Terceira edição de EaD sobre elaboração de PMPI é concluída. Curso teve mais de 3 mil candidatos
A terceira edição do Curso à Distância de Elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI) oferecido pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) foi concluída. Mais de 3,5 mil pessoas se inscreveram para concorrer às 350 vagas oferecidas. Nesta edição foram selecionados alunos de todos os estados e do Distrito Federal.
 
Os participantes aprenderam no curso as etapas de construção do PMPI, como pensar e construir cidades amigáveis para as crianças e seus cuidadores, a importância da parentalidade, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da participação infantil na construção das políticas que lhes dizem respeito.
 
Gratuito, o EAD tem duração de 65 horas e tem como principal objetivo formar cidadãos capazes de articular e desenvolver planos municipais pela primeira infância no Brasil. Gestores públicos, técnicos das secretarias municipais, conselheiros ou integrantes dos conselhos municipais das crianças e adolescentes são o público-alvo do curso. Candidatos de municípios que estão em processo inicial de mobilização para o PMPI ou de revisão do mesmo são priorizados na seleção.
 
O curso foi adaptado para ouvir cada participante, refletir e compartilhar as diferentes estratégias construídas em cada território para impedir o avanço da COVID-19 e dar visibilidade às crianças e suas famílias em um momento de vulnerabilidade. Os facilitadores tiveram que adaptar várias ações, uma vez que estavam previstas, como ocorreu nas edições anteriores,  atividades presenciais, como visitas em secretarias municipais e locais com a presença de crianças, como praças e escolas.
 
A metodologia do curso foi desenvolvida pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), que também coordena o curso. O EaD faz parte do projeto Primeira Infância é Prioridade, executado pela Rede Nacional Primeira Infância/ANDI-Comunicação e Direitos com patrocínio da Petrobras e da Fundação Bernard Van Leer.

Depoimentos

 “Diante deste contexto (pandemia) sabemos que as crianças, adolescentes e, até mesmo as mulheres estão mais vulneráveis, uma vez que estão confinadas em suas residências. Confesso que está muito difícil proteger crianças e adolescentes no contexto da pandemia. Precisamos de luzes, mas estamos aqui trabalhando para fazer da forma possível.”.

Laidylaura Pereira de Araújo
Palmas (TO)
 

“A participação no curso foi extremamente gratificante, pois fui convidada para coordenar o trabalho de elaboração do PMPI no município. Refizemos todos os passos conforme as orientações apresentadas ao longo do curso e foi possível promover ações conjuntas de todas as secretarias municipais e CMDCA em prol da garantia e defesa dos direitos das crianças. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a professora Maria Mostafa que durante este período compartilhou seus conhecimentos, nos apoiando e orientando através de e mail, formações e disponibilizando os conteúdos dos vídeos que foram imprescindíveis para reflexões, abordagens, problematizações, ampliando nosso conhecimento e colaborando para o diagnóstico da situação da infância no nosso município, e para a sistematização de políticas públicas para a Primeira Infância de forma planejada, participativa, intersetorial e sustentável. Devido ao isolamento social, a comissão de elaboração está se comunicando através de email e um grupo de Whatsapp. Nós estamos na fase final de redação e assim que possível será realizada uma audiência pública para que todos os munícipes possam opinar sobre as metas do PMPI”.
 
Camila Cristina Oliveira Mariano
Barueri(SP)
 

"A participação nesse curso está fortalecendo a construção da articulação das políticas de educação e assistência social, trilhando o caminho para edificar o PMPI. Percebo que é preciso alargar, trazendo para a cena novos atores que vão estar presentes na construção e execução do mesmo. Os módulos foram expondo conhecimentos que nos aproximaram da nossa realidade local, onde mesmo diante da pandemia, foram coletadas informações da secretaria de educação, quanto à realidade da educação infantil e sua expansão. Observa-se riqueza de conhecimentos nos vídeos e materiais escritos disponibilizados ao longo do curso, a exemplo, cito os planos pela primeira infância já construídos e que foram a nós disponibilizados para análise e observações sobre os mesmos. Os participantes desse curso, residentes em Caicó, tiveram momentos para discutir o que estava sendo fomentado no curso e refletir os passos necessários para construir o plano de ação de forma coletiva. A metodologia de socializar semanalmente as discussões nos fóruns, juntamente com o acompanhamento e disponibilidade de professores do curso fomentou a construção de conhecimentos e a integração entre os membros do mesmo, que expuseram realidades diversas, contribuindo com ricas reflexões e nos dando subsídios para construirmos o Plano Municipal pela Primeira Infância de Caicó/RN e assim fortalecer o público infantil no nosso município”.
 
Maria Aldenoura Mafra de Araújo
Caicó/RN