Clipping nacional RNPI | 16 a 28 de fevereiro de 2022

SENADO FEDERAL- 15/02/2022

>Adoção do passaporte sanitário para combate à covid-19 é debatida no Plenário

Debatedores convidados e senadores divergiram nesta segunda-feira (14) em sessão temática sobre a efetividade do passaporte sanitário — proveniente da vacinação — a ser adotado como medida de enfrentamento à pandemia de covid-19. Enquanto alguns participantes defenderam a iniciativa como um estímulo a ampla imunização da população contra a doença, outros questionaram se a exigência do passaporte não estaria infringindo a liberdade individual e chegaram a negar a efetividade das vacinas.
Confira mais aqui

CORREIO BRAZILIENSE - 15/02/2022

>Desprezar a criança é soterrar a cidadania

A atual pandemia traz à tona a deplorável minimização da criança, postura que inviabiliza a sociedade brasileira. Já de longa data, boa parte dos políticos do país consideram-na uma mera miniatura do adulto, concepção absolutamente desrespeitosa e inaceitável. É uma visão daqueles que banalizam a ciência e se restringem ao tamanho físico dos entes humanos em crescimento. Desconhecem a originalidade potencial que caracteriza uma criança, razão pela qual desconsideram o artigo 227 da Constituição brasileira que a define como prioridade absoluta para a nação. Assim, os governantes que desprezam as normas constitucionais, exercem o poder de forma irresponsável e antidemocrática.
Leia mais aqui

CNN BRASIL - 15/02/2022

>Presença de crianças refugiadas nas escolas é positiva para todos, diz especialista

Em entrevista à CNN Rádio, no quadro CNN Educação, a assessora nacional da Cáritas, Elis Marques, avaliou que a presença de crianças refugiadas nas escolas “potencializa a vivência da diversidade” para todos. Ela explicou que, para os alunos que migraram para o Brasil, além do acesso ao desenvolvimento acadêmico pessoal, a escola também “permite integração à comunidade local.”
Veja mais aqui

EBC - 16/02/2022

>Câncer na infância representa maior causa de morte entre crianças

O câncer na infância representa a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no Brasil e em países desenvolvidos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Um dos tipos que acometem essa faixa etária, principalmente as crianças mais jovens, é o retinoblastoma. No dia internacional do câncer na infância, especialistas alertam: com o diagnóstico precoce a doença tem cura.
Saiba mais aqui

HOJE EM DIA - 17/02/2022

>Crianças recuperadas da síndrome rara ligada à Covid podem apresentar sequelas cardíacas

Crianças recuperadas da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), uma condição rara ligada à Covid, podem apresentar sequelas cardíacas seis meses após saírem das UTIs e até desenvolver problemas cardiovasculares a longo prazo, revelou um estudo do Instituto da Criança e do Adolescente, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em Minas, o número de casos da SIM-P cresceu 176,5% em um ano.
Confira mais aqui

HOJE EM DIA - 17/02/2022

>Anvisa recebeu 458 ameaças desde aprovação da vacinação infantil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu, desde que aprovou a vacinação contra covid-19 para crianças, 458 ameaças por e-mail. O dado foi revelado pelo diretor-presidente do órgão, Antônio Barra Torres, em audiência pública no Senado hoje.
Leia mais aqui

CÂMARA DOS DEPUTADOS - 18/02/2022

>Coordenadora da frente da primeira infância defende inclusão do tema na campanha para presidente

A coordenadora da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, deputada Leandre (PV-PR), disse que o grupo vai lutar para que o tema faça parte da agenda de compromissos dos candidatos à Presidência da República. A deputada participou do lançamento de edição da revista Agenda Brasileira dedicada às questões da Primeira Infância, período que vai de zero a seis anos de idade.
Veja mais aqui

UOL - 18/02/2022

>PL que protege menor contra violência sexual no esporte avança no Congresso

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (16), o Projeto de Lei 9622/2018, de autoria da deputada federal Érika Kokay (PT-DF), que acrescenta à Lei Pelé (Lei nº 9.615) um dispositivo que exige de clubes de futebol e entidades esportivas a promoção de medidas de proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual, como condição para receber recursos de bancos públicos. Para especialistas ouvidos pelo Lei em Campo, o texto é extremamente importante e, se for levado à frente, pode ser considerado uma grande conquista.
Saiba mais aqui

CÂMARA DOS DEPUTADOS - 18/02/2022

>Projeto institui benefício para lactantes no mercado informal e desempregadas

O Projeto de Lei 4579/21 institui o Benefício Alimentação Maternidade para as trabalhadoras do mercado informal ou desempregadas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Confira mais aqui

FORBES - 22/02/2022

>Novos benefícios: empresas investem na primeira infância

Ações voltadas a proporcionar um cuidado integral durante primeira infânciados filhos dos funcionários têm ganhado espaço dentro de grandes companhias, à medida que avança a agenda ESG. Esse investimento vai além de assegurar o bem-estar das famílias: traz retornos econômicos no médio e longo prazo, segundo os estudos do vencedor do Nobel de Economia James Heckman. A análise feita por ele mostra que, mesmo sendo uma estratégia de baixo custo, dá um retorno sobre o investimento entre 7% e 10% ao ano. Isso inclui que as crianças passem mais tempo na escola e melhorem seu desempenho profissional no futuro, reduzindo custos com reforço escolar, saúde e gastos do sistema de justiça penal lá na frente.
Leia mais aqui

CORREIO BRAZILIENSE – 26/02/2022

>Bebês nascidos com zika vírus têm 11 vezes mais risco de morte

Bebês nascidos com síndrome congênita do zika (SCZ), devido à infecção por esse arbovírus durante a gravidez, correm 11 vezes mais risco de morrer durante os primeiros três anos de vida do que aqueles nascidos sem a síndrome, segundo um estudo publicado no The New England Journal of Medicine. A pesquisa foi realizada por equipes da Universidade Federal da Bahia, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Faculdade de Higiene e Medicina Tropical de Londres, na Inglaterra.
Veja mais aqui

LUNETAS– 27/02/2022

>Unicef lança cartilha ‘Plano municipal para a primeira infância’

“É preciso uma aldeia para educar uma criança.” Frequentemente ecoado no Lunetas, este provérbio africano ressalta a necessidade de toda a sociedade estar envolvida na criação dos pequenos. Para auxiliar gestores e gestoras que atuam com infâncias no âmbito municipal, o Unicef lançou a cartilha “Plano municipal para a primeira infância: um passo a passo para a elaboração”. Feito em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), o material apoia a elaboração ou qualificação de planos que possam sair do papel e se transformar em ações concretas que beneficiem os pequenos.
Saiba mais aqui

GZH – 27/02/2022

>Por que crianças devem brincar na natureza

Hoje, mais do que nunca, já se sabe da importância do contato com a natureza na primeira infância. É fundamental a experiência com elementos e processos naturais nesse período da vida. Entretanto, com o acelerado contágio da nova variante da covid-19 e com a falta de tempo das famílias na atualidade, esse contato não tem sido prioridade.
Confira mais aqui