Mais uma edição do curso de elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância é concluída
A terceira edição do curso à Distância “Elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância” da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) acaba de ser concluída. Gratuito, o curso que tem como principal objetivo formar cidadãos capazes de articular e desenvolver planos municipais pela primeira infância no Brasil recebeu cerca de 1.500 inscrições e certificou 271 pessoas em 25 estados brasileiros.
 
Estudantes, professores e funcionários da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, gestores públicos, técnicos das secretarias municipais, profissionais do terceiro setor e conselheiros dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente estavam entre os alunos.
 
Nesta edição, as mulheres eram maioria na turma (89,5%), assim como pessoas pós-graduadas ou com nível superior completo (91,9%). A região Nordeste e Sudeste foram as que tiveram maior número de alunos participando (46,3% e 32,3% respectivamente).
 
Os participantes aprenderam as etapas de construção do PMPI, como pensar e construir cidades amigáveis para as crianças e seus cuidadores, a importância da parentalidade, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da participação infantil na construção das políticas que lhes dizem respeito.
 
Em relação ao PMPI, 34% dos participantes declararam que o município possui um plano que está sendo implementado ou que está em processo de revisão ou em elaboração. Para os municípios que já contam com uma comissão pró-PMPI ou algum nível mais consistente de movimentação nesse sentido, o curso ajuda a qualificar de forma evidente as ações existentes.
 
Devido à pandemia da Covid-19 as atividades que previam a articulação com secretarias municipais e mapeamento e contato com organizações da sociedade civil foram substituídas pelo “Diário de Aprendizagem”, um espaço interno na plataforma com o qual pretendia-se que os participantes de um mesmo município pudessem conversar, se conhecer, trocar informações sobre a situação do plano e se organizar para formar uma rede ou realizar ações de sensibilização da gestão pública para a temática.
 
Esta edição trouxe como novidade: uma aula online aberta a todo o público sobre o a revisão do Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI). Ministrada pelo professor Vital Didonet, a aula já acumulou mais de 1.500 visualizações no YouTube.

A metodologia do curso foi desenvolvida pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), que também coordena o curso. O EaD faz parte do projeto Primeira Infância é Prioridade, desenvolvido pela ANDI - Comunicação e Direitos e patrocinado pela Petrobras. Esta edição do curso também foi patrocinada pela Bernard Van Leer.

Depoimentos dos participantes

“Foi uma grande satisfação concluir o curso com todos vocês. Participar do curso trouxe elementos muito oportunos para que possamos dar início ao trabalho de mobilização e muito em breve o começo da elaboração do PMPI em nosso município. Já começamos uma pequena mobilização com o grupo do CMDA e secretarias. Foi de grande serventia essa troca de experiências e estar com pessoas sábias como vocês meus colegas, cresci muito profissionalmente foram meses de muitas aprendizagens, e vem muito mais por aí na elaboração do PMPI. Muito obrigada por tudo! Foi muito bom estar com vocês!”
 
Ana Cristina Pereira – General Salgado (SP)
 

“Meu sentimento é de gratidão por todo conhecimento partilhado, pelas contribuições generosas de tantos colaboradores. Participar do curso foi um momento sensacional de muito aprendizado na minha caminhada profissional, todos os conteúdos estudados durante o curso foram de uma validade espetacular para minha jovem carreira. Acredito que muitas pessoas ainda precisam passar por formações como essa que realizamos nos últimos meses, pois ela nos garante estarmos mais robustecidos para realizar nosso trabalho de agentes de transformação. A nós que estamos já em estado de inquietação para colocarmos em prática tudo o que aprendemos desejo boa sorte e que nada nos faça desanimar ou desistir. Parabéns a todos da equipe que se esforçaram para que o curso acontecesse, meu muito obrigada a nossa facilitadora Maria Mostafa que sempre nos deu feedback positivo e nos encorajou a seguir sempre para a próxima etapa. Espero em breve estar executando e disponibilizando o nosso Plano Municipal pela Primeira Infância em todos os meios possíveis”.
 
Antonia Verônica Pinheiro de Assis – Apodi (RN)
 

Participar deste curso foi uma experiência e tanto!  Quando nos questionamos para quem é o plano, somos levados a uma reflexão sobre a diversidade social, econômica, ética e territorial em nosso município e nesse sentido, ou seja, nessa trajetória, surgem os interessados, parceiros e pouco a pouco o que era só um projeto vai ganhando forma, espaço e se tornando concreto. Assim eu realmente espero que aconteça. A grande expectativa agora é tornar real um PMPI, para o nosso município. Maria Mostafa, Vital Didonet e demais envolvidos, obrigada! Meu grande abraço!
 
Maria Lúcia Gonzaga - Arraial, Porto Alegre do Piauí, Pavussú (PI)