sociedade como um todo deve agir para apoiá-las. Espaço Alana reflete sobre o brincar em família em tempos de quarentena em bate papo online como parte da programação da Semana Mundial do Brincar. Acesse aqui

>Medo, medão, medinho. Seja ele do tamanho que for, bom mesmo é aquele medo que passa rapidinho. Pode ser de escuro, de começar uma nova rotina, de dormir sozinho e até mesmo dos monstros embaixo da cama. O importante é que o adulto esteja preparado para conduzir a situação sem desrespeitar o sentimento das crianças. Confira aqui uma série de conteúdos sobre educação emocional que podem ajudar a lidar com os medos dos pequenos

>Produzir vídeos para um canal da Internet, normalmente, é uma brincadeira despretensiosa entre as crianças. Porém, algumas vezes, esses vídeos viralizam e acabam chamando a atenção de empresas anunciantes. Entenda como a atividade de influenciadores digitais mirins é parte da estratégia de exploração comercial infantil pelas empresas. Leia aqui

>Criança Segura lança Guia de Mobilização. Material trabalha a prevenção de acidentes no trânsito, principal causa de morte por acidentes de crianças brasileiras atualmente. Clique aqui e acesse o Guia de mobilização para prevenir acidentes no trânsito

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