Boletim RNPI | Edição 02 | Março de 2022

6 anos do Marco Legal da Primeira Infância

Dia 08 de março de 2022, o Marco Legal da Primeira Infância completa 6 anos de instituição. Neste período observamos que houve importantes avanços na legislação, contudo, há muito o que progredir. Além disso, somos sabedores que para garantir os direitos das crianças efetivamente a mobilização e ação de todos os atores sociais é uma atitude imprescindível mediante um regime de colaboração. Diante da legislação as crianças têm necessidades e possibilidades asseguradas, portanto, o que urge é colocá-la em prática para que todas as crianças, independente de classe social, consigam se desenvolver plenamente e tenham o bem-estar, físico e mental, presente no seu cotidiano. As entidades parceiras em prol do fortalecimento da Primeira Infância atuam de forma articulada envolvendo Estado, sociedade civil, universidades e famílias. Esta conjunção tem o poder da mobilização social e institucional, unindo forças para mudar os rumos das crianças que sofrem com as desigualdades sociais, abusos diversos e negligência. .

Acesse aqui a matéria na íntegra

>8º Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância

Hoje teve início o VIII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, que aconteceu de forma híbrida. O Seminário foi promovido pela Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e teve como tema “Avanços e desafios na escuta das crianças e no enfrentamento à pandemia”. Participaram do evento representantes de entidades como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); o Fórum Nacional da Infância e Juventude do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o Centro de Estudos da Infância e dos Direitos das Crianças London Parson, do Canadá; a Rede de Líderes pela Primeira Infância da América Latina entre elas a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI); dentre outros. O primeiro dia de Seminário foi de muitas informações e aprendizagem, onde cada palestrante trouxe em suas falas importantes reflexões a todos sobre esse tema tão importante e que necessita ser aplicado em cada município brasileiro. Confira mais aqui

>REPI da Paraíba é instalada

Em João Pessoa, foi criada ontem (28), a Rede Primeira Infância da Paraíba, com o objetivo de gerar o debate permanente em âmbito estadual para apresentação de temáticas, propostas e incidência, de modo a garantir a criança como prioridade absoluta, conforme preconizado no art. 227 da Constituição Federal de 1988. Para coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI, Cida Freire, as Redes representam uma pactuação entre organizações públicas, pesquisadores e ativistas pelo direito das crianças em diferentes frentes, ampliando e fortalecendo intenções e ações que ensejam para essa finalidade. Já para Solidade Menezes, coordenadora adjunta da RNPI, que também esteve presente na instalação da REPI PB, isso requer um trabalho cada vez mais articulado, de forma a garantir incidência junto ao Estado e municípios na construção de Planos Decenais pela Primeira Infância. De acordo com a coordenadora da secretaria executiva da REPI-PB, Adelaide Dias, a rede é um espaço intersetorial de articulação e construção de parcerias com as mais diversas entidades, associações, universidades, setores governamentais e não governamentais, poder legislativo e judiciário para a realização de ações que visem a construção e fortalecimento de políticas públicas para a primeira infância que tenham por finalidade a garantia dos direitos das crianças de 0 a 6 anos. Neste contexto, a REPI PB surge para articular, mobilizar e qualificar as ações de controle social e incidência para construção de políticas públicas naquele estado. Clique aqui para acessar o documento.
Leia mais

>Secretaria Executiva apresenta ao Grupo Diretivo da RNPI, Plano Tático 2022-2024

Na tarde de 28 de fevereiro, aconteceu a primeira reunião da Secretaria Executiva sob o comando da UNCME-PE com o Grupo Diretivo(GD) da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), via Plataforma Google Meet. O objetivo principal da reunião foi apresentar o Plano Tático, organizado pela nova Secretaria Executiva, sendo que o mesmo foi elaborado tendo como fio condutor o Plano Estratégico da RNPI, aprovado no ano de 2021. Na oportunidade, também foi apresentado o cronograma de encontros do GD e das Assembleias da RNPI. Saiba mais

>Reunião Secretaria Executiva e Grupo Diretivo da RNPI

No dia 25 de março, pela parte da tarde, através da Plataforma Meet, reuniram-se os membros da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) com o Grupo Diretivo da RNPI. Esta foi a segunda reunião realizada pela nova Secretaria Executiva com o Grupo Diretivo da Rede. Ressaltou-se a necessidade de pensar os momentos formativos através de um calendário amplamente divulgado. Os temas foram votados em 2021, sendo eles: Covid-19 e PI; Gênero, Diversidade Sexual e PI; Parentalidade e Diversidade de Famílias; Desafio na garantia dos direitos, pactuado junto à Porticus. Apresentou-se o Plano Tático que recebeu as contribuições de várias instituições/entidades e o Grupo Diretivo terá até final de março para enviar mais contribuições.Por fim, foi destacado que a Assembleia da RNPI ocorrerá nos dias 18 e 19 de abril, virtualmente. Clique aqui.

Curtinhas

>EXPOSIÇÃO AO CHUMBO NA INFÂNCIA REDUZIU O QI DE 50% DOS NORTE-AMERICANOS. Nos Estados Unidos, uma equipe de pesquisadores investigou os efeitos da exposição ao chumbo na infância e as possíveis implicações para o QI (Quociente de Inteligência). A conclusão é que o metal tóxico afetou o índice de inteligência de pelo menos 50% da população norte-americana. Em média, as pessoas afetadas perderam 2,6 pontos do quociente. Além de causar déficits cognitivos — e afetar o QI —, o chumbo já foi associado com mudanças na personalidade, envelhecimento cerebral prematuro, anemia, danos renais, doenças cardiovasculares e danos a mulheres grávidas e crianças em desenvolvimento. Adquira já o seu!

>CÂMARA MUNICIPAL APROVA ATUALIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA. A Câmara Municipal aprovou na tarde desta quinta-feira (10/03), a atualização do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPIF), instrumento que define estratégias para o atendimento dos direitos e a promoção do desenvolvimento integral de crianças de zero a 06 anos em Fortaleza pela próxima década. Na última segunda-feira, 07, o plano já havia sido aprovado por unanimidade no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). A seguir o Projeto de Lei nº 0117/2022, será encaminhado para sanção do Prefeito. Para a secretária da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) Patrícia Macedo, o plano é um norteador das ações do Município voltadas para o atendimento de crianças de zero a 6 anos. “A aprovação na Câmara é mais um passo importante para a consolidação de um conjunto de políticas públicas que promovam o desenvolvimento integral de crianças nos primeiros anos de vida, contribuindo também para que tenham um presente mais saudável, próspero e feliz”. Acesse aqui

>PREFEITURA PROMOVE ENCONTRO PARA DIAGNÓSTICO DA PRIMEIRA INFÂNCIA. Representantes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de Ubatuba e membros Instituto Avante reuniram-se nesta semana para discutir o diagnóstico e o alinhamento de práticas, ações e estruturas voltadas à Primeira Infância no município. As atividades ocorrerão por meio de trilhas formativas e contarão com a participação de representantes de diversas secretarias e conselhos. Apoiar os municípios nessa tarefa é um dos propósitos do projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Serão contemplados 15 municípios brasileiros de vários estados. Acesse aqui

>PORTARIA ATUALIZA PROCEDIMENTOS PARA ENTREGA VOLUNTÁRIA DE BEBÊS PARA ADOÇÃO. Entrega voluntária de bebê, dentro da lei, é direito da mulher que deve ser respeitado. Nesse contexto, considerando a necessidade de aplicação do art. 19-A, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nos procedimentos de entrega voluntária de mães que manifestem o desejo de entregar o (a) filho (a) em adoção, a 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco atualizou os procedimentos por meio da Portaria nº 02/2022, publicada na edição de terça-feira, 22, no Diário da Justiça Eletrônico (fls. 132 e 133). Com a atualização, entregue a criança para adoção pela genitora, será providenciado o encaminhamento do infante para o serviço de acolhimento institucional, para que, em audiência designada para os fins do art. 166 do ECA, ou por meio de vista do procedimento, a mãe se pronuncie em juízo. Na audiência, a genitora deve ser informada que, com a consequente extinção do seu poder familiar, a sua decisão, torna-se irreversível. Acesse aqui

>PATERNIDADE SOCIOAFETIVA: COMO FAZER O RECONHECIMENTO? O tema paternidade socioafetiva, apesar de ser uma realidade há vários anos, continua sendo objeto de discussão entre os juristas. O que, até hoje, traz bastante polêmica sobre o assunto. É bem possível que você conheça alguém que foi “criado” por um padrasto e o tenha como pai, conforme o caso hipotético que citei acima para ilustrar o nosso tema deste post. O reconhecimento da paternidade socioafetiva (ou filiação socioafetiva) existe quando é estabelecida uma relação de pai e filho. Isso mesmo sem um vínculo sanguíneo ou de adoção. Apesar de comum, o reconhecimento desta paternidade nem sempre foi facilitado. E precisava de um processo com uma sentença judicial para sua efetivação. Mas, a partir de 2017, tudo mudou. Clique aqui

>A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. A Educação Infantil, antes vivenciada em espaços físicos da escola, durante a crise sanitária migrou para as telas de computadores e smartphones, restringindo as possibilidades de experiências nessa fase tão importante da infância e trazendo um desafio para pais de crianças pequenas. A pedagoga e mestre em Psicologia, Cláudia Tricate, diretora do Colégio Magno/Mágico de Oz, em São Paulo, diz que a Educação Infantil é o momento da formação integral das crianças e que a escola representa um espaço fundamental para a construção de repertórios e de experiências. Leia mais aqui!

>GRUPO DA USP COMANDA ESTUDO INÉDITO SOBRE O DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA. O Projeto Germina realiza o acompanhamento de 500 bebês, a partir de três meses de vida, para investigar fatores que favorecem seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Os primeiros 1.000 dias são cruciais na vida infantil. É neste período que funções executivas e de linguagem da criança são estimuladas, o que terá um papel essencial para atingir o potencial de desenvolvimento e viver uma vida plena. Contudo, pesquisas apontam que mais de 250 milhões de crianças no mundo não alcançam este potencial devido à exposição a vários fatores de risco. Para identificar quais são os fatores de risco e também os que favorecem o bom desenvolvimento cognitivo e emocional, um grupo de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) criou o Projeto Germina, que irá monitorar 500 crianças, a partir dos três meses de vida, durante um período de três anos. Veja mais aqui

>SÃO LEOPOLDO PASSA A INTEGRAR O PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR. O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, assinou o decreto de criação do programa Primeira Infância Melhor (PIM) que tem como objetivo uma rede de apoio a crianças em situação de vulnerabilidade e suas famílias. O chefe do Executivo destacou a importância da transversalidade da política pública, que deve ser feita por todos os setores para atingir toda a população. Saiba mais aqui

>CRIANÇAS QUE MAIS PRECISAM DE CRECHES AINDA TÊM POUCO ACESSO. No Brasil, crianças que mais precisam de creche ainda têm pouco acesso ao serviço. É o que mostra estudo divulgado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV). Entre as famílias mais pobres, por exemplo, apenas 24,4% das crianças de até 3 anos de idade frequentam creches no país, ou seja, uma a cada quatro. Conheça mais sobre o projeto

>O PERIGO DAS TELAS ELETRÔNICAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA, ALERTA DA OMS. As telas dos aparelhos eletrônicos sempre foram companhia para as crianças. Com o tempo, a televisão foi dividindo seu encanto com os celulares, computadores e tablets, todos conectados pela internet. Mas a geração que cresce de olho nas telinhas se vê diante agora de novas questões. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a exposição a telas eletrônicas, por qualquer período, não é recomendada para crianças menores de dois anos. A exposição prolongada pode acarretar problemas que dizem respeito aos olhos, comportamento, aprendizado e sociabilidade. Acesse aqui

>DEFENSORIA PÚBLICA ATENDE MAIS DE 400 PESSOAS EM MUTIRÃO PARA RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE EM MANAUS. A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesse sábado (12), um mutirão voltado para o reconhecimento de paternidade em Manaus. Segundo o órgão, foram realizados mais de 400 atendimentos em todo o estado. Segundo a DPE, o índice de crianças 'sem pai' cresceu pelo quarto ano consecutivo, o que despertou a atenção do órgão. Quase 100 mil crianças nascidas em 2021 não têm a paternidade registrada, de acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Confira aqui

Agenda







This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*