Observatório da Primeira Infância: obesidade infantil, prevenção de acidentes na primeira infância e orçamento Primeira Infância
A Rede Nacional Primeira Infância lança uma série de três animações para web que abordam cada um dos temas do Observatório da Primeira Infância: obesidade infantil, prevenção de acidentes na primeira infância e orçamento Primeira Infância. As animações são voltadas às famílias, profissionais que atuam com as crianças, defensores de direitos, e demais interessados – e podem ser assistidos junto com as crianças. Os vídeos estão disponíveis gratuitamente no canal da Rede Nacional Primeira Infância no Youtube.
Os acidentes na primeira infância são um grave problema de saúde pública, e 90% dos casos dos acidentes domésticos podem ser evitados. No vídeo, são apresentados os tipos de acidentes mais comuns e os cuidados recomendados aos adultos durante a troca de fraldas, o momento do banho, na cozinha, no berço, nas janelas, ao atravessar a rua e nos parquinhos.
Quase 10% das crianças na América Latina estão obesas, e a obesidade infantil é uma doença grave, que pode levar a graves consequências. O vídeo apresenta as principais causas e os riscos à saúde, e dicas para prevenir e tratar essa doença, desde o pré-natal adequado, passando pelo incentivo à amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida e amamentação complementada até pelo menos os dois anos de idade, o uso controlado e videogames e eletrônicos, fazer as refeições à mesa e consumir alimentos naturais, e praticar exercícios físicos regulares e brincar ao ar livre.
O terceiro vídeo tem o objetivo de informar a população sobre o orçamento investido em políticas para a infância, e a importância de que haja transparência por parte do Estado na divulgação desses dados. No Brasil, estima-se que o número de crianças na primeira infância (até os seis anos de idade) seja de de 20 milhões, o que representa quase 10% da população brasileira, e os recursos usados para melhorar a vida das crianças precisa estar mais visível no planejamento e execução dos orçamentos públicos. O vídeo introduz de forma breve o conceito de orçamento público, políticas públicas e monitoramento, e reforça a importância de se investir na primeira infância.
A realização dos vídeos do Observatório da Primeira Infância é fruto da parceria entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância / CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular.