Mais de três mil pessoas se inscrevem em Ead sobre elaboração de PMPI
Mais de três mil pessoas se inscreveram para as 300 vagas da terceira edição do Curso à Distância de Elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI) oferecido pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).  Gratuito, o EaD tem duração de 65 horas e tem como principal objetivo formar cidadãos capazes de desenvolver e articular PMPIs pelo Brasil.  A terceira edição acaba de ser concluída. Um nova turma já foi iniciada.
 
Com a epidemia da Covid-19, o curso foi adaptado à nova realidade. As tarefas finais que, muitas vezes, exigiam vistas a campo, foram substituídas.
A reestruturação foi fundamental para permitir também a troca de experiência entre os participantes sobre as ações desenvolvidas em seus municípios para proteger às crianças e suas famílias neste momento de risco e maior vulnerabilidade.
 
Para Maria Cristina Mariano de Baurueri (SP), a participação no EaD foi muito válida: “A participação no curso foi extremamente gratificante, pois fui convidada para coordenar o trabalho de elaboração do PMPI no município. Refizemos todos os passos conforme as orientações apresentadas ao longo do curso e foi possível promover ações conjuntas de todas as secretarias municipais e CMDCA em prol da garantia e defesa dos direitos das crianças”.
 
A metodologia do curso foi desenvolvida pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), que também coordena o curso. O EaD faz parte do projeto Primeira Infância é Prioridade, executado pela Rede Nacional Primeira Infância/ANDI-Comunicação e Direitos com patrocínio da Petrobras. Esta edição do Ead também tem o patrocínio da Fundação Bernard Van Leer.
Promundo reúne mais de 600 pessoas em seminário online sobre Parentalidade
Nos dias 22 e 23 de junho o Instituto Promundo realizou o seminário “Paternidades, Primeira Infância e Cuidados” que contou, ao longo de dois dias, com a participação de aproximadamente 600 pessoas.
 
No primeiro dia do encontro foram apresentados conceitos, pesquisas, políticas públicas e boas práticas que pudessem ser replicadas pelo público participante. Foram apresentados ainda diversos projetos assistenciais voltados para a saúde do homem com incidência no desenvolvimento de crianças pequenas, redução das violências e compartilhamento das tarefas domésticas. O seminário buscou analisar criticamente as situações que baseiam as violências, em especial o machismo, e apontar estratégias de resolução.
 
O segundo dia do seminário abordou as temáticas relacionadas à primeira infância e procurou mostrar o quanto à participação efetiva do pai é fundamental para o melhor desenvolvimento da criança.  Para tanto, apresentou metodologias de autoproteção, trabalho em redes e também um conjunto de boas práticas.
 
O seminário ocorreu no âmbito do projeto Ilhas de Paternidades que faz parte do projeto Primeira Infância é Prioridade executado pela ANDI/RNPI com patrocínio da Petrobras.
IFAN MUDA IFAN FAZ
Para enfrentar a nova realidade trazida pela pandemia da Covid-19, o Instituto da Infância lançou a linha de atuação IFAN MUDA IFAN FAZ com o objetivo de suprir lacunas das atividades presenciais dos projetos em execução e criar atividades emergenciais de cuidados e proteção às crianças.  Dezenas de cards foram produzidos e distribuídos.
 
Por meio de uma campanha informativa, o IFAN tem mantido contato com as famílias atendidas pelo projeto Olhar Eco Protetores para informar sobre medidas preventivas frente à pandemia e mapear possíveis casos de violências e acidentes domésticos.
 
O IFAN também se uniu a outras entidades locais com intuito de angariar recursos para a compra de cestas básicas e kits de higiene pessoal para famílias que moram nos territórios atendidos pelo projeto: os bairros de Vicente Pinzon, Cais do Porto, Mucuripe e Praia do Futuro II em Fortaleza.
 
A ação ocorre no âmbito do projeto Olhares Eco Protetores que faz parte do projeto Primeira Infância é Prioridade executado pela ANDI/RNPI com patrocínio da Petrobras

 
RNPI revisa Plano Nacional pela Primeira Infância
A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) acaba de revisar o Plano Nacional Primeira Infância (PNPI), um documento político e técnico que orienta decisões, investimentos e ações de proteção e de promoção dos direitos das crianças de zero a seis anos. Construído pela RNPI em 2009 e 2010 por um amplo processo de participação, o plano preconiza o artigo 227 da Constituição que garante prioridade absoluta em assegurar à criança o direito à vida, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Quando foi criado há quase 10 anos, a RNPI contava com 70 membros, agora conta com mais de 260. Coordenada pelo professor Vital Didonet, a revisão foi democrática e aberta a todos os membros da Rede ao longo de um ano. A atualização do PNPI teve como referência o Marco Legal da Primeira Infância (MLPI), como é mais conhecida a Lei no 13.257, de 8 de março de 2016. A versão atualizada do Plano está em fase final de diagramação e será lançada em breve.
Trabalho infantil no Pará é tema de pauta especial
O trabalho infantil na colheita de açaí no Pará foi tema de reportagem especial do jornalista Leandro Barbosa que esteve em Abaetatuba e lançou luz sobre a triste realidade de crianças que arriscam suas vidas e abandonam a escola para contribuir financeiramente com as despesas da casa.
 
O Pará é o maior produtor de açaí do mundo. E vende o produtor principalmente para os Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão. Grande parte da colheita é feita por menores de idade que, em alguns casos, vivem situações de trabalho análogo à escravidão.
 
Por reconhecer a capacidade que a imprensa tem de mobilizar a sociedade e colocar temas na agenda pública de debates, a ANDI-Comunicação e Direitos, em parceria com a Petrobras, está apoiando financeira e tecnicamente jornalistas que têm interesse em produzir reportagens sobre Primeira Infância.

Esta ação faz parte do projeto “Primeira Infância é Prioridade”. São convidados a participar da seleção os Jornalistas Amigos da Criança e os jornalistas que participaram das oficinas de qualificação em primeira infância ministradas pela ANDI em 2018. Pautas especiais sobre crianças refugiadas e educação infantil já foram contempladas.

Leia aqui a reportagem na íntegra
Plataforma OBSERVA 

Em breve o Projeto Primeira Infância é Prioridade irá lançar o Observatório do Marco Legal da Primeira Infância. Uma ferramenta com indicadores, análises e documentos de referências para a garantia de direitos das crianças até 6 anos. Fique ligado!
Análise de Mídia

No âmbito do projeto Primeira Infância é Prioridade será realizada uma análise de mídia sobre primeira infância. Essa análise terá como foco as notícias publicadas em 2018 e 2019 por 35 jornais e revistas das diversas regiões brasileiras.