Mais de sete mil pessoas se inscreveram nas três edições do EaD de elaboração do PMPI
A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) está atualizando o Guia de Planos Municipais pela Primeira Infância. A edição revisada será lançada no dia 24 de novembro. O momento é mais que oportuno, uma vez que em janeiro teremos milhares de novos gestores no Brasil escolhidos nas eleições municipais de 2020. A RNPI tem sido incansável no propósito de construir ferramentas para apoiar gestores públicos na implementação de políticas públicas voltadas à primeira infância. Por isso, por meio do projeto Primeira Infância é Prioridade, realizou três edições do curso à distância de elaboração de planos municipais pela primeira infância entre 2019 e 2020.
 
Com carga horária de 68 horas-aulas, o curso é estruturado segundo quatro módulos didáticos: Introdução Geral; Marcos Legais e Conceituais; Desenvolvendo o PMPI; e Implementando o PMPI. As três edições contaram com uma versão atualizada do ambiente de aprendizagem, incluindo informações sobre três temas especialmente relevantes: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) relativos à primeira infância; os programas de orientação para a parentalidade e a promoção de soluções voltadas às crianças de 0 a 6 anos nos processos de planejamento urbano.
 
As três edições tiveram, ao todo, mais de sete mil candidatos disputando 900 vagas. Ao final, 622 alunos concluíram o curso. Nas três edições, as mulheres foram predominantes entre as matriculadas e concluintes, assim como as pessoas com nível superior completo, e participantes das regiões Nordeste e Sudeste. Técnicos das secretarias municipais e gestores públicos também se destacaram entre os interessados.
 
A pandemia da Covid-19 fez necessário reformular as atividades presenciais previstas inicialmente para serem executadas. Visitas às secretarias estaduais, a creches e praças públicas tiveram que ser repensadas. Se por um lado a pandemia prejudicou as atividades presenciais, por outro permitiu que os participantes trocassem experiências do que seus municípios estavam executando devido à pandemia.
 
A metodologia do curso foi desenvolvida pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), que também coordena o curso. O projeto Primeira Infância é Prioridade é patrocinado pela Petrobras. As três edição do curso também contaram com patrocínio da Bernard Van Leer.

Depoimentos dos participantes

Queria agradecer aos administradores do curso, à Maria, nossa coordenadora, e a todos os colegas que participaram. Aprendi muito com todos vocês, espero em breve poder fazer parte de um PMPI, pois como estudado aqui e contemplado em nossas profissões, a primeira infância necessita de cuidados e atenção. O aprendizado foi extremamente útil e vou tentar ao máximo colocá-lo em prática. Acredito que o curso conseguiu alcançar alguns de seus objetivos, como: Contribuir para a qualificação de cidadãs e cidadãos para articular e desenvolver Planos Municipais pela Primeira Infância no Brasil; Oferecer material de apoio para que municípios desenvolvam seus PMPIs; Promover o encontro e a troca de experiências e conhecimentos entre municípios que desejam iniciar um PMPI ou que já estejam trabalhando na construção do Plano. Novamente agradeço a todos!

Ana Carla de Albuquerque Pacheco Gontijo – Uberaba (MG)
 

O curso me auxiliou imensamente. Me propiciou uma visão sobre o PMPI e sobre as possibilidades de apoiar as crianças da minha cidade e ainda contribuiu para minha dissertação, em que discorro sobre a escuta ao infante. Um dos momentos mais especiais para mim foi estudar sobre o Marco Legal da Primeira Infância e perceber a relevância de se traçar propostas para que a criança tenha seus direitos respeitados e possa assumir seu papel cidadão. Agradeço imensamente a oportunidade. Em especial, o carinho e dedicação da Maria, sempre trazendo contribuições efetivas a cada resposta individual a todos e todas participantes.
 
Drielen Mota Vieira dos Santos – Atua em nível estadual representando os municípios de Belo Horizonte (MG), Sabará (MG), Conatagem (MG), Nova Lima (MG), Ibirité (MG)
 

Gratidão! Essa é a palavra mais apropriada para grandes aprendizagens e enriquecimentos obtidos com esse curso. A Primeira Infância certamente era algo fascinante para mim e com esse curso constatei ainda mais sua importância na construção sólida para toda uma sociedade. Encerro com muita satisfação meu curso e de forma esperançosa de poder ajudar/contribuir com meu município na elaboração e na implantação desse Plano importante. Espero não medir esforços para colocar em prática todo aprendizado adquirido. Gostaria muito de agradecer em especial a facilitadora e a intenção de todos com esse curso. Ele é mais do que importante, ele é necessário! Espero profundamente fazer jus a todo aprendizado adquirido e contribuir com nossa sociedade em prol das infâncias de nossas crianças.

Fernanda Paula Goulart Fernandes – Contagem (MG)
 

Primeiramente gostaria de parabenizar aos organizadores do curso. Ele se baseia em uma concepção de infância e criança que acredito e procuro defender na função que exerço na educação e também como conselheira municipal de educação. A criança vista como sujeito de direitos, potentes, capazes de produzir conhecimentos, atores ativos e participativos. Apenas lamento que não pude participar ativamente de todos os fóruns como desejava, diante das novas demandas do trabalho impostas pelo cenário em que vivenciamos da pandemia do novo coronavírus Covid-19. Cotidianamente, precisamos nos reinventar nos processos educacionais em tempos de pandemia, com atividades pedagógicas remotas e os desafios enfrentados no município, principalmente no que se refere às desigualdades sociais, à dificuldade de acesso de uma boa parcela da sociedade. Acredito que em momentos como esse, atípico e de muitas incertezas, os municípios que já têm PMPI tiveram uma grande ferramenta a ser consultada para as novas políticas públicas impostas pela pandemia. Desejo que um dia nossos governantes insiram em suas agendas uma política voltada pela primeira infância, conscientes de que o investimento nessa fase da vida humana é fundamental para o desenvolvimento de um Estado. Um grande abraço a todos e bom trabalho! Até mais!!!! PS.: Aproveito para sugerir a participação do Conselho Municipal de Educação na comissão para a elaboração do PMPI dos municípios, visto que as instituições públicas, privadas e parceiras de Educação Infantil (creches e pré-escolas) do município estão sob a responsabilidade deste conselho. Agradeço a oportunidade de participar desse curso. Obrigada!

Zuleica Beatriz Gomes Nocelli – Juiz de Fora (MG)